JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Nova desembargadora na choupana do JC
A desembargadora Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes visitou o socadinho escriba e estará na Gororoba do JC
Jorginho goleou
O governador Jorginho Mello (PL) ganhou de goleada no TSE uma ação que uma candidata do PSOL moveu contra sua candidatura ao governo do estado, questionando a aplicação de recursos do fundo partidário reservados às mulheres em sua campanha. A defesa de Jorginho foi capitaneada pelo advogado pexêro Rodrigo Fernandes, que não deixou o clima de caça às bruxas contaminar o processo.
Ex-ministro escalado
Mesmo com uma ação sem respaldo algum na jurisprudência, pois a candidata a vice-governadora de Jorginho era uma mulher, a delegada Marilisa Boehm (PL), e obviamente que os recursos a ajudaram a ser vice-governadora eleita, o Partido dos Trabalhadores (PT) escalou o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo (PT) para o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
7 a 0
Após a sustentação oral do Dr. Rodrigo e do ex-ministro, os membros do TSE refutaram as teses do PT, ops, da candidata do PSOL, e por unanimidade garantiram a regularidade da aplicação dos recursos da campanha do governador Jorginho Mello. Com um clima de julgamentos políticos na capital federal, a tensão pré-julgamento deixou muita gente angustiada, mas no fim prevaleceu o direito!
Edital do Porto
A Antaq abriu nesta quarta-feira os envelopes com as propostas para o arrendamento provisório do Porto de Itajaí pelos próximos 24 meses. Ao todo, sete empresas foram habilitadas na fase inicial do edital, que previa como critério de classificação a melhor proposta em termos de movimentação mensal de contêineres. Depois de muita burrada por aqui, os sabichões de Brasília assumiram a bronca.
Baita Proposta
A empresa MMS Empreendimentos LTDA apresentou uma proposta de 66.000 TEUs por mês, uma movimentação superior ao dobro do que o Porto de Itajaí movimentava em períodos de intensa atividade com a APM. Agora vem a fase de habilitação da vencedora, prazo de recursos, e a previsão é de que até o final do mês o processo esteja concluído para assinatura.
Portonave em terceiro
O mercado aguardava com ansiedade a participação da Portonave no certame. Muitas falas de bastidores garantiam que a operadora do porto do outro lado da vala seria a grande vencedora do edital simplificado. No fim, a proposta da Portonave foi apenas a terceira colocada, com um lance de 35.000 TEUs por mês, quase metade da primeira colocada. Será que vem concorrência das brabas aí?
Contra Itajaí
A notícia de que o Sinter, sindicato patronal que congrega os terminais retroportuários, teria feito uma denúncia contra o edital ao Tribunal de Contas da União deixou muita gente P da vida. No momento que Itajaí toda estava unida, torcendo e precisando muito que o edital desse certo, os empresários pensaram apenas nos seus bolsos e tentaram melar o edital, atrasando ainda mais a vida do porto.
Duas caras
E o pior é que o presidente do Sinter, o tal do Anderson Ribeiro, sentava à mesa toda semana para buscar junto às autoridades locais uma solução pro Porto de Itajaí. Aí, depois de muito suor, muita luta, quase um ano de Porto de Itajaí parado, o cara vai lá e promove uma denúncia contra o edital, algo que pode anular todo processo... É um tremendo egoísmo que não deve ser esquecido.
Só alegria!
Quem passou aqui pela choupana na tarde desta quarta foi um grupo da diretoria do PP (11) de Itajaí e, para a alegria desse disseminador de discórdia, quem apareceu trazendo esse pessoal foi o atual presidente do Progressistas, o Tristonho, ops, Tonho da Grade. Não bastasse trazer uma parte da equipe de comando do partido, trouxe inclusive a filha, que trazia o número do 11 em seu coração.
Tava encalacrado
Os puxas do PP alembram que o Tonho da Grade assumiu o partido no momento mais crítico da história da sigla pexêra. Lascam que o partido tava todo desmantelado, embargado pela justiça, contas bloqueadas, dívidas até os olhos... (credoemcruz!), herança da bonança e da gastança desenfreada no partido nos 16 anos de governo em Itajaí.
