Parabéns, minha linda!
Hoje, a nossa querida Itajaí completa 163 anos de emancipação política e administrativa. Sinto um orgulho muito grande de ter sido acolhido por esta terra e seu povo e ser cidadão itajaiense. Parabéns, Itajaí!
Show do Golpe
A terça-feira pós-Dia dos Namorados na piramidal pexêra trouxe mais uma edição do show do golpe, na tentativa de apear do cargo o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e o sabe de nada do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT).
Sem novidades
O caldeirão ferveu na sessão extraordinária, que apesar da friaca foi até as 23 horas, mas, no final, a esperada continuidade do processo de impeachment foi decidida pelos vereadores por nove votos a sete. Surpresa zero.
incompetência
O que tem chamado a atenção é que todo esse processo desenvolvido pela oposição tem dado aos espectadores também outro espetáculo, o show de incompetência dos puxas oficiais e da equipe jurídica do barbudinho e seu vice-prefeito. E oiá que simpatizo muito com a Dra. Karla Sodré. É uma querida a irmã do sabe de nada, e advogada do vice, mas uma defesa dessas, pessoalizada, num processo desses, faz mal.
Lado pessoal
É inegável que a irmã defendendo o vice vai levar as coisas para o lado pessoal e, no calor da emoção, pode cometer equívocos, é natural, humano. E nessa a Dra. Karla acabou levantando a bola do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD).
Precipitou-se
Precipitou-se na tentativa de tornar o Sancho Pança Osmar suspeito de votar, derrubada por unanimidade pelo legislativo. Imagina, meu povo, se vereador vai derrubar vereador de poder se manifestar ou votar. Dá um tempo.
Ressuscitou
Também na ânsia de achar uma solução mágica, a Dra. Karla se precipitou no ataque ao ex-vereador Tristonho da Grade (PP). Tristonho tava morto e sepultado politicamente, mas sorriu com a oportunidade, digo, lembrança, ops, ataque.
Importado
Já o importado advogado do barbudinho, Dr. Paulo Fretta, filho do ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), não se deu ao trabalho nem de vir pessoalmente na piramidal fazer a defesa do prefeito.
De longe
A defesa do advogado Paulo Fretta foi on-line, direto de algum lugar deste mundão de meu Deus, sem demonstrar muito apreço às excelências excelentíssimas da base governista que ralam pra defender o prefeito.
Duas liminares
A defesa do barbudinho perdeu duas liminares que sequer deveriam ter sido propostas, na decisão de primeiro grau e no recurso ao Tribunalão de Justiça. Deu pra perceber que até o momento não há nenhuma agressão aos direitos do prefeito, que tá podendo se defender no processo dentro da lei. As derrotas no judiciário só deram combustível para os golpistas que queren levar o comando da prefeitura no tapetão.
Duas defesas
Sabichões de plantão também estão criticando as duas linhas de defesa do barbudinho, que só expõe ainda mais a necessidade de reconhecer o erro, devolver o dinheiro e passar uma borracha nisso, pra Itajaí andar pra frente. Será que é arrogância demais dos puxas, ou falta de confiança na base, para recorrerem tanto assim ao judiciário e tentarem barrar o processo sem argumentos contundentes?
Servidor do Estado ou Simetria?
A defesa perante a piramidal começou com o tal pedido de simetria. Agora que perceberam que os vereadores não recebem além dos 15 primeiros dias quando doentes, estão apelando para a questão do barbudinho ser servidor do estado de SC, cedido para exercício do mandato. Problema é que, mesmo cedido, não há expressa autorização para pagamento integral de seus salários.
Barata tonta
Nisso tudo, a tchurma de puxas que encostou no prefeito e falou que ele não precisaria devolver o dinheiro tá fazendo o barbudinho gastar muito mais com advogados, sem contar o desgaste emocional de quem precisa dar a cara a tapa e defendê-lo na piramidal.
Chave de ouro
A base, pequena, tem sido fiel, mas fica andando que nem barata tonta esperando uma decisão salvadora da dona Justa, que não vem, ou um argumento bom pra valer! Além disso, o prefeito Volnei tem um legado de feitos, está no seu terceiro mandato, e pode e vai fechar seu mandato com chave de ouro se os puxas que o cercam (principalmente jurídicos) deixarem...
