Conta não fecha
Que o eleitor anda pra lá de sacudo com os políticos de hoje em dia, e o vira e mexe deles trocando de partido, não é novidade. Mas do jeito que as coisas andam nem tem como ficar de boa mesmo. A conta de muitos possíveis pré-candidatos a prefeito da city não tá batendo com os discursos. Ou falam o que não fazem, ou fazem o que não falam!
Xô, poderosos
O galego Rubens Angioletti (sem partido) é um que enche a boca pra falar que não vai para partido de poderosos, que seus interesses são tutelados pelo povo, para o povo e com o povo, mas é justamente pelas mãos de poderosos que ele tem negociado a sua filiação partidária. Se fechar com o Progressistas mesmo, será pelas mãos do senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas), com as bênçãos do Tristonho, ops, Tonho da Grade.
Vai pedir a saída?
Será que Rubens vai condicionar sua assinatura no Progressistas à saída dos poderosos da sigla? E o que dizer do passado não muito distante, quando Rubens e os colegas de oposição da legislatura passada foram pra cima do Tristonho, na eleição para a presidência da piramidal pexêra, o acusando de ter negociado cargos pelo voto? E os prefeitos do partido que estão presos? E os envolvidos na Lava Jato?
Auditores Poderosos
E por falar no galego e nos poderosos, fontes deste pançudinho garantem que ele tem trabalhado nos bastidores para aprovar o aumentão pros auditores fiscais de mais de 70%, de 9 para 15 paus por mês, fora os adicionais. Pra esses poderosos então pode? E escondido do povão, na base da pressão nos bastidores? Não vi o galego se manifestar sobre o projeto. Seria a pressão dos poderosos?
Robison na base?
Outra conta que não tá batendo também é a do ex-tucano Robison Coelho (PL), que disputou uma eleição acirrada contra o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas agora escolheu para se filiar justamente um dos partidos mais fiéis da base governista, o PL. Robison tem dito que não tem nada a ver, que escolheu o PL do Jorginho Mello e do Bolsonaro, e que não será governo por aqui! Que fica difícil pro eleitor entender, fica.
Osmar Bornhausen?
E o novo capítulo de filiações que são difíceis de explicar é o romance do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) com o PSD. Adepto de um estilo populista e da nova política, como será que Osmar vai explicar pra sua tchurma que ele tá indo pro partido pelas mãos de gente véia e ultrapassada, como o poderoso deputado Julio Garcia (PSD) e o Paulinho Figueirense Bornhausen (PSD)? Outra conta que não vai fechar com o discurso.
Doido, mas coerente
Olha, dia desses a coluna estampou que a candidatura do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), com apoio de MDB e PT e as bênçãos do barbudinho Volnei Morastoni, do presidente do PT-SC Décio Lima (PT) e do pai Lula (PT), era papo de doido. Mas pelo menos é coisa de doido coerente, faz sentido, as siglas ficam todas no mesmo campo ideológico.
Confio desconfiando
Tem horas que confio desconfiando que o Sodré encare mesmo as urnas, mas pelo menos, se ele for mesmo candidato pela aliança de esquerda, não precisaria passar um tempão se explicando pela ginástica ideológica e partidária da coligação. O povo pode não votar na esquerda, mas não vai poder acusar o vice-prefeito de estar fazendo malabarismo pelo poder.
Quadros
Auditores fiscais procuraram este pançudinho escriba em sua choupana para tentar justificar aquilo que parece injustificável, um baita aumento de 70% no salário dos servidores em início de carreira. Segundo os profissionais, o projeto que tramita na piramidal é importante para manter bons quadros de servidores na cidade, já que muitos estão indo embora pelo salário “pouco atrativo”.
Aumentam arrecadação
Os servidores também explicaram que o trabalho desses novos auditores concursados tem aumentado a arrecadação de tributos e permitido uma maior fiscalização em toda city. Segundo os cálculos dos próprios auditores, a conta do aumento vai ser paga pela qualidade e permanência dos profissionais no município de Itajaí. Ouvi atentamente, mas custo a concordar com todos os argumentos.
Sabiam das condições
Problema é que quando esses servidores fizeram o concurso para auditoria fiscal em Itajaí sabiam exatamente das condições salariais no município. E outra, pra quem pensa que a categoria ganha mal, é bom lembrar que no início da carreira, hoje, são nove contos por mês, além de três contos de indenização por uso de veículos, vale-alimentação e adicionais de aperfeiçoamento.
Passando na frente
Acho que os profissionais merecem sim reconhecimento, mas alegar que um salário acima de 12 mil reais por mês não é bom já é forçar um pouco a barra. Isso sem contar as inúmeras categorias de servidores vinculados ao município que imploram por uma valorização e não ganham nem 20% do que os auditores recebem. Não tem porque eles passarem na frente só usando o poder que possuem.
Plano de carreira
Além disso, todos esses auditores que andam pressionando vereadores e o próprio executivo possuem um plano de carreira pra lá de invejável. A cada três anos o salário deles aumenta substancialmente, bem acima do cidadão comum e das outras categorias de servidores e, no final da carreira, eles irão ganhar trinta contos por mês. É mole ou quer mais?
Silêncio sepulcral
O que tem agoniado é o silêncio sepulcral dos nossos amados heróis do legislativo pexêro. Vereadores que se dizem fiscalizadores do dinheiro público e lutando pelo povo andam quietos com esse projeto e, segundo a raça de linguarudos, morrendo de medo dos auditores fiscais e suas represálias caso o projeto não ande depressa. Será que não tem um vereador cocudo pra jogar o tema pro debate?
