PIB Regional
As notas da coluna deste pançudinho escriba sobre os dedos de prosa trocados no início da semana entre o governador Jorginho Mello (PL) junto com o deputado federal Jorge Goetten (PL) e os barbudinhos pai e júnior, Volnei Morastoni (MDB) e Thiago Morastoni (Podemos), deram o que falar.
Não estão
O alerta foi aceso nos adeptos da politicagem de redes sociais e despertaram comentários de gente graúda sobre um projeto do “PIB regional” para Itajaí supostamente comandado por Jorginho e Volnei. Os nomes de hoje não estão no faro do projeto.
Movimentações a mil
Os movimentos de bastidores têm ganhado corpo, com gente graúda do meio empresarial e político conversando a mil por hora, para que Itajaí não seja tomada por populistas de plantão, disseminadores do ódio, da bagunça, e “do quanto pior melhor.”
Passado
No “bet político da vida”, as apostas mais altas dão conta que a dupla que se acha, o ex-vereador emplumado Robison Coelho (PL) e o vereador que se diz do povo, pelo povo e etc, o galego Rubens Angioletti (PL), já é passado superadi pro PL.
Sem perfil
Esse tal do “PIB regional”, poderoso e com muita gente de fora da cidade que tem interesses reais em Itajaí, devido a seu porte e todo potencial de crescimento, não enxerga nos dois pré-candidatos do PL o perfil de quem esteja apto para administrar Itajaí. Robson e Angioletti se apegam o tempo inteiro em vaidades pessoais e nunca na vida administraram algo de sucesso. São caçadores de likes em redes sociais, donos de discursos frágeis e superficiais. A city pexêra precisa de quem pense anos-luz à frente, entendem os poderosos.
Sem perfil 2
A dupla RR, Robison e Rubens, gosta mesmo é da política de videozinho no Instagram. São dois bons parlamentares no quesito fiscalização, chororô e discursinho frouxo de que tudo é fácil de resolver.
Fecharam
A imaturidade dos dois pré-candidatos e a falta de decoro não empolgam o “PIB regional” e foi esse o consenso que Volnei e Jorginho fecharam na última segunda-feira na Ilha da Magia. O choro é livre, mas tem muito fundamento em quem pratica política real. De desastre imaturidade e show de horrores o Brasil se fartou nos últimos tempos.
Se abraçarem?
Um atento e importante leitor da coluna, que já foi quase tudo na política pexêra, soprou que, para o Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), o Robison, o Rubens e o grupo do todo-poderoso, maldoso, vingativo e encapetado da piramidal Fabinho Rezes (PSC), podem capotar antes mesmo de estar na pista em 2024. Mundo gira...
Pelas beiradas...
O leitor sabichão alerta que a esse tchurma da demagogia vai restar um abraço dos naufragados, enquanto um nome referendado pelas mentes pensantes e produtivas da city e com uma baita biografia vai comer a eleição pelas beiradas. Será?
Ganhando adesão
Um nome que vem despontando para disputar a prefa da Mariscolândia no ano que vem é o do ex-vice-prefeito de Penha, Lindomar Schulle. Filiado ao Partido Liberal (PL) pelo próprio governador Jorginho Mello, em 2020, Lindomar foi eleito em 2016 junto com Aquiles da Costa (MDB), mas por divergências com a gestão logo deixou o governo e foi tocar sua vida.
Nome leve
Consultas realizadas internamente mostram que o bancário tem rejeição baixíssima e aparece bem colocado nas intenções de voto. Também é um nome leve para composições com outras siglas, visando coligações.
Cúpula encerra na Casa da família
Encerrando a Cúpula Mundial da Família 2023, que ocorreu esta semana na Dubai brasileira, integrantes da ONU e representantes de países que participaram da Cúpula, ciceroneados pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), visitaram a Casa da Família e ficaram impressionados com o trabalho voluntário, os projetos e ações desenvolvidos naquele espaço voltado ao atendimento das pessoas.
Casas da família pelo mundo
Segundo Nikhil Seth, diretor-executivo da Unitar, Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa, integrante da ONU na Cúpula Mundial da Família 2023, o trabalho que vem sendo feito na cidade na proteção, desenvolvimento e acolhimento das pessoas e das famílias deve ser apresentado nas Nações Unidas como exemplo de políticas públicas bem sucedidas e replicado em cidades pelo mundo.
Universidade de Prefeitos
Já a presidente da Organização Mundial da Família, Dr. Deisi Kusztra, além de elogiar o trabalho desenvolvido por BC, convocou o prefeito pop star a liderar a criação da Universidade de Prefeitos em Santa Catarina, uma ação da ONU prevista para ser startada nesta Cúpula e vista por todos os participantes como muito produtiva.
Outdoor
Do outro lado da vala, em Navega Tudo Pode, o prefeito Liba, Top, ops, Fronza/UB (que de Top já não tem mais nada), arrumou uma nova função para a Praça Destruída Central. Já que a população não pode aproveitar o espaço de lazer porque o alcaide não consegue concluir uma obra, que seja feita de outdoor então.
Milionário
Quem bizoia todo dia ali da frente não acredita nessas ideias do prefeitão Top, ops, Liba, ops, Fronza. A praça de quase 3 milhões de reais não passa de tapume descascado feito de outdoor. Faz o L (de Liba).
Fucam pegando foto
A Fundação de Meio Ambiente da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, em Camboriú, a Fucam, tá pegando fogo. Tudo porque o presidente Valmor Dalago teria sido apeado, digo, exonerado do cargo.
Dançar
A exoneração teria se dado por problemas com o Ministério Público e supostas denúncias que afetam o órgão. Segundo os perdigueiros da coluna, outros nomes ligados à Fundação de Meio Ambiente devem dançar, digo, serem exonerados.
Problemática e almejada
A Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, como sói acontecer em qualquer órgão ambiental neste mundão de meu Deus, é problemática e almejada. Mexe com interesses e valores. A cidade-mãe tá crescendo, aliás, como toda região, e as questões ambientais enfrentam desafios de preservar o meio ambiente sem brecar o desenvolvimento econômico.
Indicação
O Valmor Dalago é indicação do presidente da casa do povo de Camboriú, Fabiano Olegário, o Fabianinho (PDT), que além da Fundação de Meio Ambiente manda na secretaria de Saúde da cidade. É saber se a indicação continua com o chefão do legislativo ou não...
Escola do Amanhã
Uma nota pública de cobrança para construção da prometida “Escola do Amanhã” foi enviada para meio mundo, cobrando do prefeito pop star Fabrício Oliveira a falha no planejamento do novo Centro Integrado de Educação Pública, o CIEP, da Vila Real.
Única
Na nota, os signatários explicam que o local foi fechado e demolido pelo atual governo, lembrando que prestou mais de três décadas de serviços para a comunidade como a única escola pública em tempo integral.