Universidade gratuita
Já está nas ruas, casas e mídias sociais o esperado conflito das universidades privadas e comunitárias, ou seja, as que visam lucros e as sem fins lucrativos. Esse socadinho escriba tem acompanhado e não poderia deixar de tecer comentários...
Campanha maldosa
Lamentavelmente existem muitas informações distorcidas e até maldosas acerca das universidades comunitárias. Esse socadinho não é doutor mas sabe diferenciar as coisas e não podemos compactuar com tantas informações equivocadas...
Sem comparação
Não dá nem para comparar o papel que as comunitárias exercem na Santa & Bela Catarina para o desenvolvimento socioeconômico do nosso querido estado. E isso vem acontecendo há mais de 60 anos.
Até a UFSC se envolvendo
Esse escriba viu até professores da UFSC se manifestando nas redes sociais contra as Comunitárias. Não dá pra entender. Primeiro que deveriam ficar neutros e trabalhar. Recuperar os quase dois anos de pandemia do maledito covid-19, que não deram aula, sentadinhos com os glúteos na frente da TV recebendo o sagrado salário, mês sim e outro também.
Pracabá!
Enquanto esses amados mestres da UFSC criticam, as Comunitárias se estrebucharam dando aulas remotas, durante a pandemia, fazendo relevantes campanhas para ajudar os mais necessitados...
Comunitárias
Como esse socadinho já teve a oportunidade de mencionar, a diferença de universidade privada e universidade comunitária é gritante. As universidades comunitárias não visam lucro e reinvestem todos os recursos para formar bons professores.
Encher o bolso de empresários
Além de formar bons mestres, as universidades comunitárias proporcionam infraestrutura de qualidade para os futuros profissionais, além de prestar serviços educacionais, jurídicos, na área da saúde, etc a toda a sociedade, especialmente para aqueles que mais necessitam. Já as privadas visam apenas o lucro e encher o bolso dos empresários. Capice?
Soluções
As comunitárias, são 14 no estado, como a nossa Univali, fazem pesquisa de ponta, projetos culturais, de extensão, de inovação, tem uma pá de cursos internacionalizados, geram produção científica relevante e muito, muito mais.
Aplausos
As universidades comunitárias foram criadas pela vontade do povo e para o povo e fazem parte da história catarinense, e precisam ser cada vez mais fortalecidas e consolidadas. Parabéns a todos e torcemos que os deputados reflitam e saibam diferenciar na hora da votação na Assembleia Legislativa.
Show do Golpe
Excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo se articulam pra que role uma sessão extraordinária, na terça-feira - pra dar seguimento ao show do golpe, digo, impichamento do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT).
Falsa sensação e ludibriar
Aliás, o ex-vereador entisicado, Fernando Pegorini (PSD), postou um vídeo no dia da sessão extraordinária que ia acontecer na semana passada (que foi brecada pela dona Justa e depois liberada), pedindo que as excelências excelentíssimas jogassem com franqueza e seriedade com a sociedade.
Sim ou não
Pegorini lembrou que a votação na câmara (escrevinho, antes do resultado) naquele dia, era pra votar a aprovação ou rejeição do parecer da comissão processante do pedido de impeachment do prefeito e vice.
Não tem
Ou seja, seria arquivar ou dar prosseguimento ao processo de impeachment. Pegorini enfatizou ainda que não vislumbrava a possibilidade de cassação, já que seriam necessários um terço de vereadores, cerca de 12 vereadores, dizendo ‘sim’, pra tirar o prefeito e vice. E lembrou que a oposição, hoje, não tem esses votos.
Sangrar
Pegorini disse que é importante esse comportamento dos vereadores da piramidal, pra que a população não tenha a sensação de que tudo acabou em pizza. Na verdade, no ‘Show do Golpe’, o que os vereadores de oposição querem, por conta de terem perdido cargos, é fazer o governo e o prefeito sangrar.
Queimação
Os linguarudos de plantão alardeiam que existe um movimento aparentemente articulado e frequente, inclusive, contando com a divulgação de grandes grupos de mídia nacional (não acredito, nisso!), no sentido de queimar o turismo da Dubai brasileira. A manchete da vez agora é de que o alargamento da praia está encolhendo. Alardeiam que a areia tá escoando, desaparecendo rapidamente.
