Apoio?
O ex-vereador Robison Coelho, que vem sendo louvado como pré-candidato do Partido Liberal à principal cadeira do paço da Vila Operária, anda conversando com todo mundo. Isso seria salutar, afinal, a política é a arte do diálogo, relacionamento, construção.
Problema
O problema é quando Robison louva um papo com a advogada que ficou conhecida nacionalmente por conta do apelido que lhe foi concedido pelo pançudinho escriba, a Doutora Pix. A causídica Liliane Fontenele, que inclusive representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em eventos na piramidal casa do povo, era a principal liderança dos atos golpistas em frente à Marinha em Itajaí.
Movimento golpista
Foi a Doutora Pix que ficou em cima do caminhão de som em frente à Marinha do Brasil, na city, dia e noite insuflando o movimento golpista contra as eleições e de que as Forças Armadas interviessem para destituir um governo que foi eleito democraticamente pelas urnas. Urnas seguras e confiáveis!
Me salve!
Com o mantra atazanado “Forças Armadas, salvem o Brasil”, na frente da Marinha, em Itajaí, e atrás do Mercado Público, a Doutora Pix arrecadou mais de 100 mil reais. A grana era pra manter por mais de dois meses os desordeiros, com caminhão de som, barracas nas calçadas, água e luz. Além do movimento golpista, bancar busões e despesas de abobados que foram pra Brasília.
Participou
A própria Doutora Pix foi pra Brasília, gravou vídeo, incentivou, influiu, instigou uma ruptura institucional, participou das manifestações que pediam um golpe de estado e insuflavam os pobres incautos a pedirem tal afronta à Constituição e aos poderes constituídos. Um descalabro insano e infeliz.
Papo bom
Agora, o Robison, que apesar de na campanha presidencial ter dado uma aloprada, mas acredita-se que seja um democrata racional, em altos papos com a advogada que apoiava e incentivou um golpe de estado? Só faltava dizer que a Doutora Pix vai ser candidata a vereadora. Aí é pracabá!
Petistas gargantas
E o que dizer do Partido dos Trabalhadores de Itajaí? Gargantearam que entraram no Ministério Público e na dona Justa com denúncias contra a Doutora Pix pelas afrontas contra o Estado de Direito, a Constituição, às eleições e aos poderes constituídos, e nadicadenada. Colocaram nesse bojo, inclusive, vereadores que os petistas afirmam terem apoiado o movimento antidemocrático. E...?
Comissão do Esquecimento?
A Ordem dos Advogados de Itajaí (OAB), com a sua bela presidente Ana Paula Colzani, também se calou frente ao que a instituição, uma das mais caras e saudadas pelo seu enfrentamento contra o arbítrio e em defesa da democracia, o que fez? Fala-se em Comissão de Ética... Ou seria Comissão do Esquecimento? Será que se fecharam em copas, naquele corporativismo vergonhoso?
Boião
A tradicional Cocada no centrão pexêro, onde políticos e mexeriqueiros da vida alheia se reúnem, pode presentear a cidade com um forte candidato a vereador. O conhecido empresário Boião anda sendo sondado pra cair na disputa.
Lu
Outro nome que anda ascendendo, principalmente no interior da city pexêra, é o conhecido Lu do Pedroni, que é o subprefeito da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana. O crescimento do Lu anda incomodando o atual secretário da pasta e vereador licenciado das capivaras, Vanderlei Dalmolin (MDB).
Bufando
Aliás, o que tem de pré-candidato a vereador do MDB pexêro fulo da vida não está no gibi. Principalmente quem participou das eleições em 2020. Alardeiam que carregaram piano pra eleger o Bruno da Saúde. “Enquanto o Bruno tinha tudo e mais um pouco, o restante chupava o dedo”, declarou um emedebista, pensando, inclusive, em deixar a sigla. Credoemcruz!
Táx tolo?
E o que dizer do vereador Toninho Uller (Patriota), que acredita que Navegantes não tem nenhum problema e nem necessidade de ter vereador? O Uller fez uma moção de repúdio pela visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. É por essas e outras que se espera com ansiedade pelas eleições de 2024 do outro lado da vala. Ideologia barata não ajuda o povo de Navega City.
De zóio em 2024
Do outro lado da vala, o prefeitão Liba Top, ops, Fronza (UB), que segundo os linguarudos de plantão nos dois últimos anos sisqueceu que tinha uma Secretaria de Assistência Social, agora tá indo a aniversário de velhinha e tirando foto abraçado com as vovozinhas. Tá de zóio nas eleições e seguindo o padrão básico dos políticos. E isso que se cansou de dizer que não iria à reeleição...
