Ideal Mente
Por Vanessa Tonnet - Vanessatonnet.psi@gmail.com
CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet
Você se sente uma pessoa insegura?
A insegurança é um estado emocional e mental caracterizado por falta de confiança ou incerteza em relação a si mesmo, aos outros ou às circunstâncias, e pode manifestar-se em diferentes aspectos da vida. Vou relatar alguns aspectos aqui para vocês.
Insegurança pessoal: A pessoa se sente inadequada ou incapaz de lidar com desafios, levando à autoestima reduzida e à dúvida constante sobre suas habilidades.
Insegurança social: A pessoa tem dificuldade em interagir com os outros, medo constante de ser julgada ou rejeitada, levando ao isolamento ou à dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis.
Insegurança profissional: A pessoa tem a sensação constante de não ser competente o suficiente em seu trabalho, medo de perder o emprego ou de não alcançar o sucesso profissional, e vive essa insegurança todo dia.
Insegurança emocional: É a incapacidade de lidar com as próprias emoções. A pessoa tem uma forte tendência a apegar-se a relacionamentos tóxicos por medo de ficar sozinho.
As causas da insegurança podem variar de pessoa para pessoa e geralmente estão enraizadas em experiências passadas, traumas, comparações sociais, pressões culturais e outras influências externas. A insegurança, dependendo do grau, pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade, síndrome de pânico e depressão, e pode interferir na qualidade de vida e no bem-estar geral de uma pessoa.
Superar a insegurança geralmente requer autocompaixão, autoconhecimento, apoio emocional de amigos, familiares ou profissionais de saúde mental, como a psicoterapia para trabalhar em questões profundas que sustentam esses sentimentos.
É importante lembrar que a insegurança é um sentimento comum, mas quando a mesma sai do controle, domina ou paralisa nossos pensamentos, e comportamentos, necessitamos recorrer a algum tipo de ajuda específica, como a psicologia que, com esforço e ajuda adequada, é possível construir uma maior confiança em si mesmo, nas suas habilidades e tomadas de decisões.