Brecou
A juíza Sonia Maria Mazzetto Moroso Terres, da Vara da Fazenda Pública de Itajaí, concedeu liminar ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) contra o processo de impeachment que corre na piramidal casa do povo e pede a sua defenestração do cargo.
Sim ou não
Iria rolar uma sessão extraordinária no início da noite desta quinta-feira, quando seria votado o parecer da comissão processante que decidiu pelo arquivamento da denúncia contra o prefeito Volnei e seu vice, Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT). A votação poderia arquivar em definitivo ou mandar que o processo tivesse continuidade.
Prudência
A magistrada entendeu que, para que não fosse cerceado o direito de defesa do prefeito e que os próprios vereadores pudessem analisar com mais cautela a situação devido à sua complexidade, o prudente seria suspender a ação e seus atos subsequentes. Ou seja, pleno direito de defesa ao prefeito e a discussão da legalidade do processo em voga. Voltarei ao assunto.
Portonave
O anúncio da APM Terminals nesta semana de deixar o Porto de Itajaí canta em verso e prosa a situação do terminal, que se arrasta de forma problemática há muito tempo. O que se escuta neste momento é que a Portonave deve aportar, digo, arrendar e comandar o cais do porto do lado de cá da vala. Os linguarudos falam, mas ainda vai rolar uma licitação na semana que vem.
Porto seguro
A Portonave deve realizar em breve uma baita reforma em seu cais e estrutura e, com isso, precisa de um “porto seguro” pra continuar com os seus compromissos. Do jeito que anda a situação do Porto de Itajaí, não se pode dizer que não seria uma boa. Mais ou menos...
Mão de obra
Contudo, quem vai pagar o pato? A Portonave, se aportar do lado de cá, vai trazer a sua mão de obra? Como ficariam os estivadores de Itajaí? E mesmo que essa mão de obra de Itajaí seja preservada, a multinacional portuária que comanda a Portonave provavelmente deixará a cidade quando suas obras terminarem e retornará pro lado de lá, em Navega City.
Dragagem milionária
Acredita-se que vão sobrar demissões e impactar a mão de obra sindicalizada. E tem a constante dragagem que tem um custo milionário e é mantida pela esfera pública. Não se tem o desejo de que tal mude e venha a ser custeado pela Portonave. Ou tem?
Nepotismo
Mais um caso de nepotismo pipoca na administração do prefeito Liba Tops, ops, Fronza (UB), do outro lado da vala. Desta vez, na Secretaria de Saúde. Corre solta na cidade a informação de que o secretário Pablo Sebastian Velho contratou seu companheiro, Rodrigo Carvalho, para um cargo de assessor técnico na sua pasta.
Tudo pode
Linguarudos de plantão dizem que eles estão juntos desde 2016, o que comprovaria o nepotismo. As provas, segundo essa gente maldosa, são as redes sociais de Pablo e Rodrigo. Pelo visto, nepotismo virou uma prática costumeira na cidade do tudo pode.
Esquentou
A casa do povo da praia alagada, ops, alargada, pegou fogo essa semana. O motivo: um story da vereadora Juliana Pavan (PSDB). A bela vereadora briguenta postou questionamentos feitos em um pedido de informação sobre a educação.
Ataque e defesa
Nada fora do normal para um legislador. O que causou o “incêndio” foi o secretário de Educação, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), responder nas redes sociais os questionamentos da Pavan e ainda o vereador Gelson Rodrigues (Cidadania) defender Achutti durante a sessão.
Cãozinho adestrado
Como bom cãozinho adestrado, Gelson Rodrigues defendeu com unhas e dentes o Achutti. Leu na íntegra para os outros edis que Juliana estava sendo politiqueira, porque Achutti é pré-candidato a prefeito e que por isso Juliana queria ofender o trabalho dele.
De boba não tem nada
Logo em seguida, Juliana meteu a boca em Achutti e Gelson. Explicou o post para os outros vereadores e, pasmem, era apenas um pedido de informação e que o teor das perguntas não eram nada demais.
Sisquecem
O pedido de informação é uma forma usada pelas excelências excelentíssimas quando querem questionar a prefa sobre algum tema ou problema. Parece que Gelson e Achutti, que já estão há alguns anos na câmara, sisqueceram disso.
Palanque
Como o Quero-Quero vem levando um pau nas redes sociais, principalmente em relação aos uniformes que ainda não foram entregues, Achutti, na verdade, só queria um palanque para se fazer de “vítima” porque acha que tem chance de ocupar a cadeira nos altos da Dinamarca. Só acha…
Deu ruim
O que Achutti fez foi presentear os vereadores de oposição, que não têm seus pedidos de informação respondidos pela prefeitura, com uma nova forma para fazerem e serem respondidos. Tá mais que comprovado agora que se postar em rede social respondem. Ou não?
Mais dois cargos
De grão em grão, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) vai criando novos cargos. A maioria dos nossos heróis, os nobres edis, aprovaram a criação de mais duas tetas, digo, cargos, para a Dubai Brasileira. Dois cargos para a obra da nova orla da praia. Ocupações estas que, mesmo sem existirem, já tinha gente com a buzanfa na cadeira, digo, trabalhando, nos altos da Dinamarca…
Sem diploma
Fora os dois cargos, os nobres edis aprovaram também a retirada da exigência de nível superior para o cargo de secretário da Pessoa Idosa. Os únicos que foram contra esse projeto foram Lucas Gotardo, Juliana Pavan, Eduardo Zanatta, André Meirinho e Patrick Machado.
Enquanto...
O vermelhinho Eduardo Zanatta até alembrou que enquanto os vereadores estavam votando contra a exigência do diploma, o prefeito rei do pop estava em um evento na Udesc. Pra lá de contraditório. Ou não?
