Duas caras
A situação do PL de Itajaí não deve ser aceita como normal nos dias de hoje, quando todo mundo tem acesso às informações e o eleitor tá cada vez mais descolado da malandragem dos políticos profissionais.
Bate e assopra
O PL tem trocentos cargos no governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), até o seu presidente Denísio Dolásio Baixo mantém indicações, mas, ao mesmo tempo, aposta em oposicionistas pra 2024. Denísio tá com um pé em cada canoa, com a tchurma que bate e a outra que mama, digo, assopra. Dá-lhe acender vela pros dois defuntos...
Até a teta secar?
Será que o PL e seus comissionados pretendem ficar no governo até a teta murchar, digo, secar, pra depois se estrebucharem trabalhando para um candidato da oposição nas eleições de 2024 e sentarem os glúteos branquelos nas janelas do busão caso sejam vitoriosos?
Safadeza
É uma baita traição, safadeza, falta de caráter, se lambuzar até o fim pra depois dizer que são Robison Coelho (PL) ou Rubens Angioletti (PL) desde criancinha.
Quietinhos
Se tem dois caras que não se assossegaram nos dois mandatos do barbudinho Volnei Morastoni em apontar o dedo e fazer o maior escarcéu quando alguma coisa não funcionava bem no governo são os pré-candidatos a prefeito do PL. Mas a dupla Robison e Rubens fica bem quietinha e não diz uma vírgula sobre a situação da sigla no governo Volnei. Por puro oportunismo e gula por cargos. Que vergonha!
Vão aceitar?
E o pior: será que a tchurma em volta dos pré-candidatos do Partido Liberal vai aceitar ser mandada pelos governistas durante a campanha eleitoral e num novo governo em caso de vitória de um dos dois?
E agora?
Nem Rubens nem Robison se sustentam politicamente sem a oposição que os criou. Vão virar as costas pra quem sempre esteve junto ou quando chegarem no poder vão dar uma banana pro PL governista?
Manter a parceria
É por esse tipo de situação que o barbudinho Volnei Morastoni e seu filho, o barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos), tem conversado com a alta cúpula do partido, através do deputado federal Jorge Goetten (PL) e do governador Jorginho Mello (PL), para corrigir os rumos dos liberais na city e manter a parceria que deu certo até hoje. Não faz sentido um partido, na base, pronto pra trair um governo do qual faz parte.
Falta hombridade
O que falta, na raia miúda do partido e nos seus dois pré-candidatos, é hombridade, vergonha na cara e coragem para assumir o lado que estão e arcar com as consequências. Os pré-candidatos lideram o partido, e seus rumos, sob pena de não terem o controle político de suas vidas.
Tem lado
Não tem como ser oposição mamando, digo, com cargos comissionados, ou ser governista sem assumir o ônus de uma construção conjunta com o barbudinho. Não se pode confiar em quem não tem lado e fica em cima do muro se fazendo de desentendido, com cara de paisagem. Até as menores moedas, os centavos, tem cara ou coroa. Lado!
Falta hombridade 2
Ao fazerem ouvidos moucos para a situação, a dupla de dois assina um atestado duplo de oportunismo e falta de capacidade de liderarem uma cidade como Itajaí. Podem até ter chances de vitória e serem viáveis politicamente, mas se o eleitor cobrar o que tem cobrado muito nas últimas eleições, a tal da coerência, uma candidatura ladeira abaixo pode ser o triste final do Coelho e do galego.
Aloprou
O presidente da câmara de vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, o Fabiano Olegário, o Fabianinho, aloprou politicamente. Fabianinho cresceu na sombra do seu saudoso pai, o ex-prefeito Edson Olegário, o Edinho Galo, que foi até morrer seguidor dos preceitos brizolistas.
Fingindo
E Fabianinho, dia desses, zarpou com a vereadora Inalda do Carmo (União Brasil) pra pedir a bença ao ex-presidente Jair Bolsonaro e se aprumar no ninho do Partido Liberal. Foi se passar por conservador liberal.
Fez o L
O PDT estadual tem um processo em curso de expulsão de Fabianinho, porque durante a campanha do ano passado ele declarou um voto oportunista pra jogar pra plateia, mas seu histórico com o seu pai é de esquerda. Os linguarudos dizem que em 2022 Fabianinho “fez o L embaixo da mesa”.
Trocentos cargos
O Fabianinho nunca engoliu o fato de ter sido preterido e não ter conseguido emplacar de vice na reeleição do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Apesar de cabreirinho, continuou mamando na teta do governo, onde coleciona trocentos cargos. Os perdigueiros assopram que Fabianinho tem uns 40 cargos no executivo. Eitcha!
