Hora da verdade
O galego Rubens Angioletti (sem partido), aproveitando seus últimos dias no comando da piramidal pexêra, tratou de pautar para a sessão desta terça-feira os projetos que aumentam bem acima da inflação o salário de algumas categorias privilegiadas de servidores públicos municipais. Ao pautar os projetos enquanto ainda é presidente, Rubens evita ter que votar na matéria.
Pacote de bondades
São três projetos de lei que, sob o pretexto de reorganizar carreiras, dão uma baita incrementada nos salários. O mais escandaloso deles faz subir de 9 mil para 15 mil os vencimentos iniciais dos auditores fiscais municipais. Como se não bastasse o baita aumento, ele ainda será retroativo a fevereiro e, quando vier a revisão geral anual em maio, o pagode dos auditores vai aumentar novamente.
Custo alto
O galego Rubens Angioletti, segundo os fofoqueiros de plantão, teria devotado apoio ao projeto de aumento dos auditores no olho a olho com a categoria e trabalhou para que ele fosse pautado ainda quando estivesse na presidência.
Discurso é um...
O galego Anjoletti, ops, Angioletti, fez isso só pra não precisar mostrar pro povão de que lado estava, já que o presidente não vota. O custo alto, estimado conforme documentos juntados no próprio projeto, será de mais de R$ 15 milhões nos próximos quatro anos.
Calados
O que é de se espantar é que nenhum vereador ou vereadora tenha tomado a palavra ainda para denunciar esse absurdo. Todo mundo quietinho nos bastidores, morrendo de medo da pressão que os auditores estariam exercendo.
Pressão funcionou?
Tem auditor fiscal que praticamente mora na câmara de vereadores pexêra nos últimos dois meses, inclusive em horário de trabalho, na maior cara de pau, fazendo lobby e pressão. Pelo jeito funcionou.
Biografia
A verdade é que uma votação dessas, enquanto muitos servidores imploram por reconhecimento de 100, 200 reais em seus vencimentos, pode manchar a biografia de muitos de nossos heróis representantes do povo, que serão cobrados quando o tanso do pagador de impostos se der conta de como votou cada vereador. Ainda há tempo de parar com essa sangria.
Duvido
Talvez seja sonhar demais, mas queria ver uma excelência excelentíssima dessas, que adora dar discurso pra plateia, pedir vista desse projeto e a realização de uma audiência pública para debater o mesmo. Duvido que tenham coragem. Coragem?
Já pensou a piramidal convocando o povão pra ir lá opinar sobre um projeto que aumenta em 70% os salários de auditores, retroativo a fevereiro, e com novo aumento para maio na revisão geral anual? Quem é a favor dessa mamata?
Pautou porque quis
Rubens, lá na frente, deve ser cobrado também pelo seu eleitor quando for candidato a prefeito, já que o presidente da piramidal é o responsável por pautar os projetos de lei. A pauta para a sessão desta terça-feira tem a digital dos 10 dedos das mãos do galego. O mínimo que ele poderia ter feito era esperado o presidente voltar para, enquanto vereador que vota, se posicionar contra o absurdo.
Univali no topo
Saiu o tão famoso e chiquetoso conceito do MEC que avalia a qualidade das universidades brasileiras em todos os aspectos. Mesmo com todas as dificuldades da pandemia, a Univali, nossa universidade maior da city pexêra, manteve o elevado conceito 4, que já havia conquistado anteriormente na competente gestão do reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho.
Notas e conceitos
Para entender um pouco mais sobre as notas e conceitos do MEC envolvendo universidades no país tupiniquim, este pançudo escriba procurou ouvir alguns dotôres que militam na área da educação em nossa região.
Exigências e fiscalização
Segundo os sabichões, o conceito 4 é muito difícil de ser obtido e, mais ainda, de ser mantido por uma universidade, pois, ano após ano, e cada vez com mais rigor, o MEC cobra e fiscaliza no cangote o cumprimento de uma carrada de exigências. Tanto é verdade que em nossa Santa & Bela Catarina apenas outras três universidades conseguiram obter este conceito.
Univali e Ocean Race
Sabemos que a maior regata do mundo tem sua largada na cidade de Alicante, na Espanha, berço de uma tradicional e respeitada universidade pública às margens do Mar Mediterrâneo com quem, por sinal, a Univali mantém acordos e convênios de internacionalização e dupla titulação para seus alunos já há muitos anos.
Estande chiquetoso
Aliás, na parada 2023 da Ocean Race em Itajaí, tem chamado a atenção o bonito e charmoso estande da Univali, muito elogiado pelas belas peças, pela organização, e por uma equipe altamente qualificada e sempre pronta para bem acolher todos os visitantes. Parabéns aos gestores, funcionários e professores do nosso templo do saber pexêro.
