JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Família Morastoni com o governador
Os barbudinhos Volnei Morastoni (MDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni (Podemos), e o deputado federal Jorge Goetten (PL) conversaram de pertinho com o governador Jorginho Mello (PL) sobre as demandas da city pexêra e as eleições de 2024. Hummmm...
Indeferida
A filha do sabe de nada vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), teve sua candidatura ao Conselho Tutelar indeferida. A moça, mesmo antes de se inscrever, já gerou o maior racha entre os seguidores brizolistas.
Levou na espinha
E a filha do sabe de nada Saldré, ops, Sodré, teria deixado de apresentar a documentação exigida pelo edital e, no jornal do município publicado no início da semana, tomou a cacetada do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Comdica.
Na base do jeitinho?
Não se duvida que o seu papis ou sua mamis vão dar seus pulos e resolver a falta de documento. A ligação do PDT e a força que a sigla tem nos conselheiros do Comdica é histórica. O esquecimento deve ser resolvido na base do jeitinho, ops, do recurso administrativo. Será que o vice-casal também não sabia que faltou documentação na inscrição da pupila? Mais uma bola nas costas, hein?
Culpado da vez!
Já tem gente apostando que o culpado da vez deve ser algum comissionado que tem uma boca boa na prefa e ficou responsável por cuidar da campanha da filha do sabe de nada. Esse deve ser o mordomo, digo, culpado da vez, pela burrada.
Tachões
Pra quem não se alembra, os tachões contra pobres na Sociedade da Vila também foram colocados sem conhecimento do Sodré, que, quando soube, falou que a culpa foi de um diretor da Vila comissionado no Semasa.
Sem condições
Cada vez que o vice-prefeito se expõe assim fica evidente a sua falta de aptidão para liderar e administrar uma bodega, quem dirá Itajaí. O vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, não consegue saber as coisas que acontecem na Vila. E isso que é o presidente da Sociedade da Vila, que anda abandonada e fica a dois minutos diapé da prefa pexêra.
Catatau de “não sei”
O Saldré, ops, Sodré, assina projeto de lei sem saber do que se trata, joga a culpa no Tristonho da Grade (PP), e toma na cola; não resolve o problema dos moradores de rua e sequer a documentação pra candidatura da filha consegue acertar. Que tristeza!
Meros mortais
Fico coçando o cocuruto devastado pelo tempo, digo, matutando o que pensam os meros mortais que se inscrevem em um concurso público da prefa pexêra e, por ventura, esquecem de anexar documentações no prazo do edital. É facão sem dó nem piedade.
Lei pra todos!
Quero acreditar que os conselheiros do Comdica não passem a mão na cabeça da pupila do vice e da Dona Kátia Saldré, ops, Sodré, só pela influência que a sigla tem no Conselho Tutelar. O ACT que lute né? Lei é lei, ou seja, para todos!
Internacional
A Dubai brasileira, Balneário Camboriú, cada vez com mais expressão internacional, recebe nesta quarta-feira um evento da ONU dedicado à família. Trata-se da Cúpula Mundial da Família, com dezenas de delegações internacionais e também nacionais.
Oportunidade
O evento, além de sua importância pelo tema, é mais uma grande oportunidade de visibilidade internacional de BC e região, uma das metas perseguidas pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira.
Lá na Zoropa
As tratativas para sediar o evento internacional surgiram no ano passado, quando Fabrício participou da Cúpula Mundial da Família em Genebra, na Suíça. Na oportunidade, ele apresentou o “case” do município no enfrentamento à pandemia de covid-19 e da Casa da Família.
Determinante
A experiência da Dubai brasileira, a nossa Balneário Camboriú, mostrada nas Zoropa, foi determinante para a escolha da cidade como sede da Cúpula Mundial da Família 2023 que começa nesta quarta. Show de bola.
Dedo de prosa
Os barbudinhos pai e júnior, Volnei Morastoni (MDB) e Thiago Morastoni (Podemos), aproveitaram a friaca do começo da semana para zarpar pra Ilha da Magia pra trocar um dedo de prosa com o governador Jorginho Mello (PL). O papo foi acompanhado pelo deputado federal Jorge Goetten (PL). Na legenda oficial estão assuntos da cidade, mas nos bastidores tem 2024 em pauta.
