Volta?
Fontes do paço da Vila Operária assopraram animadas nos ouvidos deste socadinho escriba que o primeiro-ministro Jean Sestrem volta ao governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) nos próximos dias, depois de seis meses de afastamento.
Poucas palavras
Na ocasião, Sestrem poupou palavras, simplesmente alegou divergência de propósitos com o prefeito e que não queria atrapalhar. Foi cuidar de sua vida, assumiu a presidência do União Brasil e está, além de desenvolver suas atividades como publicitário, construindo junto com Márcio Dedé um projeto para 2024.
Falou
Procurado pela coluna, Sestrem afirma que sim, tem conversado com o prefeito, com o secretário de Fazenda, entre outros amigos que deixou no governo. Também disse que o momento que a política local está vivendo não contribui com o presente e nem com o futuro da cidade. É preciso provocar os líderes para que assumam a responsabilidade maior do que seus planos pessoais, lasca Sestrem.
Tarefa?
Perguntado qual a tarefa a se cumprir nessa nova etapa, o primeiro-ministro afirma que a política é um ambiente de diálogo. “As instituições são só ferramentas para que homens e mulheres se unam no que é importante. As divergências ou questões afetivas não podem contaminar os propósitos republicanos. É preciso reestabelecer e clarificar a importância de cada um para uma causa chamada cidade. Não podemos esquecer jamais que o que nos torna importantes e relevantes é com quem e com o que nos importamos”, discursa o bagrão.
Guerra?
Quando confrontei Sestrem com essa realidade que vivemos entre legislativo e executivo, o hômi foi simples e direto: a questão não é o que se diz, mas se o que se quer pode ser revelado. Qual o propósito de cada atitude, enquanto agente público eleito?
Juntos
“O legislativo e executivo foram eleitos para governar juntos, cada um respeitando a sua atividade e sendo responsabilizado nos termos da lei. Mas todos são humanos gerindo vidas humanas, fomentando economia e social. Tem algo maior que precisa ser respeitado. Espero que nisso não tenhamos divergências”, profetiza Sestrem.
Lideranças?
Sestrem ainda alerta para uma crise de lideranças: “Líderes curam dores, corrigem injustiças, resolvem problemas que atingem a coletividade e a individualidade. Onde estão esses líderes? Queremos líderes que afetem nossas vidas de maneira efetiva, convertendo os recursos que geramos em dignidade, humanidade e oportunidade. Admiro quem se coloca como candidato ou candidata, mas precisa ser muito mais do que isso para ser um líder digno de boas alianças e do respeito social. A cidade é um grande condomínio, e no condomínio ninguém quer a vizinha fofoqueira como síndica, quer? É isso!”, mandou o primeiro-ministro do barbudinho.
Felizes
Algumas fontes elogiaram a atitude do prefeito e do primeiro-ministro, que finalmente conversaram, pois por mais que nesse meio seja difícil conviver, Sestrem sempre foi uma figura respeitada pela postura, atitude e trabalho sério e humanizado junto a seus colegas e à sociedade. A coluna deseja sorte nesse novo momento e que a paz volte a reinar e a sabedoria política devolva momentos de trabalho e satisfação ao povão.
O Sombra
O galego Rubens Angioletti (PL) tá sendo apelidado de “O Sombra” pelos linguarudos de plantão e disseminadores da discórdia do legislativo pexêro. A raça sopra que tem sido cada vez mais frequente que o pré-candidato a prefeito use suas redes sociais para copiar e colar postagens similares às que seus concorrentes na disputa fazem.
Marcação cerrada
O Sombra, ops, o galego fica na marcação cerrada pra cima do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD ainda) e do colega de sigla, o ex-vereador Robison Coelho (PL), sem contar as inúmeras vezes que choraminga quando outro vereador aborda uma pauta que ele já tenha defendido há trocentos anos atrás, enchendo os grupos e o eleitor com links de postagens antigas pra comprovar que ele é “dono do assunto”.
Igualzinho
Os fofoqueiros alardeiam que Rubens não sabe mais o que fazer para controlar a derretida nas pesquisas internas e o isolamento perante seus próprios pares, que já se tocaram que ele faz política só pra si, e não para o grupo. Foi só o Osmar postar que assinou a CPI do Porto que o galego correu para assinar e postar também.
Igualzinho 2
E quando Coelho colocou nas suas redes uma foto com o governador Jorginho Mello (PL) parabenizando pela aprovação do Programa Universidade Gratuita, o galego correu pra fazer igualzinho. Não que as pautas tenham donos exclusivos, mas a forma de abordar os assuntos, copiando seus concorrentes, mostra que, além da falta de criatividade, Rubens também acusou o golpe das pesquisas e sondagens.
Claudinei Loos
O vereador licenciado e secretário de Planejamento da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Claudinei Loos (MDB), acompanhado do vereador Robson Honório Corrêa, o Bob Corrêa (MDB), deram um rasante na choupana do JC.
Aniversário e pré-candidato
O Claudinei Loos, que é amigo de todos e inimigo de ninguém, aproveitou a visita pra comemorar os seus 56 anos completados nesta quarta-feira e fazer o lançamento da sua pré-candidatura a prefeito de Camboriú na choupana.
Desafios
O Loos afirma que, após quatro mandatos de vereador, acredita que tenha cumprido sua missão no legislativo e pode contribuir ainda mais com a cidade colocando seu nome à disposição da sigla e da sociedade. Claudinei enxerga o crescimento que vem tendo Camboriú e que necessita ter uma continuidade para os desafios constantes e inerentes a esse crescimento.
Saneamento
O bagrão do Planejamento, que é engenheiro, fala dos desafios presentes, como concluir a avenida Santa Catarina, e os que o município tem que enfrentar e realizar. Um deles, o saneamento básico, entre outras demandas.
Entusiasta
O vereador Bob Corrêa assumiu o mandato com o fato dos outros vereadores estarem ocupando cadeiras no executivo e é um dos maiores incentivadores de Claudinei Loos na disputa de 2024. “O grupo quer e as pessoas na rua pedem que ele encare esse desafio”, exorta.
Trairagem
A foto dos comes e bebes dos candidatos do Republicanos de Itajaí reativou uma desconfiança dos Progressistas pra cima do Tristonho da Grade e do todo-poderoso da piramidal pexêra, o encapetado do Fabinho Rezes (PSC, PSD, Republicanos?). Na foto, o que intrigou a tchurma foi a presença da filha do Tristonho no encontro. Muitos desconfiam que ela largue o Progressista e seja candidata em outra sigla.
Cargão na piramidal
A moça tem um cargão impiçado na piramidal pexêra, numa cota que seria do Progressistas. Olha, já é uma vergonheira danada o Tristonho, como presidente do partido, indicar a filha pra vaguinha. Agora, comer no prato e depois cuspir, saindo para ser candidata em outra freguesia, é uma tremenda falta de vergonha na cara. Quando falam que o encapetado não tem limites, tem gente que não gosta.
Visita
O novo chefão de Comunicação da prefa da Dubai Brasileira, Rafael Luz, fez uma visita de cortesia à choupana do JC. Rafael fala que foi convidado pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) pra um novo desafio. O novo bagrão da prefa da Dubai Maravilha foi secretário de Comunicação de Araquari antes da pandemia.
Missão
Rafael fala que, apesar da pouca idade, 32 anos, já tem um caminho trilhado na esfera pública, tendo trabalhado na câmara de Joinville, Alesc, câmara federal, prefa de Araquari, e enfatizou que sua missão é aproximar o prefeito ainda mais dos cidadãos e da imprensa. Vamos ver no que vai dar...