JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Convenção do PL não encheu um busão
Não lotou um busão. Reunião do Partido Liberal em Penha reuniu “estrelas” da sigla, mas não empolgou
Não passou
O projeto do vereador e dublê de pastor Adriano Klawa que pretendia obrigar as escolas públicas e privadas de Itajaí a instalar portas com detector de metal pra controle de entrada dos alunos, e que trazia despesa obrigatória ao município e aos donos de escolas particulares, não vai virar lei.
Veto mantido
Isso porque a piramidal casa do povo aprovou, com oito votos contrários e seis favoráveis, o veto do executivo ao projeto de lei por se tratar de algo inconstitucional, com vício de iniciativa na criação de atribuição e o aumento de custos não previstos à municipalidade. Embora tenha recebido a maioria de votos contrários, eram necessários pelo menos nove votos pra derrubar o veto. Agora, o projeto será arquivado.
Câmara se salvou
O fato do vereador Miacho Otto Quintino (Republicanos) não ter participado da sessão, que possivelmente daria o nono voto pra oposição rejeitar o veto do executivo, acabou sendo bom pra própria câmara, que correria o grande risco de tomar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) caso o projeto de Klawa virasse lei.
Jogar pra torcida
O projeto da excelência excelentíssima certamente foi muito mais pra “jogar pra torcida” neste momento, até porque, além de gerar despesa não prevista, aumentaria o quadro de servidores nas escolas e creches e custos até da iniciativa privada.
Desacordo
O projeto está em total desacordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois essa “revista” nas entradas das escolas iria submeter as crianças e adolescentes a constrangimentos, o que é crime. Pensa na confusão!
Atraso gigante
Além disso, essa vistoria ou revista só poderia ser realizada na presença dos pais ou responsáveis dos alunos, ou alguém do conselho tutelar, fato que modificaria totalmente a rotina das famílias pra levarem seus filhos à aula.
Volta ao mundo
Imagina quanto tempo levaria pra passar o detector de metais nos jovens e mochilas e verificar do que se trata, em caso de apitar o aparelho por causa de um clips ou apontador, purexemplo. A criançada ia ter que chegar às 6h da manhã pra ter a aula às 8h.
Vigilância armada
Por outro lado, a tão aguardada vigilância armada nas escolas e creches de Itajaí vai sair. A empresa vencedora da licitação da prefa pexêra, a Orbenk Serviços de Segurança, foi anunciada na última quinta-feira e os vigilantes deverão estar em todas as unidades municipais e credenciadas a partir do início de julho, dando mais segurança aos pequenos e professores.
Etapa vencida
O Conselho Estadual da OAB/SC reuniu-se na sexta-feira para sabatinar os candidatos a uma vaga de Desembargador do Tribunalão de Justiça da Santa & Bela Catarina, na chamada quota do Quinto Constitucional, que é destinada aos membros da advocacia e do Ministério Público. A candidata pexêra Dra. Fernanda Sell deu show e foi aprovada com a melhor votação. Mais uma etapa vencida!
Recalque
As últimas disputas do Quinto Constitucional dentro da OAB da Santa & Bela demonstraram que o recalque come solto entre os advogados. Todos os últimos desembargadores do TJSC nomeados na cota da OAB, assim que despontaram com chances de vencer a disputa, receberam pedidos de impugnações de todo tipo, a maioria sem pé nem cabeça, o que demonstraria a inveja dos coleguinhas.
Maior pentelho
E um dos maiores pentelhos tem nome e residência na city pexêra, o João Sem Kombi Martins, que nunca se colocou à disposição para construir algo positivo e se apega na própria pequenez para tentar rebaixar aqueles que concorrem com chances reais de vitória. O chumbo do pai da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), nessa disputa do quinto, foi mirado pra Dra. Fernanda Sell.
Impugnou
João protocolou uma impugnação contra a conterrânea. Durante a sessão do conselho, a impugnação do Sem Kombi foi julgada improcedente por unanimidade e ridicularizada por vários conselheiros. Até ex-presidentes da Ordem detonaram o xarope.
