Era previsto
Faz um mês que este pançudinho vinha avisando sobre a crise familiar no seio de uma das grandes construtoras do país estabelecida na região. A treta tinha tudo pra ser resolvida na dona Justa e, no fim de tarde da véspera do feriadão o judiciário determinou o afastamento do atual administrador do negócio!
Subiu pra cabeça
A origem de todo problema foi o poder e o dinheiro que subiram pra cachola de um dos filhos do fundador da marca. Após ser investido na administração dos negócios, começaram os negócios escusos e uma divisão familiar que deve deixar marcas profundas na empresa e na família. Triste viu, mas agora está tudo na mão da justiça.
Primeira mão
A decisão de afastamento do administrador, que corre em segredo de justiça, foi dada em primeira mão pelo DIARINHO. O rolo já vinha estampando reportagens em veículos de repercussão nacional, mas a tchurma atenta da redação do jornal mais lido do sul do mundo, deu o furo de reportagem. Os dotores de lado a lado se fizeram de desentendidos ao serem ouvidos pelo DIARINHO.
Uma pena
Quando se torce pro quanto pior melhor, numa situação como essa, é preciso lembrar que a construtora emprega muitos pais de famílias, que dependem da robustez do negócio pra colocarem comida na mesa. Isso sem contar nos inúmeros imóveis comprados e atrasados na entrega. É uma pena, mas são cenas da vida real.
Luz de esperança
No fim, a decisão, pode representar uma luz de esperança para a recuperação da credibilidade do negócio. A nomeação de um administrador profissional, técnico e isento parece a única solução pra dar fim na brigaçada dos sócios parentes. Que vençam os empregos, a segurança jurídica e a solidez da marca!
Pegou fogo
O caldo ferveu na sessão da última quarta-feira, véspera de feriado do dia das crianças. Há quem diga que chegou a pegar fogo no parquinho, ou melhor, na base do governo na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, ao rejeitarem a emenda que previa cerca de um milhão e meio de reais para compra da mobília do novo núcleo escolar infantil, NEI dos Pioneiros.
Namoro ou amizade?
Tudo certo até aí, se o articulador da emenda não fosse o vereador que se diz da base, Nilson Probst ((MDB), que ainda falou em alto bom tom, “este projeto é da época do prefeito Piriquito”, deixando o prefeito pop star Fabrício de Oliveira (PL), ainda mais em dúvida se é namoro ou amizade... Digo, se é da base ou da oposição?
Não entendo!
Até a Nena Amorim (MDB) falou na tribuna do legislativo da Dubai, que teria recebido ligação do secretário de Educação, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), questionando se a vereadora tinha ouvido um programa na rádio Menina, onde o secretário mencionava que o projeto já estava na câmara há mais dois meses e que não entendia porque da demora para colocarem em votação.
Fogo amigo?
A vereadora falou que se comprometeu (foi cobrada), para fazer o esclarecimento em público, e disse que não ouviu a entrevista e que se tiver algo pra falar vai dizer pessoalmente. Enquanto o MDB arde em brasa, não tem quem controle o fogo no parquinho, digo, no governo, bem no dia das Crianças. É fogo amigo que chama?
Solidariedade
Bacana a prefa da Dubai brasileira se solidarizar com os municípios que estão tendo que enfrentar as consequências da chuvarada que se abateu sobre a Santa & Bela Catarina. O prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), esteve pessoalmente esta semana em Itajaí, trazendo ajuda em forma de colchões e outros materiais para abrigos e se solidarizando com a cidade vizinha.
Taió
Também para ajudar a sofrida Taió, que enfrenta a maior cheia de sua história, a Dubai brasileira está enviando donativos e ajudando com materiais de limpeza, cestas básicas, água potável, entre outros itens de extrema necessidade. Parabéns!
Gesto
Importante esses gestos porque vem de uma cidade que se transformou numa das vitrines mais admiradas do Brasil, e essa mensagem de solidariedade ganha, por conta disso, um vulto expressivo e necessário para que mais solidariedade venha por aí.