Distância
Dei um pulo na praia alagada, ops alargada, mais desejada do sul do mundo, e comprei um milho verde descascado pra esposa e um churros com doce de leite light, por precaução pra que aquela minha parente chata, a tiaBethe não me encha o saco, e quase que chamei um Uber pra voltar da praia pra calçada, em plena Barra Sul, onde o pessoal teima em dizer que a praia está “encolhendo”.
Científico
Andaram espalhando que a praia perdeu mais de 70 metros em um ano e, me perdoe, mas teve dois conceituados veículos nacionais que entraram na onda, sem checar os dados ou ouvir a opinião de especialistas, mas quem lê a matéria pensa que a areia vai logo ser engolida pela praia.
Escutem quem entende
Praias são diferentes de piscinas e o movimento das marés faz com que o litoral esteja em constante transformação; se quiserem dados estatísticos mais precisos cientificamente, podem ouvir o Dr. Fernando Diehl, oceanógrafo que reside na Dubai Maravilha e, o Dr. Marcos Polette que entende como poucos no mundo, sobre gerenciamento costeiro, entre outros nomes.
Cracolândia pexêra?
Uma diretora do colégio Salesiano, em Itajaí, teria ido até a prefa pexêra pra reclamar do que considerou ser uma verdadeira cracolândia nos fundos do bairro Nossa Senhora das Graças, o popular Matadouro, onde o tradicional educandário tem uma área onde os alunos são levados.
Usuários
A diretora teria reclamado que usuários de drogas estariam destruindo o local à noite e que não aguenta mais reformar a estrutura, pedindo ajuda ao município pra intervir no que considera como um caso problemático, onde a maior parte dos vândalos seriam usuários de drogas.
Lá atrás
Lógico que não se pode e nem se deve impingir aos moradores do Nossa Senhora das Graças, o popular Matadouro, nada que seja para desabonar famílias e trabalhadores. O grande problema é lá no fundo, onde antigamente tinha a ‘lagoa do Minela”, onde um monte de usuários de drogas que vem de várias regiões da cidade, se reúne.
Social e policial
Um grande problema social e de polícia, também. As pessoas que estão viciadas precisam de uma atenção do poder público, pra que possam se tratar pra serem reinseridas na sociedade. Aqueles que são mal elementos e praticam vandalismo e crimes, precisam ser contidos e punidos na forma da lei.
Todos juntos
Não dá pra deixar de apontar o dedo pra questão social, também, dos salesianos. Afinal, a área é do colégio e, bem pertinho, tem uma das mais importantes e queridas instituições que é o Parque Dom Bosco (dos salesianos) que poderiam contribuir na busca de uma solução.
Espantando a friaca
O caldeirão político ferve na mariscolândia. Tudo por conta de que a eleição de 2024, tá virando a esquina e é quem mais pode se assanhar ou se achegar pra sentar os glúteos na cadeira mais almejada do paço de Penha.
Sonha
O que se comenta é que no mandabrasa do prefeito Aquiles da Costa, o nome em evidência é o do vereador Maurício Brockveld que já passou um tempo atrás na choupana do JC e afirmou que era pré-candidato a prefeito.
Princesa guerreira
A grande verdade é que o alcaide Aquiles jogou o vereador Maurício como boi de piranha. O prefeito aposta e quer que sua candidata seja a secretária de Administração Camila Luchtenberg, a princesa guerreira She-Ra.
Mandar e desmandar
O prefeito Aquiles sonha com uma sucessão onde possa ter uma continuidade e mandar e desmandar, mesmo estando fora da cadeira, e a She-Ra, digo, Camila, é esse nome, mesmo que seja uma construção difícil de emplacar. Afinal, com os nomes postos, pesos pesados na política e com votos em Penha, não será fácil...
Fiasco
Foi uma fiasqueira o terceiro Congresso estadual da ultra Direita Conservadora que aconteceu no último sábado na igreja do CEI, no São Viça, em Itajaí. Meia dúzia de gato pingados no local. Um ajuntamento de povo sem voto. Como diria o saudoso Renato Russo: ‘festa estranha, com gente esquisita...”
Qui feio!
Uma vergonha, sem tamanho. Sabem a história do espalha, monte? O pré-candidato a prefeito e secretário estadual de Portos, Robison Coelho (PL), deve ter ficado corado de vergonha, ao dar as caras por lá. E, curiosamente, apareceu abraçadinho pra foto com a Dra. Pix. Hummmm...