Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

PSD já tem 45 prefeituras no comando


(foto: divulgação)


PSD se reúne, promove filiações e já tem 45 prefas catarinenses sob o seu comando

 

Medo

A história de que a Companhia Docas de Santos pode firmar parceria com a Autoridade Portuária de Itajaí para desviar parte de suas cargas para o nosso litoral, nebulosa e sem muitas explicações ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Medo

A história de que a Companhia Docas de Santos pode firmar parceria com a Autoridade Portuária de Itajaí para desviar parte de suas cargas para o nosso litoral, nebulosa e sem muitas explicações plausíveis ainda, foi o suficiente para causar uma dezena de arrepios em quem se lembra bem como funcionava o nosso terminal quando era vinculado à Doca de Santos.

 

Arnaldo brigou

Na época, o Porto de Itajaí não passava de um patinho feio, sendo depósito do restolho de linhas e cargas que não interessavam para o Porto de Santos. Foi por essa razão que o ex-prefeito, o alemão Arnaldo Schmitt (MDB) iniciou a briga e lutou tanto pela municipalização do porto. Agora, quando o passo deveria ser pra frente, a volta para a Companhia Docas é um baita tapaço na cara do povo de Itajaí.

Interesses políticos

Um influente leitor da coluna, que já foi de tudo um pouco na city e sempre dá seus pitacos, soprou, puto da cara: “estamos jogando no lixo mais de 30 anos de história, que deveria progredir para a iniciativa privada como Navegantes e, infelizmente, vamos continuar usando o porto pra bancar interesses politiqueiros, tanto de políticos quanto de donos dos sindicatos e seus advogados”.

Fazer a limpa

Vai ficar difícil para o vice-prefeito sabe de nada Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), que tem fama de gostar e se lambuzar com indicação de cargos comissionados, justificar que sua posse na Superintendência do Porto de Itajaí não é um acerto político. No mínimo, Sodré deveria exonerar todos os cargos políticos do porto, montando um time 100% técnico.

Fazer a limpa 2

Além dos cargos com altos salários e currículos duvidosos dentro do Porto de Itajaí, ao ser nomeado superintendente do Porto de Itajaí, Sodré também deve solicitar a exoneração de todos os nomeados no gabinete do vice-prefeito, uma vez que irá desempenhar a função de bagrão do porto. Só no gabinete do vice, são mais de 50 paus por mês em salários. Será que ele vai fazer a limpa?

Não é bem assim

O encontro que reuniu bagrões do PL nacional e estadual na Mariscolândia foi um evento dos apoiadores do deputado federal Zé Trovão, coordenado por um dos líderes do movimento pesqueiro da Santa & Bela Catarina, Luiz Américo Pereira, o Luizinho.

Não teve

Os puxas do Partido Liberal, garantem que o evento - que foi uma fiasqueira de público-, não teve nada a ver com reunião da Executiva Municipal do PL, como alguns fofoqueiros sopraram pra esse colunista.

Ciumeira

O que tá rolando nas internas do PL é uma preocupação dos partidos locais com o rápido crescimento da legenda do governador Jorginho Mello na Mariscolândia. O chefão do PL já foi definido pelas executivas estadual e municipal: Lucas Dias, que hoje trabalha no gabinete do deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz.

Contatos

Hoje, na Penha, Lucas é o político mais próximo da bancada estadual e federal do PL, e amigo próximo do governador Jorginho Mello. A intenção do PL é ter nome forte para a candidatura à prefa da capital do marisco, em 2024.

Não se acomodou

A advogada pexêra Fernanda Sell, candidata a uma vaga de desembargadora no Tribunalão de Justiça de Santa Catarina, não se acomodou com o primeiro lugar na votação do Conselho da OAB na última sexta-feira e fincou o pé na estrada em ritmo frenético de campanha. Agora a votação será direta, de todos os advogados do estado. Os seis mais bem colocados passam para a próxima etapa.

Start em casa

Mesmo com o nariz torcido de alguns dotores da lei da capital do estado, que ficam fulos da vida quando algum candidato do interior desponta na disputa, a Dra. Fernanda fez questão de dar o start da sua campanha em Itajaí, onde se criou e construiu carreira. “A advocacia da capital é representativa e importante, mas chegou a hora de alguém de fora do eixo chegar na disputa em igualdade de condições”, pontuou a doutora.

Rivalidades de lado

Na reunião, que juntou mais de 100 causídicos numa noite de segunda-feira, foi possível observar que a política interna da OAB foi deixada de lado. Membros da oposição e da situação estavam presentes, num claro sinal de que o currículo da Dra. Fernanda e o desejo de uma representação do interior no TJSC são tão grandiosos, a ponto de deixar as rivalidades locais de lado.