De saco pra mala
A Emasa de Balneário Camboriú iniciou nesta semana o inventário florestal para licenciar área para construção dos novos tanques de concreto, que vão modernizar a estação de tratamento de esgoto da Dubai brasileira (ETE).
Número um
A Dubai brasileira é o munícipio da Santa & Bela Catarina, número um em rede de esgoto, com quase 100% da cidade coberta, Balneário Camboriú moderniza também o tratamento com grandes investimentos que preparam a cidade para o futuro.
Grandes obras
Os novos tanques da ETE terão capacidade de tratamento de 1,2 mil litros de esgoto por segundo. Um novo decantador está sendo terminado na estação, e a Emasa se prepara para pôr em operação até o final do ano a lagoa de aeração
Se preparando
A lagoa de aeração deu aquela merdança, digo, problema no ano passado e está sendo reparada. Um comitê formado por representantes de entidades e corpo técnico bizolha, digo, acompanha o trabalho executado na ETE para a temporada que vem por aí.
Boca pesada
Repercutiu nos bastidores políticos e jurídicos da Assembleia Legislativa, durante a semana, a forma pesada e, de certa forma, injuriosa, como o prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (Podemos), de Bombinhas, se referiu à promotoria pública.
Foi pra cima
O prefeito Paulinho foi pra cima dos promotores, Fabiano Medeiros, que junto com a colega do Ministério Público da comarca de Porto Belo, Lenice Born da Silva emitiram recomendação para que a prefa da capital do Mergulho e da Taxa de Agonia e Paciência, ops, Taxa de Preservação Ambiental, deixe de cobrar essa famigerada taxa a partir desta temporada de verão.
Desrespeitoso
Paulinho, em resposta, via matéria do DIARINHO, ao considerar, na sua opinião, que a matéria jurídica já estaria consolidada nos tribunais, afirmou que “o Ministério Público quer mídias, quer holofotes. Ele deve ser candidato a alguma coisa no ano que vem”.
Defesa dos Direitos
Os bagrões da área consideraram a fala no mínimo desrespeitosa atingindo de forma geral a instituição do Ministério Público catarinense como um todo em suas prerrogativas de defesa dos direitos coletivos e difusos da população.
Constituição estadual
Até porque, estão amparados em uma nova legislação constitucional estadual aprovada e promulgada desde 2020 e que tem peso jurídico maior do que a legislação municipal, revogando-a de forma tácita e automática.
Determinação elogiada
O autor da Proposta de Emenda Constitucional – a chamada PEC dos Pedágios Urbanos, que mudou a Constituição Estadual proibindo esse tipo de taxa, o também bocudo e intisicado deputado Ivan Naatz, por sua vez, elogiou e destacou o MP.
Não aguenta
O intisicado Naatz elogiou a determinação do Ministério Catarinense em elucidar essa questão, que na sua visão, além de jurídica, é de bom senso e de proteção ao bolso do consumidor que já não aguenta mais tanta taxa e cobrança.
Desvio de finalidade
Para o deputado liberal e atual líder do governo na leleia, além de ter agora sua constitucionalidade contestada pela nova lei estadual, a TPA de Bombinhas não estaria cumprindo a sua finalidade básica de origem que é o investimento da sua arrecadação em projetos e ações ambientais no município e não em serviços de limpeza, que já tem outras fontes de custeio local.
Empresa amigas...
Ao contrário, aponta Naatz, bem mais da metade do dindim arrecadado (e que foram alguns bons milhões desde que foi criada em 2013, vai para o custo operacional do sistema, feito por empresas “amigas “da prefa. Ui!
Prejú ao erário
O fato é que entre as recomendações emitidas pelo MP, está ainda a consideração e observação ao prefeito de “que a continuidade das cobranças por parte do município de Bombinhas acarretará manifesto prejuízo ao erário público, haja vista que os valores indevidamente cobrados serão objeto de pedido de restituição”.
Processo no lombo?
Ou seja, lá na frente, pode sobrar para o Paulinho e sua troupe, digo equipe, ainda ter que devolver dinheiro ao povão, sem prejuízo ainda de levar no lombo uma Ação Civil Pública por improbidade e prevaricação. A conferir!