Homenagem ao Mito
Foi só um deputado estadual ter a brilhante ideia de conceder o título de cidadão catarinense para o ex-presidente e quase futuro presidiário Jair Bolsonaro (PL) que uma enxurrada de vereadores estado afora, no melhor estilo copia e cola, protocolaram homenagens do tipo. É a típica ação que não leva nada a lugar nenhum, não resolve o problema do povão e ainda soa rídicula. A famosa bajulação!
Beato na onda
E na piramidal pexêra, com uma bancada de Deus, Pátria e Família sempre atuante nas pautas conservadoras e pouco produtivas para o país e para cidade, não poderia ter sido diferente. A genial ideia partiu do beato Beto Cunha (PSDB), que correu pra propor a moção e deixou uma penca de vereadores bolsonaristas indignados com suas assessorias por não terem chegado antes a uma ideia tão original quanto essa. A inveja mata e a incompetência para legislar também! Que fase vive o legislativo itajaiense.
Nem aí
Duvido muito que o Mito apareça pra receber a moção. No máximo meia dúzia de gente sem noção dos problemas do dia a dia deve comparecer pra bater palmas pro Beato e seus coleguinhas conservadores. Se bobear, o homenageado sequer vai ficar sabendo da proposição e, se souber, capaz de dar risada, porque pra Santa & Bela e pra Itajaí o seu governo foi pífio, abaixo de zero!
Quanto custa?
Fico imaginando quanto custa manter gabinetes de excelências excelentíssimas pra esse tipo de ladainha sem sentido. Todo mês pinga na conta de assessores e do vereador o salário polpudo. O balanço do trabalho da câmara de Itajaí em 2023 é cômico. Saíram de um processo de impeachment demorado, inútil e sem nexo e agora criaram uma CPI do Porto. Tomara que a CPI conclua que o porto de Itajaí está nessa merda porque o governo do Mito não deu conta de privatizá-lo. Cambada de hiprócrita.
Quando o eleitor...
Isso sem contar os servidores da própria câmara, que são responsáveis por analisar, autuar e tramitar esse tipo de proposição. Olha, quando o eleitor fica sacudo e aposenta todo mundo na urna eles ficam sem entender.
Continua quente
Na Dubai Maravilha, após as declarações entre o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), de que havia extraterrestres na administração do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), o próprio alcaide tomou as dores e partiu para o ataque.
Distantes
O alcaide rei do rock rebateu as declarações de Carlos pela mídia afora, tentando desfazer o mal-entendido, acabou criando uma celeuma sem tamanho, e que deixa FO e CH mais distantes do que nunca em plena véspera eleitoral.
Futuro
Os linguarudos de plantão alardeiam que o pop star trabalha pra, no futuro, tentar de alguma forma uma “compensação” por parte de Carlos, para que não perca o mandato e o brilho político e essa troca, lascam, poderia ser até uma secretaria no governo estado, possivelmente a de Turismo, além da indicação da vaga ao Senado pelo PL.
União?
Pai Atanásio, experiente em engenharia política, garante que se Carlos não atender as bardas, digo, as necessidades de Fabrício, o alcaide poderia até se bandear para outra sigla e Atanásio prevê na bola de cristal de mãe Jaciara que poderia até ser pelo União Brasil.
Carlos Humberto e Juliana
Se o prefeito Fabrício deixar o Partido Liberal, deixa também no ar uma possibilidade de que o sapatinho Carlos Humberto possa construir para ser sua vice a vereadora bocuda e brabona, a bela quase ex-tucana Juliana Pavan (quase PSD).
Dupla de dois
Além de ser mulher, vai ser a parte que Carlos precisa pra falar mal do governo atual sem se expor. Dizem os especialistas na discórdia alheia que a dupla seria infalível, digo, imbatível, e ainda descontaria a mágoa que o Coronel, digo, Leonel Pavan (PSD), ficou com resultado humilhante da última eleição.
Fontes sagradas
A coluna sempre é pautada por inúmeras fontes protegidas a mil chaves que trazem os bastidores, fatos e não tão fatos, mas que possuem a finalidade de tirar muita gente do conforto do poder para prestar contas ao cidadão. O espaço, muitas vezes, é contundente, mas não tem finalidade de ofender ninguém.
Transparentes
Os agentes públicos, mais do que qualquer um, têm que ser transparentes e servir à sociedade. Essa coluna já recebeu ameaças das mais diversas e continua aqui levando informação pelo bem da coletividade.
