Rasante
O primeiro-ministro do prefeito barbudinho Volnei Morastoni e presidente do União Brasil, Jean Sestrem, deu um rasante na choupana para bater um papo corrido sobre a política pexêra e o trabalho do partido que preside.
Bebe quieto
Segundo o primeiro-ministro, o União Brasil da city tem trabalhado desde 2021 para participar como protagonista do que chamam de virada geracional, oferecendo ao povão pexêro uma candidatura experiente e inovadora. Segundo o primeiro-ministro, se necessário, o partido poderá inclusive disputar com chapa pura o próximo pleito.
Eis a questão
Sestrem afirma que o partido tem feito seu dever de casa, ocupando vários setores estratégicos da demanda municipal e entregando muitas soluções. Os quadros hoje que militam no União Brasil são de alto desempenho e competência tanto na gestão pública como na sociedade. “Estaremos prontos no momento certo para continuar ajudando e honrando Itajaí”, mandou o primeiro-ministro.
Tá rolando
Por mais que sejam discretos, muito se observam nos bastidores da política pexêra os movimentos do União Brasil. Buchichos de chapa pura crescem com uma dupla que começa a despontar, talvez para puxarem a tal chapa do partido.
Dupla dinâmica
Sestrem não abriu o jogo, mas, segundo perdigueiros da coluna, nas próximas semanas o União Brasil de Itajaí deve bater martelo e apresentar à city a chapa de pré-candidatos a prefeito e a vice com Márcio Dedé e o advogado e magistrado Dr. Pedro Walicoski de Carvalho, que já desfilam juntos pela cidade fazendo várias reuniões com diversos setores.
Agrega
Essa dupla soma popularidade e respeitabilidade social. Se isso se confirmar, seria sem sombra de dúvidas um plano interessante, inovador e ousado do União Brasil. Vamos aguardar.
Cruzou fronteiras
Ao visitar este socadinho escriba e anunciar o seu desejo de ser pré-candidata a prefeita de Navega Beach, a vereadora Lu Bittencourt (PL) provocou descontentamento e criou barreiras com os seus pares.
A regra é clara
Os linguarudos lascam que Lu Bittencourt não respeitou as regras do jogo, que ainda estavam sendo escritas dentro do partido, e assim rompeu as conexões com os demais. Os coscuvilheiros batem que o projeto pessoal da vereadora revelou o seu lado lúdico e individualista.
Figurinha repetida
Os linguarudos de plantão evocam sentimentos de nostalgia ao lembrar da trajetória da Lu Bittencourt em campanha ao lado do Bob Carlos (PSD). E, ao tentar se apropriar de uma posição tão disputada, a vereadora não só atraiu a ira dentro do seu partido, como também atraiu uma nova onda de detratores em toda a base do governo Liba Top, ops, Fronza (União Brasil).
A nostalgia poderosa
O apelo à nostalgia indica que o eleitor ainda guarda na memória preciosas cenas de campanhas na oposição ao Liba, de quem agora a vereadora Lu é “parça”. A política ama a traição, mas não perdoa.
Caixinha de surpresa
E isso também influencia a forma como a base que dá suporte ao prefeito Liba Top, ops, Fronza, vai se comportar daqui para frente. Muitos bisbilhoteiros enxergam que o Ademir Foguinho, surfista raiz, jovial e articulador político, vai precisar de muito esforço para reconstruir as pontes.
Acelerando a decisão
O desencanto com o posicionamento precipitado da vereadora, de acordo com os boquirrotos, fará com que o governo Liba, que vinha nadando de braçada na Câmara de Vereadores, volte a um estágio intermediário, a chamada preocupação paroquial, onde as abordagens deixam de ser triviais e qualquer projeto novo pode ter maior resistência.
A jornada
Comentam os futriqueiros que Rinaldo Araújo (PP), agora com um exótico penteado, presidente do PP Dengo-Dengo e com a bênção do senador Esperidião Amin, quer tornar o partido uma referência e olhar para frente. Na última visita que Rinaldo fez à choupana, estava todo sorridente ao lado do Liba. Isto indicaria uma tendência de pra onde irá pender o PP Navegantino no próximo pleito?
Tranqueira
Rinaldo quer ver o PP do outro lado da vala crescendo e com autonomia para compor a formação da chapa para a próxima eleição em Navega Beach. Mas, sabe o Rinaldo, que nesta época o Xerife Jonny Coelho assume a sua posição eleitoral. Em outras palavras, para a desejada autonomia o Rinaldo vai ter que pavimentar o caminho junto à velha guarda do partido.
