Especialista da terra do maracujá
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) parece que adora errar. Na chefia de Comunicação, então, o alcaide adora ir contra a lógica. Ano passado, inventou de trazer o José Augusto Gayoso lá de Joinville, porque o veterano jornalista teria trabalhado com o saudoso bigodudo Luiz Henrique da Silveira. Fabrício sonhava em ser governador... Nem virou governador e nem o Gayoso resolveu o problema de comunicação do prefeito vaidoso.
Atritou
Gayoso não tinha identidade nenhuma com Balneário Camboriú. Atritou com a imprensa e deixou o prefeito mal na foto. Já a diretoria de Comunicação, na época, ficou sem agência e sem um real em caixa. Parece até que o Fabrício pegou a barda do ex-prefeito, o homem pássaro, Edson Piriquito (Republicanos), que achava que, na imprensa, só quem era de fora que prestava. Vai ver que é a convivência com os dinossauros do MDB que está lhe dando essas (más) ideias.
Supetão
Agora, de supetão, na tarde carrancuda, frienta e chuvosa de segundona, o prefeito Fabrício anunciou, via redes sociais, a importação do Rafael da Luz lá de Araquari, a cidade que já até perdeu o glorioso título de capital regional do maracujá. Em um comunicado lacônico e lamentável em todos os aspectos, o prefeito anuncia que o ‘cidadão topetudo’ pretende aproximar os cidadãos das ações (...). Será que o Fabrício esqueceu que aqui é Balneário Camboriú?
Famoso quem?
Diz a nota que o cidadão escolhido prestou serviços na prefa de Araquari, na Câmara de Vereadores de Joinville, na Alesc e na Câmara Federal. O rapaz não é jornalista, mas bacharel em direito e “especialista em redes sociais”. Quem será que o Fabrício escuta? Quem será o abençoado que dá conselhos ao prefeito?
Poder de mobilização
A enquete feita pelo DIARINHO questionando os leitores e visitantes do portal (DIARINHO.net) sobre a preferência para as eleições de 2024 na city pexêra, rendeu um falatório danado no meio político...
Ficou pra trás
Volto a reforçar que, embora não tenha o caráter científico de uma pesquisa eleitoral, a enquete demonstrou o poder de mobilização dos pré-candidatos ao paço da Vila Operária. Quem desdenhou, ficou pra trás.
Termômetro
No termômetro dos motores para a próxima eleição, o ex-vereador Robison Coelho (PL) mostrou que a tchurma em sua volta continua fiel à pretensão dele ser novamente candidato a prefeito depois de ter batido na trave em 2020. Coelho liderou a enquete de cabo a rabo e os 3146 votos demonstram que o time tá afiado e comprometido com o projeto.
Pontuou, mas não quer
Quem melhor pontuou entre os prováveis candidatos que representam a continuidade do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) foi o empresário Fábio da Lotisa, com 3,6%. Mas é bom alembrar que Fábio já brigou com este pançudinho e pediu pra deixar claro pra Deus e o mundo que ele não será candidato a prefeito.
Esforçado
Depois do Fábio da Lotisa, o outro nome governista que aparece melhor colocado é o do esforçado e trabalhador secretário de Obras e vereador licenciado, Márcio Dedé (União Brasil), que também marcou presença na enquete.
Medo faz coisa
O pior de tudo foi ouvir de outros pré-candidatos “independentes”, atacados das lombrigas e metidos a valentões, de que iriam pedir para as pessoas não votarem nem acreditarem na enquete. O medo faz coisas.
Jura que fica
O vereador licenciado e secretário de Educação da Dubai brasileira, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, em contato com a coluna, desmentiu a informação de que estaria pensando seriamente em deixar o MDB por conta de espaço e visando às eleições do ano que vem. Achutti é pré-candidato a prefeito e jura de pés juntos e mãos postas de que continua no manda-brasa.
Com peninha do Peninha
Aliás, emedebistas criticaram o fato do ex-deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, mudar o seu domicílio eleitoral da terra da cebola, Ituporanga, pra Balneário Camboriú, colocando seu nome à disposição pros altos da Dinamarca em 2024.
Bico da Teta
Os linguarudos do manda-brasa lembram da história que inventaram no passado do Ciro Rosa, de Brusque, candidato em Balneário. Disseram que se afinaram na gargalhada, alegando que Peninha vai trazer cebolas pra chorar na praia alagada, digo, alargada, pois se largar ele (Peninha) no Pioneiro, Ariribá ou na trilha do Bico da Teta, não vai conseguir voltar pra BR. Oh, povo falador, meu Pai eterno!
É logo ali!
Neste ano, o maior ponto de encontro da política catarinense chega à sua décima quinta edição. A Gororoba do JC reúne há uma década e meia um mundaréu de gente. É um encontro de pessoas, políticos, lideranças, leitores. Você não pode deixar de estar presente. Aguarde, que tá chegando!