Não sou dono da verdade
Mais do que levar informação e opinião, o socadinho escriba não tem a pretensão de ser o dono da verdade. Sei, pela experiência de 22 anos, que onde tem fumaça pode ter fogo, e por isso tiro o conforto de algumas verdades que se acham absolutas para mostrar sua essência.
Espaço aberto
Quem não concorda com algo que chega até esse socadinho escriba pode sempre colocar seu contraponto, que vou avaliar com todo respeito. Agora, sair processando o mundo, ameaçar de encher de sopapos este humilde colunista, só demonstra o quanto pode ser verdade, uma vez que não se preocupam em esclarecer, ou às vezes não quer - por ser mais conveniente.
Emerson e Lamim
Quem esteve em terras pexêras foi o deputado estadual Emerson Stein, ex-prefeito de Porto Belo que assumiu uma vaga na leleia em fevereiro deste ano. Emerson é o primeiro suplente do MDB e teve, como cabo eleitoral em Itajaí, nada mais nada menos do que o vereador bigodudo Laudelindo Lamim, que ralou de sol a sol e conseguiu 800 votos para Stein em 2022.
Viabilizar
O deputado estadual Emerson Stein fez questão de visitar o amigo Lamim na piramidal casa do povo e jurou de pés juntos que vai viabilizar recursos para a city peixeira a pedido do vereador bigodudo.
Doação de órgãos
O deputado federal Jorge Goetten (PL) oficiou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pedindo informações sobre o funcionamento da ordem de transplantes no Brasil e também solicitando maior divulgação das informações.
Rapidez
Chamou a atenção dos brasileiros a rapidez com que o apresentador Fausto Silva recebeu um transplante de coração. Faustão estava na fila há apenas sete dias e passou por cirurgia para receber o órgão neste domingo, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Esclarecida
Embora a situação já tenha sido esclarecida sobre a prioridade do apresentador para receber o coração, o deputado defende uma maior divulgação e transparência nas filas de transplante de órgãos, justificando que, dessa forma, as pessoas se sentem mais motivadas a serem doadoras.
Fila de transplantes
“Todos ficamos muito felizes com a notícia de que Faustão conseguiu o transplante e de que a cirurgia foi um sucesso. Logo depois da notícia, recebi diversos questionamentos se ele teria furado a fila. Por isso, acho importante haver mais esclarecimentos sobre como funciona essa fila de transplantes para que a população em geral saiba e se sinta estimulada a ser doador”, explica Goetten.
No ninho
Atucanado Leonel Pavan, ex-tucano, agora no PSD e com filiação já marcada oficialmente para o dia 22 de setembro próximo, em ato político em Camboriú, deu rasante na reunião da executiva municipal do PSDB da Dubai brasileira, presidida por sua filha, a vereadora entisicada e bocuda Juliana Pavan, pra explicar a nova filiação e os novos rumos políticos.
Não muda
Pavan assegurou que não muda sua ideologia social democrata, porque, segundo ele, o PSD é praticamente na mesma linha ideológica e que teria que buscar novos espaços para seus novos objetivos políticos, que ficariam prejudicados no PSDB já que existe a federação partidária firmado no ano passado com o Cidadania, e que por lei se prolongará por quatro anos.
Tá animado
Já em ritmo de pré-campanha, Pavan disse que tem participado e sido convidado para diversos eventos na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, onde confirma sua pré-candidatura a prefeito e projeta a de Juliana Pavan para Balneário Camboriú.
Apoios
Segundo Pavan, a filhota já vem ganhando múltiplos apoios de lideranças políticas e comunitárias diversas. Defende que as duas cidades podem e devem se desenvolver juntas no turismo e na economia em geral, mas que para isso precisam de um projeto conjunto e confiável.
Janela partidária
Por conta destas perspectivas e da troca de partido do pai, Juliana Pavan também está deixando a presidência municipal do PSDB, e a expectativa é de que deva se filiar também ao PSD, quando abrir a famosa “janela partidária”, em março 2024, possibilitando a troca de partido de quem tem mandato popular antes do pleito de 2024.
Assumiu
Rosa Marton, servidora pública municipal e antiga filiada, já assumiu como nova presidente executiva provisória do PSDB. O partido optou pelo adiamento das convenções municipais para abril de 2024. A comissão provisória terá nove membros e contará com Hélio Mauro Sauer como vice-presidente e Jacy Castro Malta como secretária.
Manter a história
Rosa Marton é funcionária pública municipal e está no partido desde 1992. “Somos 3 mil filiados e em cada canto desta cidade tem um pouco da nossa marca. Eu pretendo continuar esta história”, destaca.