Late mais alto...
...que daqui eu não te escuto. A turma em volta da candidatura da advogada pexêra não caiu na provocação antes do julgamento da impugnação e chegou a comemorar a entrada do João Sem Kombi na campanha contra ela.
Onde ele está
Isso porque, segundo o mundo jurídico, onde o João Sem Kombi está, a grande maioria das pessoas não quer estar. É o tipo de cabo eleitoral que ajuda muito mais estando com o adversário do que ao lado.
Lorota
Com o julgamento unânime pela improcedência da impugnação e a votação expressiva da candidata, ficou confirmado que era só inveja e recalque mesmo. Engraçado que, em 2020, quando sua filha não agregou ninguém de expressão pra apoiá-la ao ser candidata a prefeita, sem qualquer motivo, João saiu com a lorota de que era machismo o que fizeram com a galega.
Modus Operandi
Se for levar por esse lado, então João estaria sendo machista com a Dra. Fernanda Sell, já que acusou todos que se posicionaram contra a minha ex-musa de machistas... Pra quem conhece bem o modus operandi, se bobear, agora o ataque do Sem Kombi deve partir para questões pessoais, com mentiras e leviandades típicas de um mau perdedor. Depois não sabe porque não tem amigos!
Mixaria
Reunião do Partido Liberal na Mariscolândia com a presença do deputado estadual bocudo e entisicado Ivan Naatz, o federal Zé Trovão e até o Jair Renan Bolsonaro, o filho zero quatro do ex-presidente Jair Bolsonaro, reuniu uma mixaria de 60 pessoas em Penha, sendo que menos da metade é nativo da cidade.
Tavam lá
Até o sumido empresário bocudo que promovia griteiros e é acusado pela PRF de supostamente ser um dos financiadores dos bloqueios nas estradas, Emílio Dalçoquio, estava presente no encontro. A falta de “público” no evento, que não lotou um busão, repercutiu negativamente na Capital do Marisco. O Zé Trovão fez 650 votos na cidade e deve estar pensando: “cadê os meus votos?!”
Goela abaixo
Há quem diga que a presidência do Partido Liberal, imposta goela abaixo pelo assessor do deputado Naatz, Lucas Dias, não teria sido bem deglutida entre os filiados. O Lucas tem pretensões políticas, encaminhadas por seu padrinho, digo, assessorando, o Naatz.
Congestionamento
O problema é que existe um grande congestionamento de candidaturas no Partido Liberal de Penha. O ex-vice-prefeito Lindomar Ezier Schulle Filho não abre mão de ser cabeça de chapa em 2024.
Se achegar
Já o ex-presidente do legislativo, Isac Hamilton da Costa, e o atual vereador Everaldo Dal Pozzo, o Italiano, aceitariam ser pré-candidato a vice-prefeito. Tem ainda o ex-candidato a prefeito, o Júlio Cesar Duarte da Silva, o Júlio Lanches, que também quer se achegar e ser cabeça numa candidatura liberal no ano que vem.
Isac governo
Por conta da presidência sem muita conversa do Lucas Dias, o ex-vereador Isac teria recebido convite do PSD, que será presidido pelo Edpo Bento, ex-bagrão do primeiro escalão do atual governo, ocupando no primeiro momento a Gestão de Águas e depois o Turismo, é um fiel escudeiro do prefeito Aquiles da Costa (MDB). Ou seja, o PSD será governo...
Sonho
O senador Jorge Seif, o zero meia (PL), sofreu uma queda em sua casa e acabou quebrando o punho, tendo que enfaixar e colocar o braço em uma tipóia. O Seif brinca que estava sonhando com o presidente Lula e acabou caindo e se machucando. Então, não foi sonho, e sim pesadelo...
Na lida
O presidente do MDB pexêro, Wilson Rebello Júnior, o Rebelinho, silenciosamente tem arregimentado forças visando o pleito de 2024 e estaria filiando muitos nomes expressivos com esse intuito. Hummmm...