Saudades do Célio
Depois da licitação dos kits de robóticas, nos moldes daquele escabroso caso denunciado em rede nacional pela vênus platinada e da falta de apresentação de contas ao TCE da Santa & Bela, com aumento de cargos e salários sem concursos públicos, o escândalo do namorado do secretário de Saúde mostra que a entidade é mesmo um paraíso pra rolos com dinheiro do povão. Ai que saudades do Célio!
Politicagem
Óia que na época do Célio muita gente já reclamava da politicagem na associação dos municípios, mas a coisa anda pra lá de nebulosa depois que resolveram colocar o ex-prefeito de Balneário Barra do Sul, o Ademar Borges (MDB), no lugar do ex-secretário executivo. Ademar teria sido uma exigência do prefeito de Penha Aquiles da Costa (MDB), justamente a cidade do namorado do secretário favorecido.
Só o DIARINHO?
Todos esses rolos foram denunciados e estampados em matérias do nosso DIARINHO. Se bobear, o trabalho da equipe do jornal na fiscalização da Amfri é melhor que a dos vereadores das 11 cidades da região.
Calados!
Problema é que a imprensa noticia, mas a fiscalização de verdade compete às amadas excelências excelentíssimas, que andam quietinhas, fazendo cara de paisagem. Será que muitos usam os favores da Amfri e tem medo de se posicionar? Saudades do irriquieto Luiz Carlos Pissetti que foi pra cima, mas seus pares se calaram, igualzinho, hoje. Parece cíclico.
Dólares do Banco Mundial
Do jeito que a coisa anda, fica complicada a aprovação de empréstimos pelas cidades da região para o tal projeto de mobilidade regional. Se na surdina a entidade comete um monte de burradas com os reais das prefas da região, imagina com os dólares do Banco Mundial. Sem contar que essa história de faz-me-rir pra projeto, sem dinheiro pra execução da obra, acontece há trocentos anos.
Sem túnel
É isso mesmo, o tal projeto, grandioso pra mobilidade regional, estaria sendo vendido como uma solução para os gargalos do trânsito da região, mas quem for bispar os estudos, acaba se decepcionando e muito.
Só pra projetos
Isso, quando se descobre que quase 8 milhões de dólares, ou 40 milhões de reais, vão servir apenas para as empresas de projetos, sem garantir a execução do propagado túnel. Do jeito que está, Pai Atanásio reencarna trocentas vezes e o túnel não sai.
Aterrorizando
Não é de hoje que fontes desse pançudinho garantem que mesmo em licença do mandato para rodízio partidário, o vereador Fábio Negão (PL) continua aterrorizando seus assessores e indicados no governo para praticarem rachadinha, ops, contribuírem com parte gorda de seus salários para o bolso dele, ops, para ações em prol dos mais necessitados. Medo da justiça não estaria no dicionário do parlamentar.
Deu em nada?
Depois que o Gaeco bateu no gabinete do edil na piramidal e nenhum coleguinha do Fábio sequer cogitou bispar de perto as ações do vereador, parece que as investigações não deram em nada e nunca mais ninguém falou no assunto. Ninguém sabe se a dona Justa anda fuçando ainda, ou se o assunto morreu na casca. No fim, essa falta de informação dá margem pro vereador continuar o achaque!
PL silenciou
E o partido do edil, o PL, que tem dois pré-candidatos a prefeito em Itajaí, o governador do estado prega a moral e os bons costumes conservadores, segundo os linguarudos, estaria ciente dos mandos e desmandos do vereador, que não esconde de ninguém que mete a mão em parte dos salários de seus indicados, mas permanece em silêncio, como se fosse bonita e maravilhosa a atitude.
