Show do golpe
A piramidal pexêra bombou na manhã de terça-feira em mais uma apresentação do show do golpe, ops, reunião da comissão processante do impeachment pra cima do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e seu vice-prefeito, o “não sei de nada” Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT). No plenário, uma monteira de ex-cargos comissionados, exonerados e ressentidos atrás de justiça. Justiça pra quem?
Arquivamento
No fim, depois de muita bronca pra cima dos vereadores governistas, que se viram obrigados a retirar a suspeição do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD, PSD?) do relatório, o parecer prévio da comissão processante foi pelo arquivamento da denúncia. Votaram a favor do relatório o barbudão Douglas Cristino (PDT), o Fábio Negão (PL, da parte do governo) e o bigodudo Laudelino Lamim (MDB).
Contrários
A dupla oposicionista da comissão processante, composta pelo beato Beto Cunha (PSDB) e pela bela do Selmo, Chris Stuart (PSC), fez um escarcéu danado a favor da continuidade do golpe e votaram contrários ao relatório. Agora a decisão do arquivamento vai para o plenário da piramidal, que pode derrubar ou acatar a deliberação da comissão. Se derrubarem, o show do golpe continua.
Recolhimento ao IPREV
O procurador-geral da prefa pexêra, Dr. Gaspar Laus, entrou em contato com este pançudinho para afirmar que está sendo descontada a previdência do IPREV sobre o salário do barbudinho Volnei Morastoni em relação ao seu cargo efetivo no Estado. Mas os sabichões que vasculharam o portal da transparência não acharam nenhuma informação do desconto. Seria um desconto oculto?
Atentai
Se a grana do instituto de previdência tá mesmo sendo descontada do barbudinho em sua folha de pagamento, mas a informação não vai pro Portal da Transparência, é bom o prefeito se atentar ainda mais na raça de puxa-sacos que o cercam. Isso porque todos os descontos de previdência dos servidores vão pro saite da transparência, e não faz sentido o do prefeito não ser público!
E a diferença?
Os mesmos sabichões também alembram que não basta apenas o desconto relativo ao cargo no Estado, mas também sobre a diferença salarial a mais, o recolhimento ao Regime Geral da Previdência Social, o chamado INSS.
Munição
Os abelhudos (oh, raça de bisbilhoteiros, seus infelizes!) acharam o desconto do INSS apenas até julho de 2017, e depois nadica de nada no Portal da Transparência. Custa muito fazer a coisa certa, será? Isso só dá munição pros golpistas!
Mostrou
Pouco antes do fechamento desta coluna, Dr. Gaspar encaminhou a este socadinho escriba os comprovantes das referidas contribuições e descontos do prefeito Volnei Morastoni. Segundo o chefão da Procuradoria da city pexêra, tá tudo certo e, mesmo se não estivesse, seria um erro do município e não do prefeito ou de qualquer servidor.
Sabe de nada
O dono do PDT da city, presidente sabe de nada do Clube da Vila Operária, e nas horas vagas vice-prefeito, o Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), também teria dado uma baita derrapada na sua defesa ao afirmar que o encaminhamento de um projeto de emenda à Lei Orgânica para sanar a questão do salário do prefeito licenciado não passou por ele. Mais uma vez a desculpa de não saber de nada.
Assinou sem ler?
Marcelo, que segundo a raça lazarenta de fofoqueiros tem se reunido e conspirado abertamente junto com os golpistas, algo que duvido, mas também não ouvi nenhum desmentido, pode até não ter participado da formação do projeto de alteração da Lei Orgânica, mas assinou o pedincho e encaminhou para a piramidal quando era prefeito em exercício. Assinou sem ler? Complicado, hein?
Não duvido
Depois de dizer que não sabia dos canos contra pobres, colocados embaixo da marquise da Sociedade da Vila, mesmo sendo presidente da bagaça e trabalhando a dois minutos diapé do clube, não duvido de mais nada sobre a dificuldade do vice em liderar qualquer coisa. “Não sei dos canos, não sei do projeto, foi culpa do diretor, foi culpa do procurador, não sei de nada”. Tem como liderar algo desse jeito?
Sentimento de pena
Oia, acho que o sentimento de pena é algo muito humilhante para um ser humano, mas tem horas que vejo o barbudinho e sinto pena dele. Pena pela raça que lhe cerca, pena pelo seu vice conspirador, pena pela tchurma que ele sustentou e hoje quer lhe apunhalar pelas costas no modo golpe do impeachment. Talvez não seja saudável sentir isso, mas hoje é o que resume toda essa trama.
Abuso de autoridade
A verdade é que todo esse jogo sujo que rola no legislativo pra derrubar de qualquer jeito o prefeito Volnei começa a ir pra um caminho perigoso de abuso de autoridade. Até porque o agente público, no exercício de suas funções, não pode abusar do poder que lhe é atribuído com a finalidade de prejudicar alguém ou beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou, ainda, por mero capricho ou satisfação pessoal.
Caminho perigoso
Se ficar judicialmente comprovado esse caminho perigoso e desleal por parte de qualquer parlamentar da casa do povo pexêra, o edil ou os edis correrão risco até de perda de mandato. Ou seja, quem hoje muito ataca pode ser alvo na Justiça e se complicar lá na frente!