Refém
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) virou refém do MDB da Dubai brasileira. O vereador licenciado e subprefeito da região sul, e ninguém sabe até hoje se é mão boba ou não, Elizeu Pereira (MDB), em entrevista à rádio Menina, afirmou que foi o primeiro manda-chuva, digo, subprefeito, nos tempos do governo do homem-pássaro Edson Periquito (Republicanos).
Tranca-rua
E criticou o secretário de Obras Osmar Nunes Filho, o popular Mazoca. Elizeu lascou que, além de ter sido um acordo com o prefeito, o Mazoca não teria participado da reunião. Claro, Mazoca estava trabalhando, contribuindo com a cidade, como sempre fez. E Elizeu? Só arrumando intriga, atrapalhando o governo. É um tranca-rua, o tipo de espalha bolinho.
Encheu de puxas
Já Elizeu, de zero vereador, agora é zero subprefeito. Tão zero que quando ocupou o cargo nos tempos do prefeito Pirica não precisava de cargos e diretores. Agora, pra mamata ficar melhor, exigiu que empregassem cabos eleitorais, digo, cargos que são ligados a ele e ao manda-brasa.
Apadrinhados
Em vez de estar trabalhando, Elizeu coloca o governo e o prefeito rei do pop em maus lençóis, ao entreguismo, e rasgando o discurso do primeiro mandato de governo técnico pra governo de apadrinhados políticos.
Gosta de apanhar?
E a tchurma que metia o sarrafo no lombo do prefeito durante seis anos, sem dó e nem piedade, agora anda de braço dado. Quando escrevinho que virou o governo Periquito 3 tem gente que fica cabreira e torce o nariz, mas, do jeito que a coisa anda, só falta trazer o Piririca, porque pior do que tá não fica...
Tarifa Zero
A semana foi agitada na Dubai Brasileira. O prefeito pop star Fabrício Oliveira amanheceu com videozinho falando do novo serviço de transporte coletivo, o BCBus, um golaço como comentamos aqui na coluna. Segundo linguarudo da rua Dinamarca, muita gente foi pega de surpresa com a matéria em primeira mão no DIARINHO, principalmente a oposição.
Pedinchos
O vereador vermelhinho Eduardo Zanatta (PT) já havia feito o pedincho para que a prefa implementasse a tarifa zero na city há muito tempo. Zanatta inclusive é um militante da tarifa zero pelo estado, participando de papos e trelelê sobre o assunto em diversas cidades catarinenses.
Brasólia
Na coincidência da história, o vereador petista pegou um avião esta semana e foi pra capital federal para participar de um seminário internacional sobre a tarifa zero para transporte coletivo. Zanatta não é o pai da criança, mas antes mesmo do prefeito pop implementar o BCBus o vereador lutava pela causa na city.
Reconhecido
Mesmo com todos os méritos do prefeito meter a mão na massa e fazer a coisa acontecer, os meninos e meninas alegres da imprensa reconheceram o pedincho de Zanatta, que passou o dia dando entrevistas sobre os benefícios da tarifa zero de transporte coletivo nas cidades e que Balneário Camboriú hoje é a quarta city no estado a implementar o benefício.
Naming Rights
O vereador André Meirinho também tem lutado pela implementação da tarifa zero na Dubai brasileira. O Meirinho foi relator na Comissão Parlamentar Especial do Transporte Público e, assim como propôs o “Naming Rights” pra praia de Taquaras, com a Caixa Econômica Federal, tem o mesmo entendimento com o transporte público.
Denominação
O “Naming Rights” é uma forma de subsidiar o transporte público sem onerar o bolso do cidadão. O vereador André Meirinho pontua, purexemplo, a denominação de pontos e linhas de ônibus e de publicidade externa e interna nos busões. Igualzinho em São Paulo, onde tem a estação paulista Pernambucanas e no Rio de Janeiro a estação de metrô Botafogo/Coca Cola. Uma boa!
Ecopontos
A vereadora Beth Rocha (PSD) pediu à prefa da capital do ultraleve que instale ecopontos por toda cidade de Itapema. Os ecopontos são locais que podem receber material reciclável, como plástico, papel, vidro, entre outros itens. O intuito da parlamentar é promover a cidadania e que, além da instalação, seja implementada um projeto educacional nas escolas sobre a importância da coleta seletiva.