Toque de caixa não
Seja qual for o resultado da votação do projeto, este pançudinho defende que os vereadores o debatam com clareza, sem apressar os passos nos bastidores e votando a toque de caixa e quietinhos. O tempo de passar a boiada não existe mais e não é justo que a população e as demais categorias sejam privadas de uma ampla discussão sobre o projeto e sua justificativa! Mais transparência, é o mínimo!
Se rompeu
A cadeira mais almofadada da capital do marisco já está em disputa. A coluna já tinha contado que a vice-prefeita, a professora Juraci Alexandrino (MDB), usou a tribuna da casa do povo e denunciou uma possível perseguição política. Ao que parece, após sua exoneração do cargo de secretária de Educação, sua relação mais próxima com o alcaide Aquiles da Costa (MDB) se rompeu.
Convite
Em um grupo de zapzap, um membro da executiva do Partido Liberal de Penha teria dito que vai convidar a vice Juraci para se juntar às fileiras do PL. O convite pode denotar, inclusive, uma divisão interna na sigla.
Divisão
Os liberais estão divididos em duas alas: do vereador Italiano e do ex-vereador Isac da Costa, e ainda tem o Lindomar, ex-vice-prefeito. Todos os três se consideram pré-candidatos a prefeito. A pergunta é: será que os três pré-candidatos não estão decolando?
Emplumados
Já os tucanos estão todos escondidos nas copas dos enormes garapuvus – árvore símbolo de Penha. Mas Evandro Eredes (PSDB) recentemente esteve em Brasília cumprindo agenda como suplente de deputado federal e deve estar no pleito em 2024.
Principal
Hoje, Evandro é o principal nome dentro do ninho tucano. Outro que pode entrar na disputa é Luizinho Américo. O ex-vereador Luizinho tem trabalhado ativamente na defesa dos pescadores, é unanimidade entre a turma da pesca e tem respaldo das lideranças evangélicas, além de ter um público apartidário.
X-marisco
O empresário Júlio Lanches, filiado ao União Brasil e que foi candidato a prefeito em 2016, é um nome forte para o pleito em 2024. As línguas afiadas de Penha afirmam que Júlio está com uma receita especial de x-marisco e espera cair no gosto da turma.
Bateu um rango
O Júlio tem se mostrado um grande articulador. Recentemente participou de um jantar com o senador Jorge Seif (PL) e o governador Jorginho Mello (PL)... Será que o coletivo liberal ganha um quinto pré-candidato?
Administrando egos
E o prefeito Aquiles da Costa (MDB) está administrando o ego do vereador Maurício Brockveld e do secretário de Obras Sandro Silva. Ambos são nomes que almejam a sucessão. Porém, já estão promovendo uma grande briga interna...
Protagonismo
Com isso, quem poderá assumir o protagonismo da sucessão é Jaylon Jander, ex-secretário de Administração. Hoje, é homem de confiança do prefeito Aquiles e está como diretor na Amfri. Outro nome que aspira a cadeira do prefeito é a atual secretária de Administração, Camila Luchtenberg, a She-Ra.
Pulou da barca
Duda Bueno, puxa-saco, digo, forte defensor do prefeito Aquiles, anunciou sua saída da barca. Depois de ocupar cinco secretarias, foi exonerado na tradicional dança das cadeiras e aguardava um novo desafio proposto pelo cacique-mor.
Lambe-lambe
Duda ficou na geladeira por alguns meses, mas esquentou a cabeça e decidiu seguir carreira solo. À imprensa, disse que saiu na paz e no amor e até pensa em preparar um lambe-lambe para o prefeito Aquiles.
Pink e Cérebro
A secretária de Inclusão Social da Dubai brasileira, a minha musa pink Christina Barichello, e o diretor da secretaria, João Passos, o Cérebro, visitaram o socadinho escriba. Christina fez questão de visitar o escriba pra pontuar que sempre faz reuniões e em todas pede que as pessoas guardem seus celulares pra que possam prestar atenção no que vai ser colocado.
Garante
A minha musa pink garante que tem dado o seu melhor no trabalho, e que está tudo dentro da legalidade no que tange a questão da terceirização do resgate social, enfatizando que os servidores fazem um excelente trabalho, mas é necessário pelo volume de pessoas e o que vem sendo desenvolvido no município.
Avaliação
A pink diz que duas entidades participaram do certame e empataram, e o desempate foi pelo menor valor. A Christina diz que, apesar de ter ganhado a licitação, a entidade ainda vai passar por uma avaliação.
Jura que tá tudo certo
O presidente do Instituto Redenção, que ganhou a licitação pra cuidar dos moradores de rua da Dubai brasileira, Alceu Mello, deu um rasante na choupana do JC. Alceu apareceu pra dizer que tá tudo certo entre a entidade e o município e que, inclusive, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) sabe desde o começo.
Já recebeu
O dirigente afirma que desde a última segunda-feira a entidade está cuidando dos moradores de rua. E que o contrato prevê até 3 mil atendimentos/mês. Questionado se seriam pessoas diferentes ou a mesma pessoa sendo atendida, ficou de repassar os dados. O chefão da Redenção afirma que será uma redenção ao município que “vai economizar um milhão e oitocentos mil”.
Conversou
O bagrão da entidade garante que o contrato com a prefa vai ajudar e muito na questão de quem hoje está nas ruas, e que realmente esteve conversando com a secretaria estadual de Saúde Carmen Zanotto, mas não com relação a Balneário Camboriú e sim sobre uma entidade estadual que reúne dezenas de comunidades terapêuticas.