Influência
Todavia, de acordo com os futriqueiros (arreda, raça de infelizes!), todos os partidos tradicionais do outro lado da vala terão dificuldade de gerar consenso em torno de alianças políticas e formação de chapa. Vale lembrar que os principais partidos estão rachados, com barreiras que vão ser difíceis de superar.
Werner e encapetado
O presidente do MDB pexêro, Wilson Rebello Júnior, o Rebelinho, teria pedido ao deputado federal e presidente do manda-brasa estadual, Carlos Chiodini, pra receber o presidente da piramidal casa do povo, Marcelo Werner (PSC, por enquanto), e o encapetado secretário de comunicação do legislativo, Fábio Rezes, o Fabinho. A dupla circulou e participou de várias reuniões na câmara federal.
2024
Interessante citar que o presidente do manda-brasa pexêro, o Rebelinho, tem conversado bastante com o Marcelo Werner e o encapetado Fabinho, que é presidente do Republicanos pexêro e tem braços e pernas em outras siglas. E o papo visa 2024. Hummmm...
Assédio de conselheiro?
Um suposto assédio que teria sido cometido por um conselheiro tutelar que é candidato à reeleição na city pexêra esquentou os bastidores da disputa em Itajaí. A vítima que fez um Boletim de Ocorrência alega que o conselheiro vivia o “chamegando” e, inclusive, o ‘tocou’, além de vir pra cima, com falas de contexto sexual. Um conselheiro assediar? Fim do mundo!
Contra as drogas
Deu o que falar na casa do povo da Dubai Brasileira o projeto do vereador e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), que voltou à pauta essa semana, que exige exame toxicológico dos cargos comissionados da prefa dos altos da Dinamarca e da casa do povo da praia alagada, digo, alargada.
Mato queimado
Dizem as más línguas que o projeto, protocolado em 2020, teve motivação devido a uma briga do filho do vereador com alguns cargos do governo do pop star Fabrício Oliveira (PL) que gostavam de mato queimado, digo, usar a verdinha (arreda, raça de linguarudos lazarentos!). Se aprovado o projeto, essa galera do rei do rock seria exonerada.
Vistas
O projeto teve um pedido de vistas do vereador Patrick Machado (PDT), mas muitos edis já se declararam a favor do projeto. Os “amigos do Proerd” sisqueceram de perguntar se os seus assessores estão em dia com o toxicológico antes de se declararem a favor ou contra ao projeto. Oh, dor!
Conselho Tutelar
Comentei na última coluna sobre o imbróglio na eleição do Conselho Tutelar da Maravilha do Atlântico, mas alguns linguarudos de plantão vieram me questionar algumas situações. Tá todo mundo enrolado, uma vergonha sem dó.
Oremos!
Que além do irmão Dinho de Oliveira, Lico Passos e Cristiane Amorin, outros nomes também estariam tendo apoio de políticos, como é o caso do pastor Paulo, que tem apoio do vereador Patrick Machado e de todo o PDT; e do pastor Maurício Rafael, que tem apoio do secretário de Saúde, Omar Tomalih (Podemos). Fora o apoio das igrejas, já que ambos são pastores.
Sem política?
Além disso, os perdigueiros me lançaram outro questionamento: “Onde se viu fazer eleição sem política?”. O cargo para o Conselho Tutelar passa por duas etapas: a primeira, uma prova para verificar o conhecimento técnico e a segunda, a eleição. Nesse caso, a pessoa que concorre não tem o direito de conquistar apoios para conseguir os votos?
Gabinete
Ainda disseram mais, que os apoios que a Cristiane Amorim e o irmão Dinho têm recebido são feitos após o expediente e que ambos estão na vida pública há vários anos, o que facilita o contato com os políticos que os apoiam. Apesar de que, no caso do dublê de pastor, Dinho, tá mais que escrachado o apoio explícito e não implícito à sua candidatura.
Lico
Já um dos apoios do Lico Passos foi gravado dentro de um gabinete na Casa do Povo da Dubai Brasileira, aí não pode mesmo. Mas aí ele não pode ter nem o apoio da própria mãe, que é a Delegada Magali, gestora da BC Trânsito, então?
Peregrinação
Fora que os linguarudos me contaram que quase todos os candidatos ao Conselho Tutelar fizeram uma peregrinação na Casa do Povo da Dubai Brasileira para pedir apoio dos nobres edis, isso durante o expediente de trabalho, mas isso pode também, né? O que não pode é vídeo e foto na rede social... Oh, dor!
Gororoba do JC,
Na próxima terça-feira, dia 26, o leitor destas mais do que estrebuchadas linhas pode conferir o caderno da Gororoba do JC que aconteceu no último dia 26 na Sociedade Fazenda da Praia Brava. O caderno chiquetoso vai trazer muitas fotos.