Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Deputado CH faz festa para vereadores


(foto: divulgação)


Baita rango? Apenas três vereadores da BC Maravilha não compareceram a um jantar na terça-feira, no sítio do pai do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL). Hummmm...

 

Conta não fecha

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Conta não fecha

Que o eleitor anda pra lá de sacudo com os políticos de hoje em dia, e o vira e mexe deles trocando de partido, não é novidade. Mas do jeito que as coisas andam nem tem como ficar de boa mesmo. A conta de muitos possíveis pré-candidatos a prefeito da city não tá batendo com os discursos. Ou falam o que não fazem, ou fazem o que não falam!

 

Xô, poderosos

O galego Rubens Angioletti (sem partido) é um que enche a boca pra falar que não vai para partido de poderosos, que seus interesses são tutelados pelo povo, para o povo e com o povo, mas é justamente pelas mãos de poderosos que ele tem negociado a sua filiação partidária. Se fechar com o Progressistas mesmo, será pelas mãos do senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas), com as bênçãos do Tristonho, ops, Tonho da Grade.

Vai pedir a saída?

Será que Rubens vai condicionar sua assinatura no Progressistas à saída dos poderosos da sigla? E o que dizer do passado não muito distante, quando Rubens e os colegas de oposição da legislatura passada foram pra cima do Tristonho, na eleição para a presidência da piramidal pexêra, o acusando de ter negociado cargos pelo voto? E os prefeitos do partido que estão presos? E os envolvidos na Lava Jato?

Auditores Poderosos

E por falar no galego e nos poderosos, fontes deste pançudinho garantem que ele tem trabalhado nos bastidores para aprovar o aumentão pros auditores fiscais de mais de 70%, de 9 para 15 paus por mês, fora os adicionais. Pra esses poderosos então pode? E escondido do povão, na base da pressão nos bastidores? Não vi o galego se manifestar sobre o projeto. Seria a pressão dos poderosos?

Robison na base?

Outra conta que não tá batendo também é a do ex-tucano Robison Coelho (PL), que disputou uma eleição acirrada contra o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas agora escolheu para se filiar justamente um dos partidos mais fiéis da base governista, o PL. Robison tem dito que não tem nada a ver, que escolheu o PL do Jorginho Mello e do Bolsonaro, e que não será governo por aqui! Que fica difícil pro eleitor entender, fica.

Osmar Bornhausen?

E o novo capítulo de filiações que são difíceis de explicar é o romance do Sancho Pança Osmar Teixeira (SD) com o PSD. Adepto de um estilo populista e da nova política, como será que Osmar vai explicar pra sua tchurma que ele tá indo pro partido pelas mãos de gente véia e ultrapassada, como o poderoso deputado Julio Garcia (PSD) e o Paulinho Figueirense Bornhausen (PSD)? Outra conta que não vai fechar com o discurso.

Doido, mas coerente

Olha, dia desses a coluna estampou que a candidatura do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), com apoio de MDB e PT e as bênçãos do barbudinho Volnei Morastoni, do presidente do PT-SC Décio Lima (PT) e do pai Lula (PT), era papo de doido. Mas pelo menos é coisa de doido coerente, faz sentido, as siglas ficam todas no mesmo campo ideológico.

Confio desconfiando

Tem horas que confio desconfiando que o Sodré encare mesmo as urnas, mas pelo menos, se ele for mesmo candidato pela aliança de esquerda, não precisaria passar um tempão se explicando pela ginástica ideológica e partidária da coligação. O povo pode não votar na esquerda, mas não vai poder acusar o vice-prefeito de estar fazendo malabarismo pelo poder.

Quadros

Auditores fiscais procuraram este pançudinho escriba em sua choupana para tentar justificar aquilo que parece injustificável, um baita aumento de 70% no salário dos servidores em início de carreira. Segundo os profissionais, o projeto que tramita na piramidal é importante para manter bons quadros de servidores na cidade, já que muitos estão indo embora pelo salário “pouco atrativo”.

Aumentam arrecadação

Os servidores também explicaram que o trabalho desses novos auditores concursados tem aumentado a arrecadação de tributos e permitido uma maior fiscalização em toda city. Segundo os cálculos dos próprios auditores, a conta do aumento vai ser paga pela qualidade e permanência dos profissionais no município de Itajaí. Ouvi atentamente, mas custo a concordar com todos os argumentos.

Sabiam das condições

Problema é que quando esses servidores fizeram o concurso para auditoria fiscal em Itajaí sabiam exatamente das condições salariais no município. E outra, pra quem pensa que a categoria ganha mal, é bom lembrar que no início da carreira, hoje, são nove contos por mês, além de três contos de indenização por uso de veículos, vale-alimentação e adicionais de aperfeiçoamento.

Passando na frente

Acho que os profissionais merecem sim reconhecimento, mas alegar que um salário acima de 12 mil reais por mês não é bom já é forçar um pouco a barra. Isso sem contar as inúmeras categorias de servidores vinculados ao município que imploram por uma valorização e não ganham nem 20% do que os auditores recebem. Não tem porque eles passarem na frente só usando o poder que possuem.

Plano de carreira

Além disso, todos esses auditores que andam pressionando vereadores e o próprio executivo possuem um plano de carreira pra lá de invejável. A cada três anos o salário deles aumenta substancialmente, bem acima do cidadão comum e das outras categorias de servidores e, no final da carreira, eles irão ganhar trinta contos por mês. É mole ou quer mais?

