Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Tempos nebulosos no Porto


Tempos nebulosos no Porto
(foto: divulgação)

A licitação para arrendamento provisório do Porto de Itajaí não teve interessados em tocar o terminal. Quando será que voltaremos a ver essa imagem do berço movimentado? 

 

Nenhum interessado

A licitação para arrendamento provisório do Porto de Itajaí, aberta na tarde de quarta-feira, demonstrou o que a coluna deste pançudinho já previa: nenhum interessado em operar o nosso ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Nenhum interessado

A licitação para arrendamento provisório do Porto de Itajaí, aberta na tarde de quarta-feira, demonstrou o que a coluna deste pançudinho já previa: nenhum interessado em operar o nosso terminal nos próximos seis meses pelas condições expostas no edital.

 

Tiro na alma

É mais um baita tiro na alma da nossa querida cidade, dos trabalhadores portuários avulsos e de toda população pexêra. Mais uma demonstração, infelizmente, de quanto o amadorismo pode matar nosso porto.

Vergonha comissionada

Partindo para mais de meio ano sem navios, com queda na arrecadação para o município, diminuição dos ganhos dos trabalhadores portuários avulsos em mais de 90%. Isso chama a atenção para o quadro de bagrões comissionados do Porto de Itajaí, e seus altos salários rigorosamente pagos em dia. Se o porto está em crise porque  o cabidão de empregos de primeira linha não se demite para não ficar ainda mais feio?

Cortar na carne?

E o que falar dos linguarudos de plantão que sopram que, após a definição da manutenção da Autoridade Portuária Pública junto ao governo federal, as conversas estão travando porque o Porto de Itajaí se nega a apresentar uma estrutura enxuta, cortando na própria carne os comissionados incompetentes que não deram conta de movimentar um terminal como o nosso? Difícil de acreditar nisso.

Custo alto

Só com comissionados, o custo mensal do Porto de Itajaí ultrapassa 400 mil reais. O menor bagrinho não ganha menos do que 13 contos por mês. E o pior é olhar alguns nomes desses mamadores e ver que o currículo não importa. O critério  é ser irmã do vereador tal, ex-cunhado do vice-prefeito, ou até ex-coordenador de trânsito, que tem na boquinha no porto um prêmio de consolação.

Castigo

Só de castigo pra essa turma, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) deveria colocar o povo pra trabalhar por 10% desses altos salários até a situação se normalizar ou ganhar o aviso. Se o trabalhador portuário avulso sofre com isso, por que não demonstram solidariedade? Duvido que algum dos comissionados estrelares topasse. A maioria está lá por amor ao holerite, por política partidária e não pela cidade. É o fundo do poço.

Portonave

Em nota, a Portonave se manifestou sobre o caso do Porto de Itajaí e o fato do ex-secretário Nacional dos Portos do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, estar trabalhando no terminal. A Portonave repudiou as especulações e afirma que trabalha com elevados padrões de conduta e ética. Leia a nota completa no Blog do JC - https://diarinho.net/blog/5.

Caos

Vira e mexe tem baita evento no Expocentro Balneário Camboriú Julio Tedesco, o que traz divisas pra Dubai brasileira. Agora, o que não pode mais acontecer é a inanição por parte da prefa que não mobiliza seu aparato pra cuidar do trânsito  infernal no entorno do local.

Acordem!

Já passou da hora do empreendimento e o município se coçarem pra que quem promove os eventos e, principalmente quem vai até lá participar, não padeça por conta do caos que se transforma o trânsito. Não se vê um guarda, uma marcação nas vias. Acordem, senhores!

Pito do MP

O promotor do Meio Ambiente de Itajaí deu um pito nas otoridades responsáveis pela revisão Plano Diretor de Itajaí. O representante do MP não aceitou os argumentos do secretário de Desenvolvimento Urbano, o se achão do Rodrigo Lamim, e determinou que a piramidal pexêra devolva o projeto para que o Urbanismo realize audiências públicas com o povão.

Debate elitizado

Na verdade, o responsável pela área ambiental do Ministério Público ficou cabreiro com a burrada do Lamim em não respeitar a legislação federal, em especial o Estatuto das Cidades, e não submeter o resultado final do plano a audiências públicas antes do envio do projeto para a piramidal. Segundo linguarudos, o debate através dos delegados é elitizado e exclui o povão de dar seu pitaco final.

Se manda sozinho

O problema disso tudo é que não há quem tenha culhão para mandar no Rodrigo Lamim. Ele se manda sozinho e faz o que bem entende dentro da pasta. A falta de diálogo e a arrogância dele, que volta e meia tá provocando o povão em audiências ou nas redes sociais, fez com que o “Professor de Deus” tomasse uma recomendação do MP nas costas e mais uma vez o plano perca tempo e o setor não tenha a regulação que merece.

