Pauleira
A repercussão da operação da Polícia Federal contra a empresa de logística que quase conseguiu o contrato de arrendamento provisório do Porto de Itajaí, na última quinta-feira, bem no dia de sessão na piramidal pexêra, deixou os vereadores que nem siri na lata. O tema foi pauta de quase todos os oradores do dia, com muito griteiro e acusações.
Melhor tirada
A melhor tirada da noite, segundo a raça que acompanha as sessões e nossos amados heróis legislativos, foi a do miacho Otto da Farmácia (sem partido) que afirmou que o “Porto virou pó”, numa referência ao tráfico de cocaína operado pela empresa e também a drástica queda de movimentação do terminal desde o final do ano passado.
Vem CPI?
Apesar de não aparecer muito nos discursos a palavra CPI, nos bastidores, a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Porto de Itajaí, para apurar o edital de licitação que a empresa investigada quase ganhou, começou a ganhar corpo. O caso seria tão escabroso, que se alguém fizer mesmo um requerimento de CPI, a tendência é que todos os vereadores assinem, pra não pegar mal.
Retomada de linhas
Creio que o assunto mereça mesmo uma maior investigação dos vereadores, mas não deve ser tratado também só com politicagem. Hoje o Porto, graças a pressão de muitos e a decisão corajosa do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), no fim do ano passado, está nas mãos da APM Terminals, empresa sólida e conceituada. Espera-se que em breve a empresa anuncie a retomada de linhas por aqui, e isso que importa.
Instabilidade preocupa
Nesse momento de retomada das linhas e quando a empresa enrolada já está longe do Porto de Itajaí e com os donos na prisão, uma CPI pode causar instabilidade e afugentar investimentos em prospecção para o nosso terminal. O assunto é grave, mas os vereadores precisam agir com prudência para não estragar o que está sendo consertado. É hora de agir com a razão e não com o coração!
Comissão de Portos
Gostem ou não do trio Deus, Pátria e Família que compõe a Comissão de Portos da piramidal pexêra, o presidente do órgão, o devoto Beto Cunha (PSDB), o líder da oposição Osmar Teixeira (SD) e o pastor-vereador Adriano Klawa (sem partido) estiveram em Brasília no começo do ano e junto com a ANTAQ cantaram a pedra de tudo que poderia acontecer se o porto insistisse nos arrendamentos para a empresa investigada.
Segura na mão de Deus e vai
O blogueirinho passeador do outro lado da vala, ops, o prefeito Liba, continua achando que Deus vai resolver o problema dos buracos e acabar as obras das praças. Ele corre, reza, coloca foto no Instagram e fica sem tempo para resolver o básico na cidade. Faz o L e se encontrar o prefeito Top, ops, Liba, pede por favor para ele começar a trabalhar.
Mais um
Um passarinho passou pela choupana e contou para o escriba socadinho que o big fone vai tocar no piso superior do paço dengo-dengo. O balança mais não cai, secretário de Assistência, Aldo Decker, será o próximo eliminado. O prefeito Top, ops, Liba, já recebeu a listinha do dublê de prefeito, digo, chefe de gabinete Ademir foguinho que anda nervoso nas tratativas com as excelências excelentíssimas.
Rei do hambúrguer no governo Top
Ademir foguinho tenta emplacar no governo Top, Ademir Popeye que já foi candidato a tudo e sempre ficou sem nada. Façam suas apostas, o rei do hambúrguer vai ficar com o Esporte, Assistência Social, Comunicação ou Turismo?
Sempre presente
O segundo mandato da deputada bonitona, Paulinha Silva (Podemos), tem sinalizado para os eleitores da região uma maior presença dela por aqui. Paulinha tem sido vista com muito mais frequência em Itajaí e recentemente liderou uma comitiva para buscar o financiamento do Banco Mundial para os projetos de mobilidade e integração regional da Amfri. Ela também tá sendo presença constante na The Ocean Race e no hospital Marieta.
Desgrudada
Agora que não tem mais o governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) pra cuidar e ajudar a fazer política, Paulinha anda mais solta e focada em fortalecer os vínculos com a sua base eleitoral. Na falta de um representante raiz de Itajaí, a presença da bonitona, que adora falar no ouvido e baixinho, encantando o coração juvenil de muita gente, pode ser um alento pro eleitor pexêro desiludido e sem representatividade.
Contraste
Diferente da bonitona Paulinha, a campeã de votos e dita moradora de Itajaí Ana Campagonolo (PL) não tem aparecido pela city em agendas que entreguem resultados pro povão da região. Campagnolo usa seu mandato só para posicionamento ideológico, mas todo mundo tá cansadão de saber que ideologia não mata a fome de ninguém. É um mandato medíocre sob o ponto de vista de entregas.