Manda e desmanda
Praticamente, a Secretaria de Saúde tá nas mãos do presidente da casa do povo. A manda-chuva da secretaria, a bela Elisama Freitas, faz o que o seu mestre, digo, Fabianinho, mandar, além da montoeira de cargos que ele comanda indiretamente.
Injeção vencida
O triste, aliás, é que mesmo o Fabianinho mandando e desmandando na Secretaria de Saúde a pasta não deslancha, não conseguindo implantar programas que venham ao encontro das reais necessidades do povo da cidade-mãe.
Aparecer
Agora, Fabianinho resolveu atacar a Secretaria de Educação de Camboriú, lascando em vídeo que foi em um educandário e estaria faltando merenda. Será que tá faltando mesmo ou é politicagem de quem não quer resolver, mas tentar aparecer? Assista o vídeo na coluna do JC em www.diarinho.net.
Patroa e madrasta
O Fabianinho espinafrou de que teria ido cobrar da Secretaria de Educação. O triste é que a patroa do Fabianinho é diretora de uma escola, nomeada pelo prefeito Elcio. E ainda tem a madrasta em um cargo na Fundação Cultural.
Fica esperto
Será que o PDT de Camboriú não tá fulo com Fabianinho e vai brigar por esses cargos? Além disso, quem manda no Partido Liberal regional é o prefeito da Dubai brasileira, o pop star Fabrício Oliveira, e o MDB tá agarradinho com a possibilidade de uma chapa em 2024.
Tudojunto
O manda-brasa também tá forte na base de apoio do governador Jorginho Mello do PL. Ou seja, pro Fabianinho levar uma invertida nessa lengalenga de conversa pra boi dormir e fazendo politicagem não é muito difícil.
Na areia
Repercutiram as notas da coluna criticando, com razão, o fato da Secretaria de Turismo da Dubai brasileira ter colocado o Encontro dos Amigos na mesma data do evento nacional e internacional Custom Show, trancando a avenida Atlântica e conturbando todo o trânsito no centro da cidade.
Sabotar?
Parece que a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú quer sabotar um evento que colocou Balneário na rota dos grandes eventos automobilísticos. Isso atraiu um público que se hospeda na rede hoteleira, sem falar nos restaurantes e no comércio em geral.
Sofrível
Deveriam apoiar e não prejudicar. Afinal, se querem fazer o Encontro dos Amigos na mesma data, por que não transferem pra faixa de areia, em vez de fechar a avenida Atlântica e promover o caos nos arredores? ?
Preconceito
No Dia do Orgulho LGBTQIA+, a excelência excelentíssima Anderson dos Santos (Podemos) usou a tribuna da casa do povo da Dubai Brasileira para destilar preconceito e falta de informação sobre a data.
Personagem
Ele disse que a sigla não pode ter orgulho, por serem promíscuos, andarem com as partes íntimas expostas, se referindo a eventos ocorridos na parada da diversidade, e finalizou dizendo que orgulho pode ter ele, de ser vereador, marido e pai. Nos corredores da câmara, só se falava que Anderson não passa de um personagem...e que qualquer hora dessas a casa dele cai.
Defesa
Em seguida da fala infeliz e pra lá de preconceituosa de Anderson, a vereadora Nena Amorim (MDB) saiu em defesa dos LGBTQIA+. Nena, que tem um filho gay, disse que tinha muito orgulho do mesmo.
Desencadear
Nena contou que o rapaz é casado há 19 anos, professor de carreira, adotou quatro crianças, e com a voz chorosa disse que o comentário do parlamentar “doía a alma”. Falou ainda que quando o filho se assumiu ela o acolheu, e que a fala do vereador poderia desencadear mais agressão a essas pessoas que são minorias.
Não querem
Como já escrevi na coluna, Anderson acha que com esse discurso terá chances de ter um espaço no PL da Dubai Brasileira. Este pançudinho escriba comentou, nessas mais do que atazanadas linhas, que os bagrões da sigla já espalharam por aí que não querem falsos moralistas no partido.
Só erra
E digo mais: será que o Deus que o vereador prega é o mesmo que discriminaria algumas pessoas? O que Anderson está fazendo é mostrar pro povo da praia alagada, ops, alargada, que ele é uma alma pequena. Desejou a morte de políticos de esquerda, agora com falas preconceituosas contra gays... Se errar de novo essa semana, já pode até pedir música no Fantástico. Oh dor!