Oh, coitado!
O galego Rubens Angioletti (PL) se aproveitou da audiência que fazia tempo que não tinha, cobrindo o apocalipse, ops, as cheias na city pexêra, e meteu um desabafo dizendo que tá sofrendo muito nos bastidores políticos pelo seu jeito “puro, limpo e cristalino” de fazer política. A meia verdade que o Anjoletti, ops, Angioletti, não conta é que os que lhe fazem sofrer isolado são os que ele quer que o apoiem!
Casamento forçado
O problema do galego é que casamento forçado tá fora de moda, mas o bom e velho hábito de conquistar apoios e confiança nunca saiu da moda. Por ser altamente egocêntrico e não aceitar opiniões nem partilhar decisões é que o galego anda isolado nos bastidores políticos e a saída é falar mal daqueles que ele ainda implora apoio nos bastidores. Sem esses apoios, a candidatura não decola.
Cair atirando
Como já percebeu que seu nome não consta mais na bolsa de apostas nem no plano de várias siglas da city, o galego vai pra estratégia suicida de falar mal do sistema, dizer que tá todo mundo corrompido.
Não estão dando bola
Além de corrompidos, estariam articulando contra a sua santa vontade de ser candidato. O problema é que não se vê ninguém falando mal do galego nem queimando suas pretensões, pelo contrário, ninguém tá nem dando bola pra sua vontade.
Ameaçado?
No fim do desabafo Rubens deixa no ar pro telespectador leigo que pode estar sendo até ameaçado de morte por esses que lhe negam apoio. Óia, pra mim não passa de uma forma de chamar a atenção, até porque os que hoje se colocam pré-candidatos andam do lado de Rubens e até onde se sabe são da paz e amor. Muito drama mexicano e pouca construção de alianças que a city precisa.
Cuidar de minha vida
Os maldosos apontam que a frase do galego “devo cuidar de minha vida” na verdade não seria uma referência a possíveis ameaças de morte, mas uma reflexão dele com ele mesmo de que depende muito do salário de vereador pra viver e é melhor sossegar e engolir uma nova candidatura à piramidal, já que tem muito a perder se insistir na empreitada de concorrer ao paço da vila Operária, já que está pra lá de isolado.
Impopular
Nos bastidores dos meninos e meninas alegres da imprensa da região, o nome do diretor importado de imprensa da Dubai Brasileira, Rafael da Luz, é mal visto. Rafael, que assumiu o posto há pouco mais de dois meses, até agora não procurou ou se apresentou para grande parte dos jornalistas e nem aos donos de veículos.
Piora
Desde que assumiu, a imprensa local tem encontrado ainda mais dificuldades de conseguir informações da prefa de Balneário Camboriú. As informações chegam tarde e mal escritas, aparentando ser trabalho de péssimos estagiários. Já Rafael, quando atende algum colega, deixa no vácuo, em seguida. Para conseguir algo na prefa dos altos da Dinamarca só apelando para o papa.
Redes sociais
As redes sociais estão mal cuidadas ou abandonadas. A tchurma reclama da pobreza das postagens e das piadinhas sem graça geradas pela equipe comandada pelo assessor estrangeiro. Desde que Rafael chegou, a prefa também anda com a licitação para agência de publicidade trancada e a Maravilha não consegue anunciar com ninguém.
Foco no prefeito
Aliás, há quem diga que, para saber novidades da prefeitura, é necessário seguir ou pegar as redes sociais do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL). Com alto tom de pessoalidade, apenas nas redes particulares do alcaide que as coisas são divulgadas. O próprio prefeito como apresentador da “boa nova”.
Pessoalidade
Segundo línguas afloradas do paço municipal, quase todo staff da comunicação do prefeito trabalha só para abastecer as redes dele. As redes do município ficam em segundo plano. Um abobrão da imprensa acredita que Fabrício tem se achado muito nos últimos tempos e só falando em entrevistas pré-combinadas. Há quem diga que vai levar o caso pro Ministério Público. Oh dor!
Poderosa na Zoropa
A advogada e pastora, em nome de Jesus, Paula Bernardo, toda-poderosa assessora especial do gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), simandou de Itajaí no meio de todo esse perrengue das chuvas pra levar a palavra do Senhor à Zoropa. Aleluia!
Não tá de férias
Paula, que já teria feito vários vídeos em suas redes sociais mostrando os lugares que passou, como Alemanha e Inglaterra, inclusive até chorando de tanta emoção, não estaria de férias e nem teria pedido desconto dos dias que tá batendo perna, em nome de Deus, pelo velho continente. Ai, ai, ai, que dor!
Vereadores de olho
A mulher, que coleciona inimizades pela prefa, por ter um perfil autoritário e difícil de lidar, já estaria na mira de vereadores, que teriam recebido denúncia da fugidinha da pastora pra passear, ops, pregar na Europa, sem ter o salário pago com dinheiro público descontado. A coisa promete feder!
