Ideal Mente
Por Vanessa Tonnet - Vanessatonnet.psi@gmail.com
CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet
Você já fugiu das situações por medo, vergonha ou timidez?
Quantas vezes você deixou de fazer algo por vergonha, timidez e medo?
Medo do que as pessoas vão pensar, medo de dar errado, vergonha de algo que você fez…
Sabe aquela entrevista de emprego que você quis muito passar, mas não conseguiu demonstrar o seu potencial? Ou aquele trabalho que você precisava apresentar e não deu muito certo? Ou sua dificuldade em iniciar novos relacionamentos? De se expor ?
Se eu tivesse deixado o medo me dominar, talvez eu não tivesse me formado, dado a minha primeira consulta, palestra, depois a primeira mentoria para psicólogas, não teria criado minha vida como psicóloga, eu não teria ajudado pessoas e não estaria onde estou hoje… e você?
Enfrentar o medo, a timidez ou a vergonha é um grande desafio! De fato não é fácil, mas você pode encarar.
Questione quais crenças limitantes e pensamentos você tem tido sobre si, pois essas crenças e pensamentos podem estar te levando a comportamentos evitativos. E por mais que você precise treinar a sua comunicação e ter autocompaixão, o meu desafio para hoje é que você se exponha conforme apareçam as oportunidades, marque para sair com alguém que você não saía por muito tempo, uma conversa, ou vá em um restaurante, não delegue o seu pedido, faça você mesmo. Em pequenas ações, você já pode perceber a diferença. No geral, não fuja das situações, pelo contrário, tenha proatividade e enfrentamento.
A sua timidez, sua vergonha e medo podem estar te impedindo de viver a vida que você deseja e talvez até mesmo de ajudar outras pessoas. Quando você fecha os olhos, onde você se imagina? E agora: o que você precisa fazer para estar lá?
A reflexão que deixo aqui é: O que você poderia estar fazendo hoje se sua vergonha, timidez e medo não estivessem te impedindo?
A psicoterapia também utiliza algumas técnicas comportamentais para ajudar o paciente a enfrentar gradualmente as situações sociais que ele evita. Essas técnicas incluem treinamento de habilidades sociais, dessensibilização sistemática e exposição gradual. O objetivo é ajudar o paciente a aprender novas habilidades e enfrentar suas ansiedades, inseguranças e medos para se sentir mais confortável e confiante em situações sociais.
Se você sente que precisa de ajuda nisso, busque apoio profissional.
Para dúvida ou agendamento sobre processo terapêutico mande uma mensagem no nosso WhatsApp.
Até semana que vem, com carinho, Vanessa!