Na bênção do pastor
No último final de semana, o pastor chefe da igreja Embaixada na Dubai Maravilha reuniu quase todos os políticos com mandato na sua igreja para uma bênção coletiva. Michael Aboud, apontado também como mentor do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), reuniu, além do alcaide, grande parte dos vereadores da base e alguns oposicionistas. A ideia era abençoar os políticos da city da praia alagada, digo, alargada.
Reza braba
No palco, além da pá de políticos, alguns secretários municipais. Da oposição, a vereadora Juliana Pavan (PSDB) e o vereador Lucas Gotardo (Novo) também receberam as graças do pastor chefe da church. Foi força de bênção pra tirar o carma, salvar dos pecados para que o governo vá de vento em popa. O difícil é atender o governo que quer fazer o sucessor e a oposição que quer chegar lá... Deus é um só né.
Sem a bença
Houve ausências sentidas. No campo do governo, os vereadores Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania) e o menino milk Victor Forte (PL). Ainda na oposição, a galerinha de esquerda, como os vereadores Eduardo Zanatta (PT), Patrick Machado e Samir Dawud (do PDT) também não compareceram.
Faltou o CH
Ausência mais que notada na noite de bênção das otoridades da city foi a do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo e talvez candidato a prefeito, o sapatinho Carlos Humberto (PL), que ou não foi convidado ou ignorou o pedido do pastor para receber aquela unção ao vivo e em cores.
No mesmo quadrado
Os linguarudos de plantão lascam que não é recomendável colocar o prefeito Fabrício Oliveira e o deputado Carlos Humberto no mesmo ambiente e que talvez seja esse o motivo da ausência sentida. Arreda, raça de pecadores, vocês não serão abençoados! Infelizes!
Esperneando
O povão endoidou e teve comentário pra todo tipo de gosto e opinião, desde aqueles que disseram ‘aleluia’ até os mais extremos. Tem aqueles que amaram e outros achando horrível e nada recomendável a mistura, digo, o encontro político-religioso. Um dos mais afoitos foi o homem pássaro, o ex-prefeito Edson Periquito (não sei o partido).
Pirica espinafrou
O Pirica, no seu jeitão sincero de ser e sem medo de comprar briga com quem se intitula representante do Altíssimo no metro quadrado mais caro do país, foi no perfil de todos os vereadores presentes, incluindo os do mandabrasa, espinafrando o encontro com o líder religioso, que dizem que dá as cartas na city. Te cuida, Piriquito, vão tirar o teu nome lá de riba, no céu!
Bola fora
Ainda nas redes sociais, a secretária-adjunta de Comunicação do governo Jorginho Mello, a jornalista de Itajaí Renata Furlanetto, fez um vídeo desabafo sobre a atuação dos meninos e meninas alegres da imprensa perante as cheias. Oi?
Se diverte...
A bela jornalista Renatinha lascou que nos grupos todo mundo quer ser entendido de enchente, falando besteiras, ela disse ainda que se divertia com a rapeize nos grupos de zapzap falando sobre as cheias, principalmente os críticos ao seu governador.
Técnicos
Mais adiante, a jornalista falou que o que importa mesmo é só a conversa dos técnicos da Defesa Civil do estado, estes sim que entendem de barragem e nível de rio, e que cada um deve estar dentro do seu quadrado para opinar sobre as cheias. Ainda bem que a Renata disse o que os jornalistas tem que fazer né...
Ação negativa
A Renata se referia aos críticos na questão da abertura e fechamento de barragens no Alto Vale, que gerou, inclusive, uma ação negativa pro chefe dela, a de mandar a Polícia Militar pra cima dos indígenas em José Boiteux. Mas Renata não questionou, é claro, os arranhões (muitos) que o governador ganhou no epísódio. Ela tava mais preocupada em julgar os colegas (ex-colegas), pois hoje ela é (ou se acha) importante pacas.
Repercussão
Nas redes sociais, as falas da secretária-adjunta não foram bem recebidas pelos colegas (ex). Muitos disseram que a moça foi arrogante na fala, já que há jornalistas que, além de ouvir os técnicos, ouvem a comunidade e os políticos locais, e outros, colegas da secretária, cobrem enchente desde que o mundo é mundo. Ficou feio. Parece que a fofa tá com o rei na barriga só porque é próxima do atual rei.
Desconforto
Uma jornalista no Twitter chegou a dizer que Renata não tem que ser notícia, mas sim ser mais transparente nas ações da secretaria que coordena. O comentário, enfim, gerou desconforto nos altos do Palácio da Agronômica, lá na capital manezinha. Oh, dor!
Lembrando as origens
O deputado federal Jorge Goetten (PL) foi à Oktoberfest da galega Blumenau neste final de semana, mas não foi pra “fazer festa”, como ele mesmo citou. Goetten vestiu a camisa de trabalho e auxiliou na limpeza do evento. “Há anos faço isso e acharam que eu não ia mais fazer agora, como deputado federal. A gente tem que dar o exemplo”, se exibiu.
