JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Gil quer pizza pra comemorar interinidade de La Barrica
Pizza do La Barrica. O boa praça e que não perde uma boa piada, o empresário Gil Koeddermann, visitou o prefeito David La Barrica (Patriota) e brincou que o fim da sua interinidade no cargo vai acabar em pizza...
Revisão dando chabú
A proposta de revisão do Plano Diretor de Navega City nem chegou ainda ao legislativo e já está dando o que falar. Tem gente dizendo que o estudo, que está sendo desenvolvido pela Furb, tem a mesma demanda do realizado em Timbó, com preço 3x maior.
Goela abaixo
Vereadores também estão berrando que a nova versão do documento parece atender apenas os interesses das construtoras e empresas ligadas à logística portuária e tem representantes da sociedade organizada reclamando da forma como estão sendo conduzidos os processos. Tem linguarudo dizendo que a forma é a mesma adotada pela prefeitura de Floripa: goela abaixo.
Inquérito
Na tarde da sexta-feira, a 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Navegantes determinou a abertura de inquérito civil público para apurar uma série de denúncias protocoladas no início da semana contra o município com relação à condução do processo de revisão do Plano Diretor.
Carrada de denúncias
Entre as broncas, digo, denúncias, estão a falta de representantes do conselho da cidade no grupo de trabalho que está conduzindo os estudos e a substituição dos conselheiros não governamentais por conselheiros indicados pelo município, falta de participação popular nas audiências públicas e a falta de publicidade na convocação das oficinas.
Questionam
Os representantes das entidades da sociedade organizada que protocolaram a denúncia na última segunda-feira também questionam a legalidade da pré-conferência e da conferência da cidade, realizadas no ano passado, quando supostamente os organizadores teriam se valido de práticas não muito ortodoxas para garantir o quórum mínimo.
Latarte
A Rose Figueiredo, a Rose do Instituto Latarte, da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, visitou a choupana do JC. Rose veio falar sobre a instituição que presta um importante trabalho em prol das crianças da cidade-mãe.
Sério risco
Trabalho este que anda correndo sério risco por falta de recursos. A entidade foi criada em 2006 e trabalha com crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, oportunizando que ocupem sadiamente seu tempo através da arte e cultura.
Contraturno
Importantíssimo o contraturno escolar pra crianças carentes do Monte Alegre, Conde Vila Verde, Nova Aliança, Tabuleiro e Santa Regina. Regiões mais carentes e que, se não tivessem essa oportunidade, iriam ficar à mercê de uma série de situações, já que a maioria dos pais precisam trabalhar.
De fora
É de se lamentar que a entidade, com tantos anos de bons serviços, por exemplo, não tenha podido participar do certame da FIA (Fundo da Infância e Adolescente) municipal. Infelizmente, desde o ano de 2019, os recursos não receberam uma devida atualização. O valor é de cerca de um milhão e quatrocentos e cinquenta mil reais pra ser distribuído entre 10 instituições.
Crianças em risco
Pra poder atender 200 crianças, cinco horas por dia, ao custo de 365 reais por criança, o valor é de 73 mil reais/mês. Além dos pequerruchos, cujos pais precisam trabalhar, a Latarte acolhe crianças e adolescentes vítimas de uma série de situações, encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Poder Judiciário.
Função e obrigação
A Latarte está no aguardo de recursos do FIA estadual, de uma emenda da deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos) e da parceria com empresas e outros beneméritos pra poder continuar atendendo. O problema é que o poder público precisa participar, e é sua função e obrigação. Portanto, precisa apoiar a iniciativa da entidade. No caso, as crianças.
Crianças sofrem
A Rose da Latarte já foi presidente da Fundação Cultural de Camboriú e há quem garanta que tenha feito um bom trabalho durante a sua permanência. Teria saído por questões políticas. Agora, não quero crer que seja isso que esteja prejudicando o trabalho que vem sendo desenvolvido. Afinal, quem paga a conta são as crianças, adolescentes, pais e mães.
Será que será?
Será que o que está incomodando seria o fato de que Rose já foi sondada inúmeras vezes pra estar na disputa de uma majoritária em Camboriú? Afinal, ela é filiada ao PL, cujo vice-prefeito Sílvio Júnior (hoje PTB) também estava, e dizem que teria pedido a cabeça dela quando estava na Fundação Cultural.