Ganhou e perdeu
No meio daquela tristeza toda, Tristonho, ops, Tonho, aceitou a ajuda de algumas boas almas que não deixaram a peteca cair, a exemplo de gente séria como o ex-tesoureiro do antigo PFL, empresário e conselheiro Paulo Mannes, e o vereador Maurílio Moraes, colocando em risco sua própria candidatura, o que realmente aconteceu ao perder a cadeira na piramidal.
Azeitou
Os puxas do Tonho alardeiam que ele, no curto período de dois anos, deixou todas as contas pagas e desembaraçadas da justiça. A partir daí começou a dar o ar da graça, recuperando a credibilidade e o nome forte que o 11 (PP) sempre teve na cidade e, com isso, veio o retorno de nomes gigantes como Tarcísio Zanelatto, Pegorini, Correio do Porto, Agnaldo dos Santos, ex-secretário, e tantos outros bons nomes.
Prepação
Na noite da última segunda-feira, todo o atual diretório do PP se reuniu no hotel Sandri se preparando para mais uma eleição interna. Tudo indica que o próximo presidente do PP será o taliano Tarcísio Zanelatto e certamente será em chapa de consenso.
Vice do Robson?
Tem muita gente dizendo que o Tarcísio Zanelatto colocou seu nome à disposição do PP para candidatura na majoritária com a intenção de ser vice do Robison Coelho (PL). Os linguarudos do PP garantem que o Zanelatto não será vice de ninguém e sim é pré-candidato a prefeito. Então tá!
Clima quente
A polêmica sobre a vista de vereadores da comissão de educação da Maravilha, na escola Dona Lili, continua dando o que falar. Em uma entrevista na rádio Natureza, aos apresentadores Niltão e Juvêncio, o vereador licenciado e secretário de Educação Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), falou sobre a polêmica.
Segurança
Achutti voltou a afirmar que os assessores dos vereadores não entraram porque é uma orientação da empresa que faz a segurança e na data não tinha número adequado de equipamentos de segurança (EPI), já que os vereadores não comunicaram quantas pessoas participariam da visita.
Desafio
O clima foi esquentando e o Quero-Quero, digo, Marcelo, desafiou os vereadores da Comissão de Educação para o convidarem para uma sessão da casa do povo da casa do povo alagada, ops, alargada.
Chama que eu vou!
Achutti disse que gostaria muito de apresentar aos vereadores as ações que tinha feito nos seis meses que está à frente da pasta da Educação, destacando mais de 40 milhões de reais investidos em manutenção e infraestrutura escolar.
Pix do Moisés
Quando foi questionado pelos apresentadores sobre as emendas que a vereadora Juliana afirmava que tinha conseguido para as reformas da escola Dona Lili, Marcelo desafiou novamente a parlamentar a mostrar o comprovante de depósito da emenda.
Calote
O manda-chuva da Educação caceteou que foi dado um calote, através do pix do ex-governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), que foi prometido e não chegou até o momento, comparando as promessas ao cabeamento subterrâneo da avenida Brasil, também prometidas por um ex-governador. Ui!
Candidato
No meio do programa, a vereadora Juliana Pavan mandou mensagem, que foi exibida no ar pelos apresentadores, e deixou o clima ainda mais quente. Achutti não deixou a pergunta sem resposta.
É porque é!
O Quero-Quero afirmou categoricamente que só não vai ser candidato se algum nome no partido estiver melhor cotado nas pesquisas eleitorais, e que o momento não é de debater nomes e sim de discutir propostas para a cidade.
Dinho da direita
Dinho de Oliveira, candidato ao Conselho Tutelar da Dubai brasileira, esteve na choupana. O jovem, que é barbudo, mas de direita, diz que vem com a proposta de aproximar ainda mais o conselho de escolas, forças de segurança e comunidade, trabalhando na prevenção dos direitos da criança e do adolescente. Irmão Dinho afirma que tem a benção do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), além de bagrões do governo, como o secretário de Esportes Mazinho Miranda; secretária de Exclusão, ops, Inclusão Social, Christina Barrichello; diretora do BCPREVI, Karine Gomes, Administração e até o homem do Machadinho, o Castanheira, que traz junto o comandante da PM para a equipe e fortalece a caminhada.