Agenda intensa

Fernanda lembrou aos colegas que faltam apenas duas semanas para a votação, a campanha é curta e o desafio de propagar a mensagem aos mais de 50 mil advogados aptos a votarem deve ser superado com o famoso corpo a corpo, físico e digital. A votação está marcada para o dia 11 de julho e, pelo fato de não ser obrigatória, exige ainda mais engajamento e um baita currículo do candidato para atrair o eleitor.

Foi pra lá

O ex-candidato a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Márcio Rosa, que atualmente respondia pela contabilidade da prefa, comandada pelo prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), pediu a conta e agora é chefe de Gabinete do prefeito de Piçarras, Thiago Baltt (MDB).

Liminar negada

Quando falo que a turma de puxas-sacos em volta do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) tá mais pra inimiga do que amiga, tem gente que ainda fica “p” da vida. Mas, no fim da tarde de segunda-feira, a equipe jurídica que faz a defesa do prefeito tomou mais uma na espinha na dona justa. Foi a terceira liminar negada, demonstrando que a piramidal tem feito tudo dentro da lei. Legal, mas imoral.

Quórum questionado

Dessa vez, os sabichões jurídicos do prefeito recorreram novamente à Dra. Sônia Moroso, choramingando que o parecer da Comissão Processante deveria ter sido rejeitado por dois terços da casa. A juíza deu um chega pra lá, dizendo que o quórum qualificado deve se aplicar apenas no caso do julgamento final, quando a pena é a cassação. No judiciário já está 3 a 0 pra piramidal. Que goleada!

Dão razão

Com as sucessivas perdas das ações no Poder Judiciário, os advogados que defendem o prefeito acabam dando razão e fortalecendo o discurso dos patrocinadores do Show do Golpe. Este pançudinho nunca escondeu o que pensa do processo de impeachment, que não passa de uma vingança, mas parece clara a falta de habilidade e estratégia dos puxas do alcaide em enfrentarem o tema. Renova a tua equipe, Volnei.

Não tem votos?

E isso que a base aliada, em tese, tem votos suficientes para sepultar o impeachment do prefeito e do vice. Com votos para enfrentar logo o julgamento e parar essa sangria, voltando o foco para a cidade,  para o que realmente importa, porque recorrer tantas vezes ao judiciário e só tomar na cabeça é dose. Será que os edis da base não inspiram tanta confiança no prefeito? Possível.

Manobrando?

Um dos motivos para tantos recursos e ações no judiciário seria o medo de que o vice-prefeito, o sabe de nada do Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), manobre votos para cassar o barbudinho e livrar a sua pele do impeachment, assumindo o trono, à moda Temer.

Balançando

Com os dois votos do PDT, Paulinho Amândio e o barbudão Douglas Cristino, traindo o Volnei, Sodré já seria prefeito. Isso sem contar a instabilidade do Bruno da Saúde (MDB) e o apoio volúvel do bigodudo Laudelino Lamim (MDB).

Protagonismo

O PSD da Santa & Bela Catarina promoveu um painel intitulado “O protagonismo de Santa Catarina” na última segunda-feira, na capital manezinha, com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab e do governador do Paraná, Ratinho Júnior. O partido filiou uma gama de prefeitos, vice-prefeitos e outras lideranças.

Salvaro e Dalago

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o de Bombinhas e presidente da Amfri, Paulinho Bagual, ops, Dalago, assinaram a ficha na sigla. No total, sete prefeitos embarcaram na canoa do PSD e nove vice-prefeitos, também, adeririam, totalizando 45 prefas nas mãos da sigla.

Estado caro

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab,  destacou a necessidade de oferecer um serviço eficiente pro povão: “Infelizmente, hoje temos um estado caro, que não entrega para a população o suficiente para seu crescimento. O desenvolvimento do Estado está atrelado a um bom serviço público.”

Simplificar 

Já o governador do estado vizinho, Ratinho Júnior, reforçou a necessidade de uma reforma tributária. “Precisamos simplificar a cobrança de impostos. A forma como a carga tributária está desenhada hoje suga dinheiro e tempo da iniciativa privada.”


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Quem é o dono do barco premiado?

JotaCê

Quem é o dono do barco premiado?

Time ABF Vaccaro

Jackie Rosa

Time ABF Vaccaro

Green no Black Friday

Charge do Dia

Green no Black Friday

A vida brota, a notícia pulsa

Clique diário

A vida brota, a notícia pulsa

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro

Casos e ocasos

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro




Blogs

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Pediu pra mandar embora

Blog do JC

Pediu pra mandar embora

O Casarão Heusi é de Itajaí

Blog do Magru

O Casarão Heusi é de Itajaí

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

VersoLuz

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.