Nada técnico
Lembro que em 2016, quando o prefeito pop lançou em coletiva os secretários do governo “Novas Ideias”, ele assumiu o compromisso com a população da Dubai brasileira de que a sua equipe seria formada por técnicos. Não seria um governo de velhas ideias. Parece que mudou de ideia...
Assumir
Com isso, o prefeito pop star mostrou que não tem palavra e que essas mudanças são apenas para acomodar acordos políticos. Até porque, nos corredores da casa do povo, o que se alardeia é que quem vai assumir o cargo de secretário da Pessoa Idosa é o suplente do PL, Dudu Mafra, para o vereador Arlindo Cruz assumir o Funservir.
Sorrindo?
A situação não anda boa, mas mesmo assim o governo do estado vai retirar policiais da Dubai brasileira e mandar pra capital do ultraleve. Em vez de reforçar o efetivo, vão diminuir, e o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), promete que tal não vai acontecer...
Bons projetos...
Será verdade? Afinal, ele ficou “sabendo” que vão diminuir o efetivo da Polícia Militar e garantiu que não vão, não! Até porque, se o Carlos Humberto, deputado estadual, não tiver força pra manter os policiais na cidade, qual a serventia e razão? Ah, deve ser pelos bons projetos que apresentou até agora...
Joga pra plateia
Infelizmente, o Carlos Humberto fala pra bolha. Vive falando do governo federal, do Lula, etc e tal, mas de bom, na Assembleia Legislativa, ninguém sabe nadicadenada. Fica o dia todo jogando pra bolha de sabão que o cerca. Chega de ideologia barata. Vai trabalhar, que é pra isso que foi eleito e é regiamente pago.
Planejando
O Sapatinho, ops, Carlos Humberto, disse numa rádio que falou com o comandante da PM no estado – “querido, uma pessoa ligada à gente” –, o comandante Peluzzato, e que que este garantiu que era só estudo e não tinha nada de concreto para agora. Ou seja, para amanhã tudo pode acontecer.
Vai trocar
Segundo os perdigueiros da coluna, a transferência de dois PMs para Itapema já foi decidida e sairá em breve, querendo ou não o nobre deputado. Podem anotar e confesso que gostaria de estar errado, mas, do jeito que a coisa tá...
Reuniões
O bocudo e entisicado deputado Ivan Naatz (PL) passou a semana em Brasília num roteiro de contatos e reuniões em ministérios e órgãos do governo federal, além do Congresso Nacional, em busca de subsídios e apoio para agilizar o encaminhamento de ações e projetos de lei de sua autoria em tramitação avançada na Assembleia Legislativa.
Naufrágios e mergulhos
Entre estes projetos discutidos em Brasília e de interesse da região está o que prevê a regulamentação da implantação de recifes artificiais e o naufrágio controlado de embarcações ao longo da costa catarinense como forma de incentivo ao turismo de mergulho ecológico sustentável.
Marinha do Brasil
Reunião para apoio e subsídios aconteceu no gabinete do Comando da Marinha do Brasil, com o assessor de Relações Institucionais Bruno Tiago Silva dos Santos, contando com a presença também do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), do prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), e da presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMP) do município, engenheira ambiental Liara Rota Padilha, já que a prefa tem projeto piloto neste sentido, além de haver interesse também em Porto Belo, Bombinhas, Penha e Itajaí. Segundo Lucas Dias, assessor imediato de Ivan Naatz, que também acompanhou a reunião, a Marinha reiterou apoio à iniciativa e também buscará equipamentos para eventual doação ao projeto.
Taquarinhas
Outra reunião na Ilha da Fantasia, digo, Brasília, aconteceu na gerência executiva da presidência da Caixa Econômica Federal para tratar da situação de uma área de cerca de 300 mil metros quadrados de propriedade da instituição na praia intocada de Taquarinhas.
Parque estadual
A praia de Taquarinhas fica na Dubai brasileira. O local é objeto de projeto de lei do deputado Ivan Naatz que visa transformar a praia em parque estadual e restringir o uso ao turismo ecológico e de estudos ambientais. A fase ainda é de avaliação final da área e continua a possibilidade de doação ou cessão para o estado ou a prefeitura via comodato, o que facilitaria a criação e gestão do parque.
Proposta
Falando nisso, o vereador André Meirinho (Progressistas), da Maravilha do Atlântico, também fez uma indicação à prefa, sugerindo uma proposta à Caixa Federal para que disponibilize ao município os terrenos de sua propriedade naquela praia em parceria via o sistema de patrocínio de naming rights por um prazo determinado.
Se não houver interesse
O sistema, basicamente, incluiria o nome da Caixa na nomenclatura do parque como forma de divulgação, e o vereador já adiantou que, caso não haja interesse da prefa, também poderia ser absorvido via estado neste projeto de lei de Naatz que tramita na Alesc.
Bolsonaro
Na área política, Ivan Naatz, que também é coordenador do PL na região do Vale do Itajaí, aproveitou a passada em Brasília para um papo de pertinho com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, atual presidente de honra do PL nacional.
Alinhar
Além de se encontrar com Bolsonaro, Naatz esteve com o presidente oficial da sigla, Valdemar da Costa Neto, para alinhar as estratégias liberais do país com o estado catarinense já de olho nas eleições municipais do ano que vem.
Convite
O vice-presidente estadual do PL catarina, deputado federal Jorge Goetten, também acompanhou as reuniões e, de quebra, Naatz aproveitou a visita para convidar Bolsonaro a prestigiar a edição deste ano da Oktoberfest, em outubro, na galega Blumenau, entregando ainda um caneco oficial do evento.