Votação do Quinto
Esta terça-feira é o “Dia D” para os advogados catarinenses que decidirão, através de votação direta, os seis colegas que continuam na disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça da Santa & Bela Catarina, na cota do quinto constitucional. Mesmo sendo curta, a campanha foi intensa e promete fortes emoções até o final, numa das fases mais importantes de todo processo.
Confiante
A Dra. Fernanda Sell, que volta e meia visita este pançudinho pra bater um papo, mandou um zapzap alembrando da votação. A simpática candidata da city se desculpou por não ter visitado a choupana nessa fase da disputa, pela correria que tem sido a campanha, mas garantiu que Itajaí pode confiar num resultado expressivo que vai credenciá-la a continuar lutando pela representatividade no Tribunalão.
Engajamento
Fernanda frisou que, por não ser obrigatória, a votação acaba sendo um desafio de engajamento entre os dotores da lei de todo estado. “Cada vez mais percebo o interesse dos advogados e advogadas nas eleições do Quinto. Isso é saudável para a OAB e legitima ainda mais os escolhidos”, pontuou a doutora, finalizando que a eleição é on-line, simples e rápida de participar.
Ferve
O clima do outro lado da vala, em Navega City, apesar de calmo, nos bastidores estaria fervendo. A última informação que borbulha é de que o ex-prefeito Roberto Carlos de Souza, o Bob Carlos (PSD), não será candidato a prefeito em 2024. As bocas de caçapa aventam que estaria pra pipocar uma enxurrada de broncas e o ex-alcaide estaria “cansado”.
Herdeiro
Esses afoitos afirmam que o Bob pretende fazer do seu irmão, o Jonas de Souza, o Mano Bob, seu herdeiro monárquico, digo, político. Contudo, Jonas não tem como passar por cima no Partido Liberal do ex-vereador Alcides Reis Pera, o Cidinho, e da vereadora e dublê de cantora gospel nos corredores legislativos de Navega City, Lu Bittencourt.
Implodiria
Mano Bob poderia tentar migrar para o PSD, mas, com o Bob lá e uma rejeição medonha, implodiria de vez a sigla. O que pode acontecer é o Bob sair e o atual prefeito Liba Top, ops, Fronza, deixar o União Brasil e se aprochegar no partido do Eron Giordani.
Não espirra e nem tosse
Além disso, se realmente o Bob estiver cansado, tem poucos nomes com viabilidade. O MDB lançou o nome do vereador Paulo Melzi, o Paulinho Meia Praia, a prefeito, mas, visando ser vice do Liba que, se for pra ter um manda-brasa de vice, escolheria outro vereador, o Jassanan Ramos, o Monan, que não espirra e nem tosse e faz tudo que seu mestre mandar.
Onze por um
A briga por uma cadeira na casa do povo dengo-dengo promete ser boa também. Com apenas 10 vereadores, existe a possibilidade de 11 candidatos por vaga, digo, cadeira. E, pra fechar uma nominata, só rezando pra ficar completa e competitiva. Salve-se quem puder!
Ditadura?
Só que parece que os ventos sombrios da ditadura voltaram a soprar do outro lado da vala em Navega City. Os perdigueiros de plantão que o digam. Segundo informações de dentro do reinado do prefeito Liba, Top, ops, Fronza, agora tudo dentro da administração virou motivo de procedimento administrativo. Se olhar pra cima, baixo, ou para os lados. Imagina a agonia dos zarolhos?
Fedeu
E isso tudo por causa de umas informações relacionadas a um tal contrato com uma empresa responsável pela coleta de lixo na cidade de Tudo Pode, digo, Navega City, que supostamente teriam vazado.
Tapetes...
A raça da língua (seus bocudos, raça de infelizes!!!), contam que esse marasmo é temporário, e que os tapetes do paço da beiradinha do nosso valão maior estariam abarrotados de tanta coisa que está sendo varrida pra baixo. E que chegará uma hora que a sujeira vai vazar. Ui!
John Lenon
O vereador com nome de cantor da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, John Lenon (PL), alinhando ações de fomento à sua pré-candidatura a prefeito, foi à capital paulista no início desta semana acompanhado dos empresários Valmir Amaral e Mílard Zhaf, onde se reuniu com o publicitário Sérgio Lima.
Estratégicos
Sérgio Lima participou do comitê de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), ocupando um dos cargos estratégicos e compondo o grupo responsável pela comunicação da campanha. Segundo John Lenon, a reunião foi excelente. Inclusive o vereador da cidade-mãe deixou claro que quer o publicitário compondo a sua equipe de coordenação da campanha eleitoral do ano que vem em Camboriú.
Cantar lá
John Lenon está esperando abrir a janela de filiação partidária pra cantar, digo, mudar de partido, seguindo o seu líder Fabrício Oliveira, atual prefeito da Dubai brasileira, que foi filiado ao Partido Liberal ano passado por Jorginho Mello, governador de Santa Catarina.
Prosa
O John Lenon foi para o Podemos, na época, por influência de Fabrício, e agora deve fazer o mesmo indo, provavelmente, para o Partido Liberal. Na semana retrasada, o vereador todo prosa foi recebido por Jair Bolsonaro em Brasólia.