Fabinho e Jorge Negão
Enquanto a turma do quanto pior melhor faz todo o circo no plenário da câmara pra tentar derrubar o prefeito Volnei, nos bastidores dizem que os presidentes de PSC e PSB, respectivamente Fábio Rezes e Jorge Negão, já estão até dividindo cargos dentro do governo. Ai, ai, ai, que dor!
Poderosos
Os fofoqueiros do legislativo lascam ainda que, caso o golpe ocorra, Fabinho e Jorge serão os maiores poderosos da prefa, mandando e desmandando em seus fantoches, ops, vereadores, dos partidos e concentrando muito poder e cargos em suas mãos. Na prática, Itajaí passaria a ter dois prefeitos não eleitos pelo povo e que não têm sequer voto. Como dizem, nada está tão ruim que não possa piorar!
Incompetência
Já vimos falta de gestão tentando ser escondida a todo custo. Agora, incompetência ser publicada no Diário Oficial é inédito. Pela terceira vez os estudiosos de Harvard do outro lado da vala, em Navega City, não conseguiram (ou não quiseram) licitar o serviço de coleta do lixo.
Absurdo
Mais de dois anos de governo e a única coisa que o prefeitão Liba Top, ops, Fronza (UB) conseguiu fazer foi manter o contrato (sem licitação) com a Recicle, que tem uma das tarifas mais caras da região. Sem praça, com buraco e tarifa de lixo milionária. Faz o L (de Liba).
Ferver
A sessão da Câmara de Vereadores de Navega City promete ferver na quinta-feira. A população que é contra discriminação por gênero, credo, raça e qualquer outro tipo de preconceito está sendo convocada para a exigir uma explicação pelo arquivamento da CPI da Homofobia, arquitetado pela vereadora Adriana Macarini (PL) e seguida à risca pelo vereador Lorival Kempner (PP).
Investigar
A CPI foi criada para investigar possíveis crimes de homofobia de um servidor público contra um produtor cultural no grupo de zapzap do Conselho Municipal de Cultura, mas a vereadora resolveu acabar com a investigação antes mesmo dela começar.
Rechaça
O convite parte da “Coruja-Buraqueira”, persona muito querida no outro lado da vala, e que teria convidado o povo. Inclusive, no chamamento para a reunião, a dita coruja lembra que homofobia é crime, apela para os direitos constitucionais do brasileiro e rechaça qualquer tipo de discriminação e violência.
Falta de ética
Um grupo que tá deixando o partido Republicanos pexêro acusou o golpe de terem sido defenestrados da sigla em extensa nota de repúdio e falam em “falta de ética”. Os quase ex-republicanos se sentiram feito marido traído: foram os últimos a saber que o partido tinha mudado de comando e a ordem veio de cima. Oh, dor! Leia a nota no Blog do J, aqui ó: diarinho.net/blog/5
Não quer saber de fratura
É de pensar como fica o sem fraturas Deodato Casas, cujo ex-presidente do Republicanos, o folclórico Neguinho da Janamar, cantou em verso e prosa que ele estava indo pra canoa do partido. Afinal, Deodato não vai querer comprar a briga dessa “fratura” e colocar em risco as suas piscinas alugadas sem licitação pra prefa pexêra. De tolo Deodato não tem nada...
Ciscando e brigando
Na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a safra de pré-candidatos governistas à cadeira mais estofadinha do paço de pedra de Camboriú tá grande. De excelências excelentíssimas, cansadas de sugerir e com vontade de mandar na cidade, tem os “presentes” e os “ausentes” por estarem licenciados e serem bagrões do primeiro escalão do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Quer
A vereadora Andrea de Souza (MDB), que hoje é secretária de Desenvolvimento Social, já demonstrou o desejo de estar como chefe do executivo em 2025. O vereador Claudinei Loos (MDB), secretário de Planejamento, faz cara de mistério, mas nos bastidores não esconde a vontade de estar na majoritária no ano que vem. Igual ao pai
O presidente da câmara, Fabiano Olegário, o Fabianinho (PDT), queria ter sido vice do prefeito Elcio na eleição de 2020, mas foi preterido e nunca escondeu a mágoa. Quer ocupar a cadeira que seu saudoso pai, Edson Olegário, o Edinho Galo, ocupou no passado.
Cansou
Tem também na casa do povo o vereador Amilton Bianchet, o Mito (MDB), que tá cansado de ser parlamentar e quer ser prefeito. A secretária de Educação, Maria Alice (MDB), segue na lista dos governistas que não querem deixar o poder, digo, a prefa, ops, cargo.
É, porque é!
O secretário de Obras Alexandre Silveira (MDB) nutre esse sonho, digo, no aguardo de que possa ser candidato a prefeito. Por fim, o vice-prefeito, pastor Junior Cardoso (PTB), que já avisou em visita à choupana que sabe sua função institucional e tá junto com o prefeito Elcio, mas se não for o ungido vai pegar outro caminho e cuidar da sua vida. Ou seja, é pré-candidato e zéfini!