Agito
O corre-corre dos brizolistas pexêros está grande. De zóio na eleição no ano que vem, a tchurma tenta abocanhar o que pode, como a vaga da filha do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, no Conselho Tutelar.
Desespero
Mas o que tem chamado a atenção dentro do paço da Vila Operária é o desespero para fortalecer o PDT em 2024. Tudo isso porque, por ser um partido de esquerda, é praticamente impossível que os brizolistas se aliem ao Partido Liberal.
Liberais
Impulsionados pelo bolsonarismo cada vez mais latente na Santa & Bela Catarina, os liberais têm tudo para conquistar grande parte das vagas na piramidal casa do povo e, no mínimo, estar junto na composição da chapa majoritária vencedora.
Forçado
Como o manda-chuva dos brizolistas, o vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré, não é bobo, segue firme no propósito de fortalecer o PDT. O problema é que ele se apoia na máxima de que “os fins justificam os meios” e não é bem por aí.
Crentes
Sodré tem tentado se aliar a evangélicos. A cambada de bocudos lasca, inclusive, que ele tá todo amigo do vereador Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), fazendo reuniões e tentando ajudar a excelência excelentíssima em demandas com o executivo.
Controvérsia
No mínimo, para quem entende do riscado é estranho, já que o Sancho Pança é inimigo declarado do governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). E não para por aí. Sodré tenta trazer pro PDT até pseudopastor.
Não fecha
Tudo com a convicção de que assim irá agradar o eleitor evangélico. Uma conta que simplesmente não fecha porque nem o PDT terá abertura com esse público, nem os evangélicos vão emplacar entre os eleitores do PDT, alardeiam os teóricos do caos. Eitcha!
Só se...
O secretário de Educação da Dubai Maravilha, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), voltou a comentar em entrevista, nesta segunda-feira, que é candidato a uma vaga na majoritária e que só retira o seu nome e empresta o seu apoio com duas condições, que alguém do partido esteja melhor colocado que ele nas pesquisas e que o sujeito seja comprometido com a cidade.
Ecoou
O canto do Quero-Quero já ecoou pelos bastidores do poder e esse enfrentamento do coordenador regional do MDBR, Movimento Democrático Brasileiro Rachado, Marcelo Achutti, e do presidente municipal do manda-brasa, Nilson Vampiro Probst, tem tudo para respingar no governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).
Respingando
Na verdade, já está respingando, haja vista que Nilson apoiou candidato eleito ao Conselho Tutelar que não era o indicado pelo governo e na semana passada articulou emenda, junto à oposição, para que não fosse paga a mobília do centro escolar infantil dos Pioneiros no valor de R$ 1,5 mi.
Saco cheio
O dublê de vampiro italiano, Nilson Probst, é governo quando lhe convém e nos bastidores também é oposição. Tem emedebista que anda fulo, assim como partícipes do governo que lascam que o Nilson tem que decidir logo, e o prefeito tá ficando de saco cheio com essa neutralidade, digo, pessoalidade.
União faz encontro
O União Brasil da mariscolândia realizou no final de semana seu primeiro encontro, que contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas. Segundo os organizadores, o objetivo foi unir lideranças políticas e comunidade com o intuito de promover debates sobre o futuro de Penha.
Lideranças
Entre as lideranças políticas presentes estavam, o presidente do União Brasil de Penha e vereador Mario Marquett, o prefeito Aquiles da Costa (MDB), o presidente da câmara, Adriano Tibeco (PSDB), além de uma gama de outros partidos e seus representantes.
Pré-candidato a prefeito
O presidente da sigla, Mário Marquett, destacou a importância da união das lideranças políticas junto à comunidade visando o futuro da cidade e em seu discurso ainda afirmou que é pré-candidato a prefeito pelo União Brasil nas eleições de 2024.
Diálogo
O secretário de Desenvolvimento Econômico e organizador do evento, Tiago Moser, destacou que a união de todos sempre deve ser em prol das pessoas e que o evento do partido é um marco e que o diálogo deve sempre prevalecer.
Quer explicações
O deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) diz que o prefeito de Bombinhas, Paulinho Bagual, ops, Dalago (Podemos), precisa explicar onde colocou os R$ 150 milhões arrecadados com a Taxa de Permanência e Agonia, ops, Taxa de Preservação Ambiental (TPA).
Sempre a mesma...
O parlamentar bocudo lasca ainda que o prefeito Paulinho, além de explicar onde aplicou os recursos, precisa dizer porque 59% desse valor foi pra empresa que administra a TPA, e o saldo pra limpeza de rua. Ainda, segundo Naatz, é sempre a mesma empresa que ganha a licitação.