PEC do Zanin
Em Brasília, o deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL) está mobilizando os colegas parlamentares para apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe limites na indicação dos ministros do STF pelo presidente da República.
Alusão
A alteração constitucional quer impedir o ingresso de ministros que tenham vínculo próximo com o presidente. Chamada de “PEC do Zanin”, a proposta faz alusão ao último indicado para a Suprema Corte, Cristiano Zanin, que atuou na defesa do presidente Lula (PT) durante os processos da operação Lava Jato.
Isento
“Entendo que a indicação para o STF não pode ser uma espécie de ‘prêmio’ a um amigo, parente, assessor ou advogado do presidente. Como este ministro vai poder julgar de forma imparcial? O judiciário precisa ser isento de qualquer sentimento de gratidão ou compromisso moral”, defende Goetten.
Novas regras
Além do regramento já estabelecido, a nova PEC propõe que o ministro não poderá ser indicado se tiver alguma das seguintes formas de vínculo com o presidente da República: relação contratual, comercial ou jurídica; parentesco ou amizade íntima; prestação de serviço de ordem pessoal ou profissional; tenha exercido cargo no primeiro ou segundo escalão do governo (inclusive administração indireta) e filiação partidária durante o mandato do presidente.
Atingir
O deputado Jorge Goetten espera atingir o número necessário de assinaturas para a apresentação da PEC até o final desta semana. Para que a PEC seja aceita pela mesa diretora da câmara federal em Brasólia, e siga a tramitação, são necessárias 171 assinaturas.
Vergonha
Que situação vergonhosa a que foi vivida por um dos sobreviventes do naufrágio. Após passar horas no mar, ser retirado com hipotermia e desidratação, ficou por dois dias em uma maca no corredor de um hospital esperando vaga em UTI. A situação lamentável ganhou o noticiário nacional. Esse pescador foi salvo duas vezes. Uma pela Marinha e outra pela imprensa. A notícia original foi dada pela NSC.
Perecer
É triste ver tantos discursos de que somos uma potência na economia, qualidade de vida, geração de empregos, entre outros discursos, se em um caso desses o sobrevivente fica abandonado em uma maca porque o hospital tá lotado. E faz perceber que outros catarinenses, abandonados à própria sorte, devem perecer nas macas no nosso “estado modelo...
Gemendo de frio
Outro caso deplorável é do vídeo que foi estampado no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, da moradora da Dubai brasileira que chamou o Resgate Social e a Guarda Armada por conta de um morador de rua que gemia na madrugada congelante de um dos metros quadrados mais valorizados do país.
Exclusão
Lógico que é falha do sistema, falha da prefa, falha do resgate social e falha da Secretaria da Exclusão, ops, Inclusão Social, comandada pela minha musa pink Christina Barichello. Uma vergonheira deixar uma pessoa gemendo de frio sem que venham socorrer. Se o morador de rua tivesse morrido, de quem seria a culpa? Viraria estatística, apenas isso, e seria esquecido.
Incompetência
Não quero crer que em uma cidade como a Dubai brasileira a esfera pública deixe os moradores de rua ao léu pela incompetência de gestores que não tem condições de enfrentar o problema social. Se não tem capacidade, condições, tem que pegar o boné e dizer tchau.
Redenção
A cérebro pink Christina Barichello e seu fiel escudeiro, João Passos, tentaram convencer de tudo quanto é jeito de que o melhor pra cidade é que a Secretaria de Exclusão, ops, Inclusão, necessita contratar um instituto pra poder tratar do problema dos moradores de rua. Isso alegando que o município não tinha estrutura material e humana pra resolver. É pracabá!
Pecado
Chegaram a contratar, mas o então prefeito em exercício, o David La Barrica (Patriota), mandou suspender (ou foi cancelado?) a contratação de milhões por supostas irregularidades. E, pelo que se sabe, ainda teriam valores que teriam que ser devolvidos. A redenção desse jeito não chega de jeito nenhum...
Jesus na praia
Interessante a postagem nas redes sociais do prefeito rei do pop Fabrício Oliveira (New-PL), feita através de inteligência artificial, onde conclamou seus seguidores pra refletir: “Já imaginou Jesus e seus discípulos andando em nossa praia de Balneário Camboriú?” Acho que Jesus não ia caminhar na praia com essa situação. Não ia mesmo!
