A Gororoba do JC bombou no sábado, reunindo 1500 pessoas na sociedade Fazenda da praia Brava. O socadinho escriba, abraçou e beijou suas eleitoras e apertou a mão dos eleitores e deixou o rabugento, metido e futriqueiro do Pai Atanásio, bisbilhotando pra todo lado. O véio folgado sentou nas mesas, encheu a pança da comida boa feita pelo João, bebericou umas geladas e se encostou em muitos grupos pra escutar e saber de tudo. Ele promete contar tudinho.
Nilton Hang
Quem esteve na Gororoba, pela primeira vez, foi o empresário Nilton Hang, representando a rede de lojas Havan e o seu primo, Luciano Hang, o véio da Havan. Nilton estava acompanhado do consultor Gil Koedermann da Koedermann Consultores Associados, parceiro do evento nas últimas duas edições.
Amin
O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) nunca faltou na Gororoba, desde a primeira edição em 2007. O turco me ligou na noite de sexta-feira, lamentando que não poderia estar presente, por conta da operação que realizou na coluna no começo da semana passada. Foi uma ausência muito sentida, mas Amin, ano que vem, estará participando, com certeza. Saúde!
Moisés
O ex-governador bombeiro e presidente do Republicanos da Santa & Bela Catarina, Carlos Moisés, e sua esposa, Késia Martins da Silva, estiveram na Gororoba e se juntaram com o grupo do presidente da sigla em terras pexêras, o encapetado Fábio Rezes, o Fabinho. Moisés circulou com desenvoltura pelo evento, abraçando e sendo abraçado, e atendendo todos os pedidos de selfies...
Casal petista não veio
O todo poderoso presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), não esteve presente na Gororoba, pois estaria no exterior. Décio teria pego a barda de cada vez que o presidente Lula viaja ao exterior, vai enrabichado junto. E, a sua patroa, a deputada federal e líder do governo, Ana Paula Lima (PT), que passou pela choupana, durante a campanha presidencial do JC, em Brasília, acabou não vindo também.
João Paulo
O presidente do Partidos dos Trabalhadores pexêro, o alemão carequinha Gerd Klotz, deu as explicações das ausências, inclusive do ex-candidato a prefeito, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama. O que se fala e não se confirma oficialmente, parece evidente, João Paulo pode ser candidato a prefeito pela sigla dos vermelhinhos.
Cortejada
Aliás, no campo das esquerdas, a vice cortejada pra uma união em 2024 é a Hilda Deola, a Hildinha (PDT) que é vereadora e se encontra licenciada, responde hoje pela secretaria de Cidadania. Comenta-se a dobradinha de João Paulo e Hildinha. Mas tem mais partidos e políticos pensando no nome da mulher. Hildinha tava num animado grupo na Gororoba.
Fabio da Lotisa
O poderoso empresário e presidente do Sinduscon pexêro, Fabio Inthurn, o Fábio da Lotisa, compareceu pela primeira vez na Gororoba e circulou com desenvoltura entre os presentes. Seu nome continua muito lembrado pra 2024. Pode ser uma sinalização de que pretende entrar no páreo? Tem torcida para isso.
Cosadiloco
O evento foi tão prestigiado este ano, que chegaram a fechar o estacionamento do clube Fazenda, na praia Brava. Teve participante que teve que estacionar fora do clube. Alguém trancou uma caranga de uma mulher na rua, o que fez com que ela com e sem razão (não precisava falar nomes feiosos e cabeludos), ir esbravejar na porta, xingando e ameaçando chamar a polícia. Coisa de evento grande, né, não?
Neiva no MDB
Emedebistas do outro lado da vala, em Navega City, cochicharam na Gororoba como certa a entrada do secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva, no mandabrasa e com o aval do governador Jorginho Mello (PL), visando as eleições do ano que vem, em Itajaí. Fala-se, também, em um nome ‘glorificado’ pra entrar no MDB, em busca da principal cadeira do paço da vila Operária.
Bom clima
O prefeito Aquiles da Costa (MDB) disse para o socadinho escriba que Penha se fez presente, sendo representada por ele (Aquiles), por sua vice-prefeita que é pré-candidata a prefeita, Juraci Alexandrino (MDB, por enquanto) e o ex-prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). O alcaide citou de boa, os principais opositores. Bacana!
Casquinha amigável
No meio do processo eleitoral de sábado que elegeu o pançudinho presidente, foi possível observar encontros da situação e oposição, e teve quem ouviu o Paulo Mannes (PP) tirando uma casquinha amigável do Gaspar Laus (MDB), procurador geral da prefa pexêra, que virou uma grande gafe.