No fiofó do pobre
Do jeito que a coisa anda, sem notícias da dona Justa, com os vereadores passando a mão na cabeça do Fábio Negão e o PL sendo tão corporativista quanto os colegas de piramidal, capaz de cabeças rolarem e, se bobear, sobrar pra quem denunciou ou não compactuou com a rachadinha. O véio Dalmo bem que dizia que o pau resvala no lombo do rico e acaba mesmo é se alojando no fiofó do pobre.
Hospital Marieta
O Hospital Marieta está precisando da ajuda do povo de toda a região - para conseguir maioria de votos e conquistar uma emenda parlamentar de aproximadamente R$ 400.000,00 para reestruturação do centro cirúrgico.
Mexa os dedos
Como ajudar? Como estão concorrendo diversos projetos de vários municípios catarinenses, é preciso que o pessoal mexa os dedos e vote lá no site do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo). A votação vai até 2 de outubro e pode votar apenas uma vez por CPF.
Escolha o Marieta!
Não acho que uma questão importante, deve ser concretizada através de uma votação online, mas, no intuito de ajudar o Marieta, o link de votação é: https://www.matheuscadorin.com.br/vocedecide Escolha o projeto do Hospital Marieta e vote.
Defendeu
O deputado federal Jorge Goetten (PL) defendeu a aprovação do projeto de recomposição do ICMS dos combustíveis na Câmara Federal. A medida pode trazer mais de 1 bilhão de reais pra Santa & Bela Catarina até 2025.
Municipalista
“Na campanha eu sempre falava que seria um deputado municipalista. Todos sabemos que o nosso Estado é um dos que mais arrecada, mas que menos recebe de volta do Governo Federal. Então trata-se de fazer justiça com nossos municípios, de cuidar dos catarinenses”, afirmou Goetten.
Valores perdidos
O texto recompõe os valores perdidos principalmente com as medidas que reduziram o ICMS dos combustíveis, especialmente na pandemia. Uma parte será repassada diretamente aos municípios, por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Só sete
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Goetten afirmou: “sou oposição do Governo, mas não ao Brasil”. Dos nossos 16 amados representantes catarinenses, lá em Brasília, apenas sete votaram favoráveis ao projeto.
Educação
Na edição deste segunda-feira do jornal mais lido do sul do mundo, tem encartado o caderno Educação que o leitor, também, pode bizolhar no site, DIARINHO.net
De tudo um pouco
No lançamento da candidatura do ex-tudo, coronel, ops, Leonel Pavan, em Camboriú, teve um pouco de tudo, até presença do deputado estadual televisivo, Mario Motta (PSD), que tem aproveitado a fatia do eleitorado local e virou arroz de festa na Dubai brasileira.
Não deram as caras
Foi sentida a falta dos vereadores da Maravilha do Atlântico do próprio partido do Pavan, dizem que nem a filha Juliana foi avistada, digo, vista e único vereador que marcou presença teria sido o brizolista Patrick Machado. Pai Atanásio comentou que Leonel tem a mesma garra, mas não tem o mesmo grupo que o elegeu prefeito de Balneário Camboriú. Eitcha, veio futriqueiro esse Atanásio!
Pinto no lixo
Pavan todo posudo disse que não está velho, estava se sentindo um pinto no lixo. Deu umas bolas foras, sisquecendo que era filiação num partido de Camboriú, ao comentar: agradeço as pessoas que vieram e que poderiam estar na festa Farroupilha (de BC).
O ex-tudo falou como pré-candidato e que não é estrangeiro, pois é empresário em Camboriú, gerando empregos, só não informou se vai continuar morando na avenida Atlântica, na frente da praia em BC, ou vai sentir os problemas na carne se mudando pra capital da pedrada.
Memória zero
Pavan comentou que a cidade-mãe tem as mesmas três entradas desde que foi fundada, e que junto com a Juliana Pavan (sua filha) em Balneário Camboriú, vai mudar essa realidade. Sisqueceu de dizer que, como ex-tudo nunca fez pra alterar a situação. Nem prefeito, deputado e até ex-governador.