Choramingou
O alcaide teria comentado pro governador os destinos do PL na city pexêra. Volnei lembrou que o partido tem participado ativamente da base governista desde o início do seu mandato, em 2017, e considera a sigla uma das mais fiéis e importantes. A ex-vereadora visceral Dulce Amaral (PL), no mandato passado, e agora o Fábio Negão (PL), foram governistas de fio a pavio sem arredar o pé.
Cadê a reciprocidade?
A bronca do barbudinho, na verdade, é a falta de reciprocidade do partido com as filiações de dois pré-candidatos a prefeito declaradamente de oposição. O ex-vereador Robison Coelho (PL) e o galego Rubens Angioletti (PL), as grandes estrelas da sigla neste momento, dando entrevistas e detonando o governo do barbudinho, chatearam Volnei. E olha que o governador concordou com a queixa!
Show do Golpe
Para se ter uma ideia da falta de reciprocidade, o galego Rubens Angioletti, no show do golpe do impeachment da piramidal, tem votado sempre pela cassação do barbudinho e o sem noção do Coelho correu para as redes sociais para lamentar que, em caso de consumação do golpe, infelizmente não seria ele quem iria assumir o comando do paço da Vila Operária. Feio, hein?
Metidão
Volnei também teria pedido pro governador dar um “se liga” no ex-vereador, que atualmente é secretário de Portos da Santa & Bela e, em vez de cuidar dos portos de propriedade do estado, tá se metendo no Porto de Itajaí, onde não tem gestão estadual nenhuma. Tá só se aparecendo pra ser o pai da criança, se der certo, ou pra ser o primeiro a detonar, se der tudo errado. Assim tá fácil.
Projeto de cidade (1)
O barbudinho júnior, que tá no faro da sucessão do grupo político de seu pai, conclamou o governador para a construção de um projeto de cidade lembrando do potencial que Itajaí tem e da importância do município para o governo do estado. “Itajaí não pode ficar refém de revanchismo político ou do discurso barato de quem mal administra a própria vida”, teria soltado Thiago.
Projeto de cidade (2)
O governador teria concordado com tudo e se comprometeu a um realinhamento do partido em Itajaí, pedindo que a dupla ajudasse na busca de nomes para uma candidatura que reafirmasse os laços do PL com o legado do governo Morastoni. No radar, o técnico e gestor secretário de Turismo, Evandro Neiva, ou um nome pinçado do meio empresarial.
A dificuldade de trafegar
O deputado estadual Emerson Stein (MDB) propôs e deve presidir a audiência pública da Assembleia Legislativa sobre a trafegabilidade entre Governador Celso Ramos e Barra Velha. A audiência que visa discutir os problemas desse trecho da BR 101 acontece nesta quarta-feira, no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller, do outro lado da vala, em Navega City.
15ª Gororoba do JC
A Coringa Sistemas de Segurança; Koeddermann Consultores; 81 Nós Leilões; e a Eco Litoral – Engenharia e Meio Ambiente já confirmaram participação na 15ª Gororoba do JC. O evento reúne mais de 1200 pessoas e é um espaço interessante pra mostrar o seu produto, serviço ou marca. Bora lá?! Contato (47) 98842-9084 (zapzap).
Marco Temporal
O governador Jorginho Mello (PL) esteve em Brasília pra falar de pertinho com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), da pressa e necessidade da tramitação do projeto do Marco Temporal, que trata de demarcações de terras indígenas em todo país, incluindo a Santa & Bela Catarina.
Preocupação
Jorginho conversou com Pacheco acompanhado dos três senadores catarinenses e da deputada federal Caroline De Toni (PL), que é a coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, sobre a sua preocupação com o tema.
Impactos
O governador reforçou ainda os impactos profundos no estado caso o STF forme maioria contra a tese do Marco Temporal de 1988, defendida pelo estado na suprema corte. Por isso, pediu celeridade ao presidente do Senado para que a matéria, aprovada na câmara no início do mês, seja agora pautada.
Extrema atenção
“Estou vindo pessoalmente tratar deste assunto, pois entendo que este é uma caso que merece extrema atenção do governo de Santa Catarina, pois pode impactar a vida de milhões de catarinenses”, enfatizou o governador Jorginho.