Entregas
Ao final de oito anos, quando a bonitona e a campeã de votos completarão seus dois mandatos, o resultado de conquistas das duas deve ser comparado. Se Campagnolo insistir em ser apenas uma deputada de opinião e não de ação, o comparativo de entregas (daquilo que realmente importa para o povão) entre as duas deve deixar qualquer fã da bolsonarista envergonhado, com vontade de se esconder.
Leonel Martins
Em Piçarras, o cenário político começa a ferver. Pelo lado do ninho tucano, o ex-prefeito Leonel Martins já está assoviando aos quatro cantos do município que é pré-candidato a prefeito. Com três mandatos nas costas, o ex-gestor conta com o apoio de um fiel grupo de simpatizantes que tem sua foto na cabeceira da cama.
Leonel Martins 2
Num de seus desabafos políticos, ele teria deixado escapar que um de seus nomes favoritos para ocupar uma possível vaga de pré-candidato a vice é de Fábio Emitério, o Fábio do Posto. Só basta o pupilo aceitar recuar um degrau na corrida eleitoral – já que na última eleição somou 41,90% dos votos válidos, mostrando seu carisma frente ao povo piçarrano.
Leonel Martins 3
Reza a lenda que Leonel está com um punhado de brita engasgada na garganta – depois de recentes posturas do atual prefeito, Tiago “Bagual” Baltt (MDB), se autointitulando o maior gestor da era moderna das Piçarrax. Leonel teria confidenciado que pretende mostrar com quantas horas/máquina se constrói uma rua...
Gegê é no Progressistas
Antes PP e agora Progressistas, a ala piçarrana do partido colocou o nome do ex-vereador Gercino Medeiros, o Gegê, como presidente da seita. Com experiência de seis mandatos como vereador, Gegê quer renovar o partido e mostrar que a sigla é muito maior do que se manter à sombra do ex-prefeito, o simpático Umberto Teixeira.
Deixado de lado
Na assembleia de eleição da nova diretoria, realizada na Pastelaria do Rogério, Umberto Teixeira foi deixado de lado da cúpula responsável pelas decisões partidárias. Foi colocado como vice-delegado. Assim que os votos foram contados, saiu de fininho e foi pra casa.
PL quer surfar na onda
O PL de Piçarras quer surfar a onda bolsonaristas e de Jorginho Mello para eleger o prefeito na cidade. Recentemente, anunciou uma lista de pré-candidatos a prefeito: André Serafim, Ângelo Margutti, Eduardo Mundstock, Elizabeth Blanck e Cláudio Colaço. O pessoal garante que com essa lista não ganha nem pra síndico de prédio.
Tiago no PL?
Em Piçarrax, um coordenador político do deputado Ivan Naatz, Lucas Dias, está tentando levar o prefeito Tiago Baltt para se juntar às fileiras do PL. Mas quem manda no partido é Ângelo Margutti. Ângelo e Tiago não possuem uma boa relação e a rádio corredor anda lascando que Ângelo e sua turma fizeram muito mais votos para o deputado Carlos Humberto do que Lucas e Tiago para Ivan Naatz. É o deputado Carlos Humberto que coordena a região da Amfri...
Tiro no pé
O governador Jorginho Mello nomeou sem alarde o suplente de deputado estadual Tiago Frigo como o novo secretario Executivo da Pesca. A decisão, que teve a martelada final do senador Jorge Seif, desagradou o setor industrial e artesanal da pesca – que havia indicado, por documento, o nome do penhense Luizinho Américo e que ainda contava com o apoio de deputados federais e estaduais da região pexêra.
Desrespeito
Os linguarudos de plantão descascam que Jorginho não respeitou justamente o seu público mais fiel, os homens do mar, e Jorge Seif traiu a turma da água salgada por conta de um amiguinho armamentista. A turma ainda tá zicada porque Tiago Frigo quando trabalhou na prefa de Florianópolis perseguiu as indústrias de pescados de Itajaí e região. Isso vai dar muito pano pra manga...
Pressão
Em um grupo de zapzap da região, representantes das indústrias de pesca bateram boca com os armamentistas da região e lascaram que, se for para dar emprego para amiguinho, deveriam criar uma ‘Secretaria de Arma’. Durante o bate-boca, que foi feio, os empresários do mar ainda disseram que seria mais válido não criar a tal secretaria da Pesca...
Governador vacilou
Com a decisão de nomear Frigo, Jorginho Mello perdeu a chance de dar um tapa de luva na bela face do prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), seu inimigo. Isso porque Luizinho estaria com um pé no PL e ganharia natural evidência no cenário político, tornando-se o pré-candidato a prefeito da cidade em 2024.
Governador vacilou 2
Com Luizinho Américo no estado, suas articulações profissionais de fomento ao setor pesqueiro colocariam os planos de Aquiles – de fazer um sucessor – por água abaixo. Mas Jorginho se deixou levar pelos devaneios de Seif, que zelou pela amizade do grupo armamentista ao invés do contexto político municipal. Vacilou, Jorginho.