Amai-vos
Ora, o maior mandamento é “amai-vos uns aos outros”. Ou seja, na difusão e na prática da fé é preciso amar o próximo e o prefeito tem se mantido calado com o processo da pink pra contratação do instituto, e também nesse desamor com as pessoas que estão na curva da vida, principalmente nestes dias de friaca medonha.
Nas ruas
Jesus, que andava descalço, sujo, suado, barbudo, lá em Nazaré na Galileia, com certeza não ia passear pelas areias da praia sem se preocupar com os moradores de rua, as pessoas que estão ao largo e que muitas vezes querem tentar esconder dos olhos de todos. Antes de passear nas areias da praia alagada, ops, alargada, ia dar uma boa olhada no resgate social que parece não resgatar...
Carcou
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), desgrudou da cadeira estofadinha da piramidal casa do povo e foi viajar com a família. A galega disse que é o rodízio natural da sigla e, com isso, quem assume o posto é o Rodrigo Truppel. Os bocudos dizem que vai ter um período de paz no legislativo. Arreda, raça de infelizes!
Saudoso
O emplumado advogado Rodrigo Truppel fez mais de 600 votos na eleição de 2020 e é filho do saudoso ex-vereador e ex-chefe de gabinete Adiel Truppel. O Adiel, que também era advogado, construiu sua história política no MDB e depois comandou o PSB e foi chefe de gabinete do barbudinho Volnei Morastoni em seu primeiro mandato.
Mediação e equilíbrio
Se o Rodrigo seguir a linha do seu saudoso pai Adiel, vai pela mediação, equilíbrio e inteligência... Com certeza sua passagem, apesar da brevidade de 31 dias, será marcante e produtiva na piramidal.
Carlos Humberto e Renan?
Fontes da Dubai brasileira garantem que o Partido Liberal da Dubai brasileira pretende sair em chapa pura rumo ao paço dos altos da Dinamarca. E que o cabeça de chapa, pré-candidato a prefeito, é o deputado mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto, e seu vice é o Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Será que será?
Ramon lá
Há quem garanta que o ex-vice-prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Ramon Jacob, deve se filiar ao Partido Liberal e ser o coordenador da sigla em Camboriú, principalmente trabalhando com o intuito de fazer um nome chegar ao paço em 2024. Hummmm...
Mário vem aí
O conhecido empresário Mário Pera, que já foi candidato a prefeito, deve retomar o seu intuito de estar no comando de Bombinhas em 2025. Ele foi o segundo mais votado nas eleições de 2020 e tem aglutinado apoios, sobretudo de muitos descontentes da atual administração. O Mário Pera é pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal no ano que vem.
Tirou
Linguarudos de plantão alardeiam pelos quatro cantos de Navega City que o prefeito blogueirinho Liba Top, ops, Fronza (UB), que já deixou de ser top há bastante tempo, tirou das suas redes sociais todas as suas fotos com o delegado de polícia afastado na semana passada suspeito de suposta extorsão.
Sumiu
A raça da língua estirada dengo-dengo alardeia ainda que outro nome que foi arrancado das redes sociais do alcaide Liba Fronza foi o atual (ou ex) secretário de Saneamento Básico de Navega City, Valério Campos.
Supostas fraudes
Isso porque está circulando pelos grupos de zapzap dengo-dengo um suposto mandado de prisão preventivo supostamente vazado por um servidor do fórum, onde ele encabeça uma série de nomes de supostas fraudes no processo licitatório para coleta de lixo na cidade.
Sacos e sacolas
A vereadora acelerada Aline Aranha (UB) protocolou projeto para que seja proibido o uso de sacos de lixo e sacolas que não sejam biodegradáveis na city pexêra. A acelerada demonstra sua preocupação com o meio ambiente etc, e sugere o uso de sacolas retornáveis.
Pandemia
Quem fez um anteprojeto no passado nesse sentido foi o ex-vereador entisicado Fernando Pegorini (Progressistas). O Pegorini chegou a propor e realizar uma audiência pública. O Inis, órgão ambiental da prefa, concordou e iria referendar uma lei. O grande problema foi a pandemia que chegou e brecou tudo.
Óbvio ululante
O vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB) entrou com um projeto pra proibir e punir os ciclistas que circulam em cima das calçadas. Que eu saiba, a legislação proíbe e pune. Ou seja, neste caso é o óbvio do óbvio a lei proposta pelo nobre edil. E num é?