Afastamento
Na esfera civil e criminal, o promotor Milani Maurílio Bento pediu o afastamento e a penalização dos envolvidos, no caso bagrões da esfera pública, entre eles o secretário de Saúde, Emerson Duarte, diretores da pasta e o empresário que vendeu as máscaras durante a pandemia.
Superfaturamento
O promotor acusa os envolvidos de um suposto superfaturamento, alegando que isso causou um prejuízo de cerca de oito milhões de reais aos cofres públicos. Milani pede que os valores sejam ressarcidos aos cofres públicos.
CPI
A denúncia no caso das máscaras nasceu de uma acusação da minha ex-musa BBB, a Don Quichata, Anna Carolina (PSDB). O caso rendeu uma nebulosa Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na piramidal casa do povo.
Máscaras da discórdia
O articulista sempre defendeu a compra de máscaras pelo poder público durante a pandemia. A máscara foi refutada por muitos, mas o seu uso ajudou a preservar e salvar vidas. Lógico que não se pode compactuar com ilegalidades ou tramoias...
Descascar
Cabe ao poder executivo se pronunciar sobre o suposto superfaturamento das máscaras. Na justiça, todos os acusados terão direito à defesa e ao contraditório. Mais um pepino grosso pra ser descascado, em lágrimas, pelo governo Volnei.
Desgastado
O que se escuta nos bastidores da prefa pexêra é que o atual secretário de Saúde, o Emerson, foi listado no passado como um nome forte pra concorrer como um candidato do governo pra suceder o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) em 2024, mas, estaria desgastado pela fraca atuação frente à pasta, uma das mais difíceis de qualquer governo.
Pá de cal
A situação do pedido do Ministério Público do seu afastamento pode ser uma pá de cal nas pretensões políticas. A dificuldade de nomes é tão grande que se ventilou nos corredores a possibilidade de que o ex-vereador que hoje ocupa a secretaria de Administração, Murilo Pereira (PL), seja alçado pra comandar a secretaria de Saúde.
Tapa
Outro nome que sempre desejou a Saúde é o do vereador Bruno da Saúde (MDB) que dava o tapa e escondia a mão. Ele sempre fez de tudo pra derrubar o secretário e assumir o posto. Vamos acompanhar os desdobramentos dessa situação.
Fabianinho e Inalda
Abonados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado Federal Jorge Goetten, os vereadores Fabiano Olegário, o Fabianinho que era PDT e Inalda do Carmo que estava no União Brasil, já estão com os dois pés no Partido Liberal da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador.
Prefeito e vice
Os comentários dos bocas de caçapa é que as excelências excelentíssimas de Camboriú devem formar a dupla pro executivo de Camboriú e ainda com apoios do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) da Dubai brasileira e do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL). Hummmmm...
Universidade Gratuita
Governador Jorginho Mello (PL) e sua equipe iniciaram uma mobilização mais intensa nesta semana em torno dos parlamentares visando a aprovação do seu principal projeto de campanha, o Universidade Gratuita.
Convencimento
Objetivo principal é o convencimento de que o projeto original, além de ser “revolucionário na educação”, é satisfatório e benéfico tanto para os estudantes e instituições, pois concede 80% dos recursos para as universidades comunitárias – Sistema Acafe -, e 20% para as privadas.
Mudanças?
Há quem já aposte nos bastidores da leleia, numa proposta meio termo como carta na manga, caso cresçam as resistências, na base de uma divisão 75%, 25%, respectivamente para comunitárias e privadas.
Inclusão
Outra possibilidade de mudança comentada nos bastidores do parlamento estadual é quanto à inclusão de quem busca uma segunda graduação, a retirada dos cursos à distância e o entendimento de alguns de que a regra de que, só pode aderir ao programa quem mora há mais de cinco anos em SC pode gerar ações judiciais.
Convencimento
Para aparar arestas na bancada do governo, a do PL, e a maior da Alesc, com 11 integrantes, foi realizada reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Estener Soratto Júnior, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, além da Secretária – Adjunta, Patrícia Lueders, sobre detalhes e “benefícios “do projeto Universidade Gratuita.