Rei na barriga

É nítida a falta de diálogo do Lamim, inclusive com outras pastas do próprio governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Se tivesse consultado a Procuradoria do Município, ou então dialogado com o Ministério Público antes de ser chamado na chincha, ou até antes de enviar o Plano Diretor, esse desgaste poderia ter sido evitado. Mas, com o rei na barriga, o secretário não ouve ninguém. Imexível, o cara. Capaz do Volnei cair e ele ficar lá agarrado na pasta.

Refém do sistema

Fica nítido que o barbudinho Volnei Morastoni sofre no final do seu governo com o sistema de feudos que criou loteando pastas entre “tribos. Com o cansaço de fim de festa, ops, de mandato, cada um tá só pensando no seu umbigo e no seu futuro, sem se importar com o que o colega pensa, ou então até mesmo com o que determina a legislação. Mais uma bola fora do Lamim, que passa longe de ser a primeira e nem será a última.

Desculpa velha

Depois, não adianta jogar para piramidal pexêra a velha desculpa de que as coisas demoram ou são embarrigadas quando chegam por lá. Se for falar em Urbanismo nessa gestão, é bom lembrar que a legislação do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), que era responsabilidade do Lamim fazer, acabou tendo que ser abraçada pelo legislativo, que não negou o serviço e enfrentou o tema depois de carcada do judiciário.

Resultados

O secretário de Obras da Dubai brasileira, o Osmar Nunes Filho, o Mazoca, tem se desdobrado pra atender as demandas da nossa capital do turismo. Enquanto muitos fazem apenas política, pensando em seus excelentíssimos umbigos, o Mazoca trabalha e entrega resultados pra cidade.

Consciência ambiental

A piramidal casa do povo pexêra está realizando um concurso intitulado “Coleta Premiada”, com finalidade de arrecadar de escolas públicas o maior número de bagulhada, digo, resíduos eletrônicos, estimulando a consciência ambiental.

Em baixa...

Em que pese a ideia de conscientizar ser louvável, tem bocudo de plantão fulo da vida porque a piramidal está oferecendo recompensa de até 10 mil reais pra quem arrecadar mais. Pasmem: só de recompensas são quase 40 mil reais. E tudo isso porque a Câmara de Vereadores anda miadinha e muitos (ainda bem que nem todos) tão sem moral perante o povão.

Dinovo 

E a coisa anda virando moda. Há tempos atrás, o legislativo fez outro concurso com as escolas municipais para aqueles que fizessem o melhor texto numa campanha contra a violência doméstica. Ali já recompensaram com valores. Hummmmm...

Gastança

Ademais, essa vergonheira com gastança do dindim público chega próximo ao que estão discutindo na piramidal na comissão processante do processo de impeachment do prefeito barbudinho Volnei Morastoni. Lógico que uma coisa é uma coisa e outra é outra, mas...

Ladeira abaixo

É triste saber que os nossos caçadores de recompensas, ops, excelências excelentíssimas, têm que bolar concursos e ter que recompensar a gurizada das escolas municipais pra ver se conseguem ficar bem e aparecer no meio do povo. Que fase, hein? 

Rachou

Nos corredores da casa do povo da Dubai Brasileira o que se fala é que o MDB está rachado em dois grupos. Um formado pelo cover de vampiro, o vereador Nilson Probst, e o outro pelo Quero-Quero e secretário de Educação, Marcelo Achutti.

Disputa

Dizem que a briga é pra saber quem será o vice do deputado mais sorridente do mundo, Carlos Humberto (New-PL). Há quem diga que o sapatinho nem vai concorrer à prefeitura da praia alagada, ops, alargada, mas que a briga tá feia pra quem será o seu vice.

Sem espaço

Outra disputa é para fazer parte do PL na próxima eleição. Muitos vereadores do Podemos e partidos menores querem concorrer no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, já que o filho 04, o Renan Bolsonaro, será o “puxador de votos” tal qual a deputada Ana Campagnolo no estado na eleição de 2022.

Fila...

A briga tá tão feia que tem vereador do PL que está querendo zarpar do partido e ir pro MDB pra tentar se eleger… como é o caso do secretário de Desarticulação, ops, Articulação, Cristiano. E os nomes que querem fazer parte do PL está cada vez maior: Kaká Fernandes, David La Barrica, Alessandro Teco, Anderson Santos, Omar Tomalih… Será que vai ter espaço?


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Quem é o dono do barco premiado?

JotaCê

Quem é o dono do barco premiado?

Time ABF Vaccaro

Jackie Rosa

Time ABF Vaccaro

Green no Black Friday

Charge do Dia

Green no Black Friday

A vida brota, a notícia pulsa

Clique diário

A vida brota, a notícia pulsa

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro

Casos e ocasos

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro




Blogs

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Pediu pra mandar embora

Blog do JC

Pediu pra mandar embora

O Casarão Heusi é de Itajaí

Blog do Magru

O Casarão Heusi é de Itajaí

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

VersoLuz

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.