Trabalho, razão e luta
Seria inveja pelo trabalho? Receio, medo de que possa ser candidata em 2024? Instada pelo socadinho escriba, Rose não disse nem sim e nem não, mas afirmou que sua preocupação neste momento, toda a sua energia, é em prol das crianças e adolescentes, que não podem ficar desassistidas e essa é razão do seu trabalho, luta e da visita à choupana.
Melhor, melhor do mundo
O melhor, melhor do mundo, Auri Pavoni, vira e mexe tá na rua Hercílio Luz, no centro pexêro, bebericando um café na Cocada da Bete com a raça de politiqueiros que se espalham por ali pra falar bem e mal da vida alheia.
Faz chover e fazer sol
O Auri chega a ficar com a boca esticada na orelha, dizendo que foi graças a ele que tem obras na cidade, que depois que ele chegou na prefeitura, onde ganha pra ser assessor do prefeito, faz chover e fazer sol na cidade. Que foi ele que trouxe a advogada e ex-candidata a prefeita dos belos olhos verdes, Jade Martins, que já voltou pra Dubai brasileira faz tempo.
Lero-lero
Quem escuta esse lero-lero do melhor, melhor do mundo, fica matutando que em Itajaí, na prefeitura, não tem ninguém competente com expertise pra tocar obras e propor inovações, e que Auri é alguma espécie de salvador da pátria. Ninguém merece...
Vive na ilusão
Agora, do nada, Auri também apareceu lampeiro e sorridente na reunião dos emplumados da Dubai brasileira. Auri, que foi escamoteado pelo ex-tudo Leonel Pavan nas eleições municipais, talvez imagine que tenha chance em 2024, apesar de não ter voto. Ou gosta de ser enganado...
Pau pegou
Uma conhecida servidora comissionada nervosinha promoveu um arranca rabo no gabinete do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). A mulher, que já é esquentadinha por natureza, chegou no gabinete e queria falar com o prefeito, sendo que foi informada que teria que falar primeiro com quem pode abrir a porta.
Jiraiya
Foi o que bastou pra guria rodar a baiana e virar um “Jiraiya”. A servidora endoidou e chegou a dizer que queria ver se tinha algum macho pra não deixar ela entrar. O griteiro acordou até quem estava dormindo nos andares abaixo, e correu todo mundo com os olhos ramelentos pra ver o barraco, ao passo que o prefeito abriu a porta e convidou a mulher pra entrar e conversar. Que coisa, meu povo!
Desgovernou total
A mãe da nova secretária de Gestão e Controle é diretora de escola em Navega City. A pergunta que não quer calar: como ela irá tirar o prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), do mato se os próprios amigos já o abandonaram? Tá pegando fogo o caldeirão do outro lado da vala.
MDB puro sangue
Há boatos que o MDB do outro lado da vala, em Navega City, em seus encaminhamentos para 2024, escolheria o atual vereador loiro dos olhos azuis Paulinho Melzi, o Paulinho Meia Praia.
Juventude e experiência...
O Paulinho Meia Praia seria o candidato a prefeito, com o Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza, de vice. Deba foi quatro vezes prefeito de Navegantes, deputado estadual e agora pretende estar ao lado do escolhido pelo MDB Paulinho Melzi. Os puxas do mandabrasa dengo-dengo alardeiam que é a junção da juventude com a experiência.
Tudo ruim
Quem escuta o vereador Diego Aparecido Amancio (PSC), que assume a cadeira do titular, o presidente Marcelo Werner (PSC), parece que nada acontece pelos lados do bairro em que ele e Werner moram e é sua base eleitoral.
Caceteando
A excelência excelentíssima Diego chegou a declarar, assim que assumiu, que lá na região do Limoeiro não tinha, por exemplo, uma academia ao ar livre. Parece que Amancio estava caceteando o lombo de quem lhe cedeu a cadeira, o Marcelo Werner.
Oposição, mas, foi situação
Afinal, hoje, Marcelo Werner seria oposição ao governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni. Mas foi situação e se não ocorrem melhorias lá no Limoeiro e adjacências, também teria a inércia, hipoteticamente escrevinhando, do próprio vereador Marcelo e seu suplente, acredito que inconscientemente. Ou não?