Quero voto!
Só sisqueceram de avisar para o desavisado que depois dos 70 não é obrigado a votar. Diz pro prefeitão Top que se ele trabalhar nas políticas de assistência social em terras dengo-dengo, aí sim ele pode conseguir voto.
Cadê o sorrisão
Ah, e se encontrar o alcaide passeador, digo, viajante, por aí, falem para ele disfarçar e não esquecer de sorrir no meio das senhorinhas. Não consegue nem disfarçar que não aguenta mais esse tipo de reunião. Prefeitão Top, que não é do povo, gosta mesmo é dos empresários. Nada contra, mas não pode apenas pender pra um lado...
Tudo combinado?
E na casa do povo dengo-dengo, do outro lado da vala, a fila de puxa-sacos que ganharam milhões “de cargos” só aumenta. A defesa do presidente do legislativo à causa LGBTQIA+ não passou da gravata colorida.
Picadeiro
O circo já tava todo combinado e a única coisa que se viu foi mais do mesmo: as excelências excelentíssimas defendendo o prefeitão Liba Top, que rifou todos os cargos que as excelências queriam no executivo.
Homofóbico de estimação
O homofóbico de estimação do prefeitão Liba Top, ops, Fronza (UB), tá todo prosa se achando o grandão. Grita aos quatro cantos que com ele nada vai acontecer e continua batendo palminha para tudo que seu defensor Liba Top faz. Quase uma relação de pai e filho. Que vergonha! Faz o L (de Liba).
À espera de um milagre
Já que na casa do povo tudo não passa de teatro e as excelências excelentíssimas gostam mesmo é de acobertar, ops, defender o prefeitão Top, a CPI foi arquivada no silêncio, sem ouvir ninguém. A última esperança agora é o Ministério Público.
Juventude e Mulher
Rolou reunião, na semana que se encerra, da executiva do mandabrasa de Navega City, quando foi apresentado o coordenador da juventude, Maycon Balduino, e a coordenadora do MDB Mulher, a apresentadora televisiva Suenir Simmler, ao novo diretório.
Plá
Na oportunidade, os pré-candidatos a prefeito, o vereador Paulinho Meia Praia e o ex-vereador Samuel Paganelli, tiveram a chance de falar com os convencionais pela primeira vez e externar seus motivos e fundamentações que mereçam a confiança do partido em seus nomes para o pleito de 2024…
Batendo cabeça
Assim como na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador se bate cabeça com trocentos candidatos desejosos de sentar a buzanfa na principal cadeira estofadinha do paço, a oposição também enfrenta os seus dilemas, com egos e vaidades e todos se achando com possibilidade de chegar.
Na casa do povo
A grande maioria dos candidatos de oposição se encontra encastelada no legislativo. Tem a vereadora Inalda do Carmo (UB), que vem sendo cortejada. O vereador com nome de cantor, John Lennon (Podemos), que não abre mão de jeito e maneira.
Fica ou vai
O vereador/presidente do PSDB, Zé Branco, não se decidiu ainda se apoia o grupo ou uma definição do seu partido, afinal o atucanado Leonel Pavan tá ciscando sem parar de que é pré-candidato. O Vilson Albino (PSD) também tá morrendo de vontade...
Em duas canoas
O presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Olegário, o Fabianinho, que deve deixar a seara dos seguidores brizolistas e embarcar no PL, foi listado como situação, com cargos na Secretaria de Saúde (onde manda e desmanda), entre outros, mas a mágoa por ter sido preterido como vice do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) o deixa com um pé na canoa da oposição.
Pirica e Pavan
Além do Pavan, já citado como um possível pré-candidato, de fora da cidade, do governo ou do legislativo, tem o homem-pássaro Edson Periquito (Republicanos), que, sabendo da dificuldade de voltar a sentar na principal cadeira dos altos da Dinamarca, na Dubai brasileira, sonha em voltar ao poder disputando o paço de Camboriú em 2024. Desse jeito vai sobrar candidato e faltar eleitor...
Embargada
Os linguarudos de plantão contam que do lado de lá da vala, em Navega City, tem excelência excelentíssima que teve obra embargada pela prefa. Tudo porque teria um alvará com validade de seis anos que teria vencido em 2022, mas teria começado a obra neste ano e a fiscalização não perdoou.
Blog do JC
Além destas mais do que atazanadas linhas, o leitor pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, aqui ó: diarinho.net/blog/5