Possível candidata
O fato pode até ferrar com uma possível candidatura da pastora. A galera que bizolhou a fugidinha da mulher jura que ela tem uma renca de indicações de cargos dentro do governo, mais do que os próprios vereadores da base. Tudo isso, lascam, pra bancar a candidatura de Paula pra vereadora nas próximas eleições, em nome de Jesus. Vamos ver se isso vai se concretizar.
Não entendem
O que ninguém entende até agora é por qual motivo a assessora especial tem tanto poder e influência no gabinete e com o prefeito Volnei, sendo que ela e sua família vieram de fora e, conforme a turma de bocudos, costumam pular de galho em galho assim que a fonte seca. Só o tempo dirá!
Complicou pro Aquiles!?
O prefeito da Penha, Aquiles da Costa, tá com dificuldade pra emplacar um nome do MDB à sucessão dele na eleição de 2024. Dizem as más línguas que o perfil centralizador e controlador do Aquiles deixou muita gente apagada no governo nesses sete anos de mandato. Tão chamando o alcaide da mariscolândia de “se achão”. Arreda raça de bocudos, seus infelizes!
MDB e PL na Penha
O caminho natural do governo da Mariscolância deve ser apoiar o candidato do PL a prefeito, já que a única missão de vida do Aquiles seria impedir a volta do ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) para a cadeira mais estofada e aconchegante da Terra do Marisco.
Candidatos de lá
A turma do PL garante que tem pelo menos três pré-candidatos na mão: o vereador Italiano Dal Posso, o ex-vice-prefeito de Aquiles, Lindomar Schulle, e o ex-vereador e hoje empresário do pão, Isac da Costa.
Costurando
Além desses três, o PL tá costurando mais duas filiações de peso: Luizinho Américo (ex-vereador e assessor do deputado Ivan Naatz) e a atual vice-prefeita Maria Juraci Alexandrino, que tá brigada com o prefeito Aquiles.
Se fosse pra escolher...
...Aquiles prefere o Lindomar. Essa seria a saída pro MDB, em peso, apoiar a candidatura do PL em 2024. Além do PL e do MDB, a frente ampla pela prefa teria o apoio do PSD, PP, Podemos e União Brasil. A conta parece boa, mas resta saber se ela vai fechar.
Pediu dindim!
E a história do vereador da região que bateu um fio pra uma conhecida figura política da região em prol de uma candidatura ao Conselho Tutelar. Só que, em vez de pedir voto, pedinchou dinheiro pra campanha... O resultado é que não rolou o voto e nem dinheiro...
Caixonas de metal
O Eduardo Nery, que é diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), afirmou que o edital de arrendamento do terminal de contêineres de Itajaí tem como prerrogativa que o proponente do arrendamento demonstre a capacidade pra realizar a movimentação das caixonas de metal que está prevista na proposta.
Desclassificada
Há poucos dias, a MMS Empreendimentos Ltda foi desclassificada pela comissão de licitação da Antaq. A MMS fez a maior oferta de movimentação mensal de contêineres pelos dois anos de contrato. A empresa não demonstrou que teria como cumprir a movimentação de que se comprometeu, de 66 mil contêineres/mês.
Lá atrás
A maior movimentação do Porto de Itajaí foi de 64 mil caixonas de metal em um mês, no ano de 2006. E a MMS não conseguiu demonstrar que a proposta apresentada poderia ser cumprida.
Pode estar fora
O chefão da Antaq, o Nery, afirma que em alto e bom tom que o edital deixa claro que existe a necessidade dessa movimentação e esse é o critério como definição do vencedor do certame licitatório. Ou seja, se não demonstrar tá fora.
Não tem experiência
A segunda colocada é a Mada Asset Management Ltda, que também não tem experiência e se propôs a movimentar cerca de 44 mil contêineres. Nery garante que o critério é o mesmo que foi usado com a MMS.
Portonave
Espero que a Mada tenha e demonstre capacidade, afinal, não dá pra ficar nessa lenga lenga e porto parado sem gerar divisas e com um custo astronômico. Acho que, no final das contas, vai cair pra terceira colocada, que é a Portonave. Daí, a coisa vai andar e funcionar, porque do lado de lá do rio já demonstraram que tem capacidade, e de montão.
Onde estarão?
Leitores assíduos deste espaço perguntam por onde andaria o casal, o presidente do Sebrae, Décio Lima (PT) e sua esposa, a glamorosa deputada federal Ana Paula Lima (PT), que sumiram na tragédia na Santa & Assolada Catarina. Será que ficaram ilhados na enchente ou estão incomunicáveis devido as cheias? Depois o pessoal estranha que Santa Catarina tem ojeriza ao PT.
Politicagem
O Pai Atanásio, bocudo que só ele, disse que presidente Lula é presidente de todos os brasileiros e não pode continuar governando o país com raiva, e isso vale também para o governador Jorginho Mello (PL). É preciso separar as coisas e todos nos unirmos.