Barrada no legislativo
A Câmara de Vereadores, que deveria ser um local extremamente democrático, de pluralidade de opiniões, tá mais parecendo um espaço ditatorial. As questões politiqueiras, ao que tudo indica, estão acima de tudo e de todos, tanto que recentemente uma professora da Univali foi impedida de ministrar um curso por lá.
Curso de oratória
A escola do legislativo pexêro contratou a Univali pra ministrar um curso de oratória com os servidores da casa do povo. A especialista em questão, escolhida pela universidade pra dar as aulas, foi Raquel Gastaldi, ex-secretária executiva do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Mandaram trocar
A mulher, que hoje trabalha apenas na Univali e nem tem ligação com o governo municipal, já se preparava pra ministrar o curso quando, curiosamente um dia após a votação do show do golpe, ops, do impeachment do prefeito Volnei e do vice Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), foi comunicada pela universidade que a alta cúpula da piramidal mandou substituir a professora. É pracabá!
Política com o fígado
Não tenho nenhum tipo de amizade com Raquel, que inclusive já recebeu críticas nesta coluna por conta de atitudes dentro do executivo, mas isso que a piramidal tá fazendo é inaceitável. Perseguir alguém por trabalhar num governo que hoje o presidente da câmara faz oposição, mas já esteve do lado, é surreal. Trata-se de uma política feita com o fígado, apenas pra prejudicar as pessoas.
Câmara e Univali
O espaço fica aberto pra que a Câmara de Vereadores possa se pronunciar sobre o tal veto à professora e também pra que a Univali diga se rolou o pedido e se realmente vai mudar de profissional pra ministrar o curso de oratória na casa do povo ou manterá Raquel. Vamos aguardar!
Lucas
O assessor especial da secretaria estadual da Casa Civil e presidente do Partido Liberal de Penha, Lucas Dias, visitou a choupana e garantiu apoio à campanha do JC e presença na Gororoba, dia 16 de setembro, na Sociedade Fazenda da Praia Brava.
Nova direção
Quem está com uma nova direção, ou no caso um novo presidente, é o PSB da praia alagada, ops, alargada. O enfermeiro e combatente do atual governo Marcelo Lazzaropi, ops, Lazaroni, assumiu o partido na última sexta-feira.
Muitos donos
Pra quem não se alembra, o PSB da city praiana foi o partido que o pop star Fabrício Oliveira (New-PL) ganhou a primeira eleição e largou de mão em 2020, quando mudou pro Podemos (e agora já tá no PL).
Pirica tomou conta
Depois de abandonar o PSB, o partido ficou para o grupo do ex-prefeito, o homem-pássaro Edson Piriquito (Republicanos). Inclusive, foi de lá que saiu o vice Ademar do Turismo na chapa da eleição de 2020 de Pirica.
Felipinho
Quem deu um rasante na choupana do pançudinho escriba para garantir sua camiseta para mais uma Gororoba do JC foi o advogado, consultor em Gestão Pública e ex-vereador de Penha, Felipinho Schmidt (União Brasil).
Mestre
O Felipinho esteve em todas as Gororobas desde 2008 e concluirá nesta semana o seu mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali, com dupla titulação pela Universidade de Alicante (Espanha).
Informação e Transparência
O sabichão da mariscolândia, digo, Felipinho, busca a dupla titulação com uma interessante pesquisa que analisou comparativamente as leis de acesso à informação e transparência do Brasil e da Espanha, que são importantes instrumentos de participação popular e controle social. Luz sobre os assuntos de interesse público é bem-vinda.
Candidato ou articulador
Felipinho, que também atua como diretor-executivo do União Brasil na Santa & Bela Catarina, quando perguntado sobre sua participação nas eleições do ano que vem, disse que estará envolvido no processo, seja como candidato ou seja na articulação de algum projeto em que acredite.
Emerson
Quem visitou o socadinho escriba pra devotar apoio à campanha vitoriosa do JC e confirmar presença no maior ponto de encontro político do sul do mundo foi o deputado estadual Emerson Stein (MDB). Na visita, além dos projetos e ações, Emerson falou sobre a BR 101.
BR 101
Emerson falou que o tema é urgente e uma audiência pública na Alesc, no próximo dia 5 de setembro, deve discutir o problema da BR 101 no trecho entre Governador Celso Ramos e Barra Velha.
Tirar do papel
A audiência pública se realiza por conta de uma proposição do deputado Emerson Stein, que vai debater o problema da 101, além das demandas deste trecho as obras que precisam ser tiradas do papel neste importante trecho da rodovia.
Economia e turismo
Quem vive na região e ficou com a bunda grudada no assento do carro com aquele trânsito trancado, que parece que anda mais não anda, sabe o sofrimento que é. Isso além de trazer sérios prejuízos econômicos pra toda região na celeridade do transporte de bens e de pessoas. “Essa situação da BR 101 prejudica a economia e turismo de Santa Catarina”, enfatiza Emerson.
Juraci liberal
A vice-prefeita da mariscolândia, Juraci Alexandrino (MDB, por enquanto), deve se encontrar nesta terça-feira com o coordenador regional do Partido Liberal, o deputado estadual Carlos Humberto. Provavelmente, Juraci deve assinar a fichinha da sigla pra estar na disputa ao paço de Penha em 2024. Hummmm...
Botando ordem
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), de volta das curtas férias, tem ocupado espaços em rádios e programas de entrevista para passar sua visão sobre assuntos importantes que dizem respeito à cidade, como a reurbanização da orla, que deverá ser apresentada em breve, a melhoria da mobilidade urbana, o aumento da capilaridade da rede de saúde do município e o compromisso com o rio Camboriú.
Temas grandes
A um ano e meio do final do seu mandato, Fabrício tem ainda muita coisa pra entregar e a maioria já está na ponta da agulha. Só neste ano, até agora, o pop star avançou na questão social ao implementar ações efetivas e espaços dedicados ao problema do morador de rua, implementou em tempo recorde guarda armada nas escolas, e deu um golpe de mestre na questão da mobilidade.
Tarifa zero
Com sua já conhecida capacidade de transformar limão em limonada, o pop star elevou o padrão do transporte público para municípios acima de 100 mil habitantes ao ser pioneiro na implantação da tarifa zero para ônibus na Dubai brasileira, o que, a partir de seu exemplo, virou padrão para outros municípios do mesmo porte. Outras cidades, e até a capital Floripa, correm atrás do ganho implementado pelo rei do rock à população.
Atropelando a política
A impressão que dá, pelo discurso de lealdade e projeto para a cidade que o pop star divulga em suas entrevistas, é que ele não vai deixar a antecipação das eleições do ano que vem (que ainda falta tempo, mas que, vamos combinar, já começaram), atrapalhar o seu governo que tem ainda muita lenha pra queimar, e muita entrega para fazer. Como ele mesmo diz, primeiro vem a cidade. E está certíssimo.
Conseguirá?
Se Fabrício vai conseguir segurar a política e, principalmente, a politicagem, que já começou a ficar forte na Dubai brasileira, só o tempo dirá. A verdade é que as declarações do deputado Sapatinho, digo, Carlos Humberto (PL), na semana passada tocaram fogo no parquinho e a fumaça ainda se espalha pelos quatro cantos da Dubai brasileira. É atrás do rescaldo do incêndio e de colocar os pingos nos is que o pop star corre atrás... Ai Jisus!
Gororoba do JC
A décima quinta edição da Gororoba do JC é dia 16 de setembro e quem não se aligeirar vai ficar de fora. Quem não é visto não é lembrado. Informações no (47) 98842-9084 (zapzap). Bora lá!