Mandou obrigado errado
O Mannes num tom de brincadeira, disse: “Dr. Gaspar, a mensagem de agradecimento que salvou da guilhotina do impeachment o prefeito Volnei e o vice, Sodré, foi uma trapalhada. “Você mandou os agradecimentos pra mim e não para o vereador Paulo Maes (UB), que votou certinho no combinado. O Maes, decepcionado, deve estar esperando pelo obrigado de vocês até hoje”, falou Mannes. Olha só...
Dividindo o feijão...
Os puxas de plantão lascam que uma das mesas enfileiradas mais contagiantes foi a do partido pexêro, do pré-candidato a prefeito, o taliano Tarcízio Zanelatto (PP). Quem se juntou com esse povo, e sentou-se à mesa para almoçar com o PP foi o outro pré-candidato a prefeito, o Robison Coelho (PL). E alguém falou: Aí tem coisa...
Puxando a sacaria
Os ex-vereadores, o futebolista Nikolas Reis (PSD) e o entisicado Fernando Pegorini (PSD) andaram pra lá e pra cá, na Gororoba do JC, grudados no vereador e pré-candidato a prefeito, o galego Rubens Angioletti (PL). Nikolas e Pegorini ficaram puxando a sacaria do Angioletti. Ele deve ter ficado corcunda com isso. Será que estão chateados com o Robison Coelho (PL)? Hummmm...
Sério?
A indefinição do grupo político e do próprio prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Élcio Bisturi Kuhnen (MDB), teria feito com que o próprio alcaide tivesse dito que se a coisa não se acertasse, iriam trazer alguém da oposição e esse nome poderia ser do ex-tudo Leonel Pavan (PSD). Isso seria pra não sofrer uma derrota em 2024, por não conseguir eleger o sucessor?
BBB
A minha musa, a vereadora BBB, Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), enviou mensagem de zapzap, se desculpando pela ausência na Gororoba. Disse que estava em viagem e, por nisso, não podia estar presente. Perdeu um baita rango e muito papo políticos e encaminhamentos para 2024.
Em campanha
A próxima eleição que se avizinha é do Conselho Tutelar na região e no comitê, digo, na choupana, muitos candidatos (as), fizeram visita de cortesia pra participar do evento e se apresentar. Uma eleição concorrida e difícil.
Facultativo
Na eleição do Conselho Tutelar o voto é facultativo. Ou seja, você vai lá votar se quiser. Contudo, é importantíssima, porque o Conselho Tutelar pode agir e funciona na questão de proteger, resguardar e resgatar crianças e adolescentes, vítimas de todo tipo de violência física e psicológica.
Doutora Pix
Tem vermelhinho de Itajaí com receio de uma possível candidatura da polêmica advogada, Liliane Fontenelle, apelidada pelo socadinho escriba de Doutora Pix. Acredita que Liliane vai ser candidata à cadeira na piramidal, usando o apelido e tem chance. A Doutora Pix ficou na frente da Marinha e insuflou insanos a boicotar as eleições e promover um golpe de estado.
Olha o chorão
O senador (por enquanto) Jorge Seif (PL) me fez lembrar o personagem Ron de Harry Potter. O choro sem lágrimas na CPI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, mais do que tristeza, transmitiu medo. Mas do que teria medo o nobre parlamentar?
Cassação
Segundo os linguarudos de plantão no Planalto Central, o senador tem que recorrer diariamente a produtos da indústria farmacêutica para segurar a onda. Sério? O tsunami que se aproxima dá conta de que o seu mandato irá para o espaço. A tremedeira é permanente. Abuso do poder econômico é a acusação. A mesma que já cassou o prefeito de Brusque. Ai qui dor!
Mas tem mais
Os línguas frouxas dizem que não é só isso que deve estar tirando o sono do senador. Parece que se a prestação de contas da sua campanha for reaberta cobras & lagartos sairão de lá. Gastou mais do que deve, pagou menos do que devia. A confusão é geral. Motivo ainda mais forte para a cassação.
Silêncio
Também impressiona o silêncio ensurdecedor do senador Jorge Seif (PL) em relação à condenação pelo STF dos primeiros “patriotas” que depredaram os prédios públicos e atentaram contra a democracia. Nem um pio em suas redes em defesa dos seus amigos e parceiros de amarelinha da seleção.
Não veio
Deve ser por todos esses motivos que estão tirando o sono do Senador 06, ops, Jorge Seif, que ele não deu as caras na Gororoba, seria medo de ser cobrado e não ter as respostas? É muito mais fácil dar resposta pelo uatis que cara a cara né, senador? Assim não phode!