Ego nas alturas
Durante o evento, por várias vezes, Pavan sugeriu ele como futuro prefeito de Camboriú e sua filha em Balneário. É triste saber que Camboriú se sujeita a essa dinastia na política. Não por demérito da família Pavan, mas pela incapacidade de formar novas lideranças.
Élcio culpado
O atual governo de Camboriú tem culpa. O prefeito Élcio Bisturi Kuhnen (MDB) é o maior responsável, pois com o ego nas alturas, não aceita que outro se destaque mais que ele. Pegou a barda de muito prefeito da região que tem medo de sombra e não deixa lideranças se formarem. Do jeito que vai, Élcio vai virar pó, quando seu governo acabar...
Oposição sem luz
Da lado da oposição, a mesma coisa. A oposição se sujeita a trazer um candidato que mora na cidade vizinha. A ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), bate palmas e está por trás dessa empreitada. Inclusive já se manifestou na rádio dizendo que Pavan é um presente pra Camboriú.
Luzia por trás
Cadê as lideranças de oposição? Cadê os vereadores que tanto almejaran ser prefeito? PL quer ser vice de Pavan? Os linguarudos, dzem que essa é a costura agora. É o grupo da Luzia tudo junto. E, tem até o ressuscitado, ex-vice Ramon Jacob (?) no meio.
Sem liderança
Na reunião dos que não somam ou não tem pra onde ir, até o nome do Altamir Montibeller foi citado na bendita, reunião...Estão todos batendo palmas e deixando o Pavan chegar. Quem vai ser corajoso e se mostrar como líder de verdade? Ah, não tem!
Abandonados
Pais e mães de atletas do Novo Basquete de Itajaí (NBI), tem penado com o que consideram descaso da Fundação de Esportes da prefa pexêra. Reclamam que nem a bolsa atleta de míseros 400 pilas, receberam este mês e que já foram realizadas trocentas reuniões até na piramidal casa do povo e nada de apoio ou resolverem. Uma lástima.
Acordem!
Os jovens de idade, entre 17 anos, foram defender o nome da cidade no esporte e no alojamento nem água tinha. Chegam nos locais de competição, muitos sem condições financeiras, sendo que os pais se viram nos 30 pra que esses jovens não desanimem e se percam. Dois jovens, segundo informações de familiares, teriam se machucado e precisaram ser internados em um hospital de Concórdia.
Mexeu com corações e mentes
Foi só este colunista falar sobre a participação jurássica de titãs da política Catarina e litorânea, que despertou algumas curiosidades entre uma possível conversa entre o deputado estadual, Antídio Lunelli lá das bandas da Jaraguá, com vereador dublê de vampiro italiano, Nilson Probst, sobre a possibilidade de Antidio disputar a eleição pra prefa da Dubai Maravilha.
Não conseguiu
A conversa num ambiente propício, cheio de dinossauros e aventureiros políticos, não poupou nem o fato de que Antidio não consegui no seu partido a indicação que tanto tentou para ser candidato do mandabrasa ao governo da Santa & Bela.
Analisar bem
Durante esse período não faltaram notícias na mídia e nos grupos de zap sobre assédio sexual e até violência doméstica. “Antes de domesticar, digo, lançar um nome para pré candidato, é preciso analisar bem o seu histórico e principalmente ver se candidato possui alguma identidade com o local”, disse um interlocutor plantonista da discórdia.
Carvão molhado
Por outro lado, ao expor um “estrangeiro” como possível candidato no partido, o presidente Nilson Vampiro Probst, demostra que o manda brasa tá mais fraco que carvão molhado pra ascender, ao conversar sobre essa possibilidade.
Dinovo!
É a segunda vez que aparece um nome de fora e, envolvendo o presidente do MDB, Nilson Probst. Será que alguém se alembra do ex-deputado Peninha, também, citado, digo, convidado pelo dublê de vampiro pra estar na disputa de 2024?