Oportunidade histórica
Para o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz, não há dúvidas de que “o projeto representa uma grande e histórica oportunidade de acesso ao ensino superior, ampliando ainda mais os índices catarinenses nesta área e as perspectivas de conhecimento profissional para melhoria de emprego e renda no futuro.”
Dúvidas
Já o deputado Jessé Lopes, mesmo ausente da reunião, já revelou publicamente que ainda tem certas dúvidas sobre o projeto. Outros, à boca pequena, teriam comentado que há certas prioridades mais relevantes no setor educacional estadual catarinense, como a reforma da estrutura de dezenas de escolas do ensino fundamental.
Em julho
De qualquer maneira, as previsões otimistas do governo são as de que no dia 5 de julho, ou no máximo dia 12, o programa Universidade Gratuita será aprovado na Santa & Bela Catarina. Ou não?!
Novo líder
Por outro lado, a deputada conservadora Ana Campagnolo, que também não compareceu nesta última reunião de bancada do PL, licenciada essa semana para tratar de questões de saúde, deixou recado confirmando que está repassando o cargo de Líder da bancada do partido ao colega, o deputado mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto.
5G
Autor da lei que adequou a legislação de antenas para o recebimento da tecnologia 5G na ex-capital do carvão, Criciúma, o vereador Nícola Martins (PSDB), marcou presença na casa do povo de Camboriú. A convite do vereador Marlon Borsatto (Cidadania), o parlamentar criciumense falou sobre a elaboração do seu projeto e do movimento que provocou na região Sul da Santa & Bela Catarina.
12 cidades
O resultado foram as 12 citys da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) prontas para o recebimento do 5G, o que, de acordo com Nícola, deve adiantar a chegada da tecnologia na região. “E é um grande motivo para comemoração, já que o desenvolvimento das nossas cidades passa pelo avanço tecnológico e pela capacidade de conectividade”, destaca o parlamentar.
Estado a fora
Ele ainda conta que já levou a sua expertise a Lages. A convite do legislativo, por meio do vereador Agnelo Miranda (PSD), foi interlocutor em audiência pública sobre a implantação da tecnologia. Outra casa legislativa que também o recebeu foi a de Braço do Norte, a convite do vereador Elton Heidemann (PSD).
Drogas
“Um dia importante para o Brasil, para as famílias catarinenses e para a luta contra as drogas,” afirmou o deputado federal Ismael dos Santos (PSD), durante a instalação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Drogas em Brasólia.
Prevenção e combate
“A partir de agora, deputados e senadores trabalharão juntos pela prevenção e combate às drogas, por políticas e ações efetivas, a exemplo do trabalho que realizamos, em Santa Catarina, na Comissão de Combate e Prevenção às drogas”, destaca Ismael.
Urgente
Durante a instalação da Frente, o deputado citou a tragédia da galega Blumenau, para lembrar que foi a droga que destruiu quatro famílias catarinenses e que a missão contra as drogas é urgente. “Acompanhei as famílias no dia da tragédia, fui ao velório e fui com elas até o STF para falar que essa tragédia”, contou.
Reintegrados
Ismael também destacou o trabalho realizado no estado por meio do projeto Reviver, idealizado enquanto presidente da Comissão de Combate e Prevenção às drogas, da Alesc. “Mais de 25 mil pessoas tiveram a oportunidade de reintegração na sociedade”, disse.
Estimular
A frente será presidida pelo senador Magno Malta. Duzentos e nove deputados e oito senadores já aderiram ao grupo que pretende estimular ações relacionadas ao combate às drogas; estudar e propor políticas públicas; aperfeiçoar a legislação que trata do enfrentamento ao seu uso abusivo; acompanhar as descobertas científicas, estudos e boas práticas no enfrentamento desta problemática.
Políticas públicas
Além disso, a frente buscará manter ações de integração da comunidade, intercâmbio entre entidades e órgãos nacionais e internacionais, visando cooperação a troca de experiências que viabilizem a implementação de políticas públicas sobre drogas ilícitas.