Prestígio
O secretário de estado do Turismo, o peixeiro Evandro Neiva, tá com moral com o governador da Santa & Bela, Jorginho Mello. No fim de semana, o chefe do executivo barriga-verde visitou a Vila da Regata da The Ocean Race, em Itajaí, que foi idealizada e executada por Neiva.
Visitou tudo
O governador não só visitou o espaço, como fez questão de conhecer de perto toda a estrutura da organização. Ficou no local por mais de quatro horas, mostrando interesse por esse grande evento que impulsiona Itajaí, Santa Catarina e o Brasil para todo o mundo.
Aproximação
Mesmo não sendo do partido de Jorginho Mello, Neiva mostra proximidade cada vez maior com o governador por causa de seu trabalho técnico, com entrega e importantes parcerias. Já fez isso em Itajaí, quando secretário de Turismo e Eventos, e começa a fazer o mesmo na Santa & Bela.
Políticos rasos
Num momento em que a city pexêra vive a expectativa de ter um novo prefeito após 28 anos de administrações Jandir Bellini (PP) e Volnei Morastoni (MDB), o secretário de Turismo Neiva, mesmo não querendo, pode surgir como uma boa opção pra quem tá cansado dos políticos rasos, sensacionalistas, que não têm a menor experiência de gestão e podem ser um grande tiro no escuro.
A que mais cresce
Itajaí, mesmo com as dificuldades atuais do porto, é a cidade que mais cresce em Santa Catarina e a que teve a quarta maior geração de empregos do Brasil. Imagina entregar tudo isso nas mãos de quem só berra, mas nunca fez gestão na vida. A eleição ainda está longe, mas é bom o povo ir pensando nisso.
Viajando ou...
No começo do governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL), da Dubai brasileira, o alcaide estava nas ruas, ou trabalhando pela cidade. Neste segundo mandato que se esvai, o rei do pop, quando não está viajando, está tentando aparecer em algum evento.
Todo posudo
Prova disso foi no final de semana. O novo filiado do PL, Fabrício Oliveira, correu pra The Ocean Race pra aparecer na foto com o governador Jorginho Mello (PL). O que Fabrício mais gosta é de aparecer. Quem se lembra do papagaio de pirata no Congresso Nacional durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)?
Flash
Quem deve receber é o anfitrião do evento, ou seja, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Alguém viu o Volnei ou outros prefeitos na abertura da temporada na Dubai brasileira ou algum evento de peso?
Videogame
Ah, era por conta do governador. Tá bom, o pop star não pode ver uma câmera fotográfica que já corre pra fazer pose pra foto. E tem ainda o tempo que o prefeito se dedica pra jogar videogame, com aquele jogo famoso de tiro. Não tem tempo para administrar a cidade desse jeito...
Licitação milionária
A licitação do lixo em Navega City é da ordem de quase um bilhão de reais pelos próximos 30 anos. O total é R$ 933.963.860,00. Acontece que a licitação bateu por duas vezes na trave do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A rejeição obrigou o governo do prefeito Liba a ter que fazer um aditivo com a atual concessionária, a Recicle, que recolhe a lixarada do outro lado da vala.
Por quê?
Além disso, no aditivo, o governo do prefeito Liba teria concedido um aumento de 18% - que não teria tido a anuência da Agência Reguladora Intermunicipal (Aris). O atual aditivo vence em maio, sendo que o TCE rejeitou em fevereiro, pela segunda vez, a licitação feita pelo município. Ou seja, terão que fazer um novo aditivo... Por quê será que isso tá acontecendo?
Correndo
As fontes deste escriba socadinho matam a cobra e mostram o pau, digo, contam o causo e comprovam. No último final de semana, enquanto rolava a bola na final do principal evento esportivo de Navega City, o prefeito Liba, ops, Top, Fronza (União Brasil), estava em Floripa correndo.
Gabriel, o Anjo ceifador
As excelências excelentíssimas da casa do povo do outro lado da vala, em Navega City, estão cuspindo marimbondos. O presidente do legislativo, Gabriel dos Anjos (PSC), tá passando a foice, digo, exonerando cargos indicados pelos seus pares.
Equipe
Com isso, Lu Bittencourt (PL), Adriana Macarini (PL) e o Toninho Uller (Patriota) perderam cargos na estrutura da câmara dengo-dengo. O presidente Anjo tem dito nos bastidores que não tem compromisso com os vereadores e por isso está montando a sua equipe. Alguns dos exonerados foram nomeados no governo do prefeito Liba Top.