Silêncio sepulcral

O que tem agoniado é o silêncio sepulcral dos nossos amados heróis do legislativo pexêro. Vereadores que se dizem fiscalizadores do dinheiro público e lutando pelo povo andam quietos com esse projeto e, segundo a raça de linguarudos, morrendo de medo dos auditores fiscais e suas represálias caso o projeto não ande depressa. Será que não tem um vereador cocudo pra jogar o tema pro debate?

Toque de caixa não

Seja qual for o resultado da votação do projeto, este pançudinho defende que os vereadores o debatam com clareza, sem apressar os passos nos bastidores e votando a toque de caixa e quietinhos. O tempo de passar a boiada não existe mais e não é justo que a população e as demais categorias sejam privadas de uma ampla discussão sobre o projeto e sua justificativa! Mais transparência, é o mínimo!

Se rompeu

A cadeira mais almofadada da capital do marisco já está em disputa. A coluna já tinha contado que a vice-prefeita, a professora Juraci Alexandrino (MDB), usou a tribuna da casa do povo e denunciou uma possível perseguição política. Ao que parece, após sua exoneração do cargo de secretária de Educação, sua relação mais próxima com o alcaide Aquiles da Costa (MDB) se rompeu.

Convite

Em um grupo de zapzap, um membro da executiva do Partido Liberal de Penha teria dito que vai convidar a vice Juraci para se juntar às fileiras do PL. O convite pode denotar, inclusive, uma divisão interna na sigla.

Divisão

Os liberais estão divididos em duas alas: do vereador Italiano e do ex-vereador Isac da Costa, e ainda tem o Lindomar, ex-vice-prefeito. Todos os três se consideram pré-candidatos a prefeito. A pergunta é: será que os três pré-candidatos não estão decolando?

Emplumados

Já os tucanos estão todos escondidos nas copas dos enormes garapuvus – árvore símbolo de Penha. Mas Evandro Eredes (PSDB) recentemente esteve em Brasília cumprindo agenda como suplente de deputado federal e deve estar no pleito em 2024.

Principal

Hoje, Evandro é o principal nome dentro do ninho tucano. Outro que pode entrar na disputa é Luizinho Américo. O ex-vereador Luizinho tem trabalhado ativamente na defesa dos pescadores, é unanimidade entre a turma da pesca e tem respaldo das lideranças evangélicas, além de ter um público apartidário.

X-marisco

O empresário Júlio Lanches, filiado ao União Brasil e que foi candidato a prefeito em 2016, é um nome forte para o pleito em 2024. As línguas afiadas de Penha afirmam que Júlio está com uma receita especial de x-marisco e espera cair no gosto da turma.

Bateu um rango

O Júlio tem se mostrado um grande articulador. Recentemente participou de um jantar com o senador Jorge Seif (PL) e o governador Jorginho Mello (PL)... Será que o coletivo liberal ganha um quinto pré-candidato?

Administrando egos

E o prefeito Aquiles da Costa (MDB) está administrando o ego do vereador Maurício Brockveld e do secretário de Obras Sandro Silva. Ambos são nomes que almejam a sucessão. Porém, já estão promovendo uma grande briga interna...

Protagonismo

Com isso, quem poderá assumir o protagonismo da sucessão é Jaylon Jander, ex-secretário de Administração. Hoje, é homem de confiança do prefeito Aquiles e está como diretor na Amfri. Outro nome que aspira a cadeira do prefeito é a atual secretária de Administração, Camila Luchtenberg, a She-Ra.

Pulou da barca

Duda Bueno, puxa-saco, digo, forte defensor do prefeito Aquiles, anunciou sua saída da barca. Depois de ocupar cinco secretarias, foi exonerado na tradicional dança das cadeiras e aguardava um novo desafio proposto pelo cacique-mor.

Lambe-lambe

Duda ficou na geladeira por alguns meses, mas esquentou a cabeça e decidiu seguir carreira solo. À imprensa, disse que saiu na paz e no amor e até pensa em preparar um lambe-lambe para o prefeito Aquiles.

Pink e Cérebro

A secretária de Inclusão Social da Dubai brasileira, a minha musa pink Christina Barichello, e o diretor da secretaria, João Passos, o Cérebro, visitaram o socadinho escriba. Christina fez questão de visitar o escriba pra pontuar que sempre faz reuniões e em todas pede que as pessoas guardem seus celulares pra que possam prestar atenção no que vai ser colocado.

Garante

A minha musa pink garante que tem dado o seu melhor no trabalho, e que está tudo dentro da legalidade no que tange a questão da terceirização do resgate social, enfatizando que os servidores fazem um excelente trabalho, mas é necessário pelo volume de pessoas e o que vem sendo desenvolvido no município.

Avaliação

A pink diz que duas entidades participaram do certame e empataram, e o desempate foi pelo menor valor. A Christina diz que, apesar de ter ganhado a licitação, a entidade ainda vai passar por uma avaliação.

Jura que tá tudo certo

O presidente do Instituto Redenção, que ganhou a licitação pra cuidar dos moradores de rua da Dubai brasileira, Alceu Mello, deu um rasante na choupana do JC. Alceu apareceu pra dizer que tá tudo certo entre a entidade e o município e que, inclusive, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) sabe desde o começo.

Já recebeu

O dirigente afirma que desde a última segunda-feira a entidade está cuidando dos moradores de rua. E que o contrato prevê até 3 mil atendimentos/mês. Questionado se seriam pessoas diferentes ou a mesma pessoa sendo atendida, ficou de repassar os dados. O chefão da Redenção afirma que será uma redenção ao município que “vai economizar um milhão e oitocentos mil”.

Conversou

O bagrão da entidade garante que o contrato com a prefa vai ajudar e muito na questão de quem hoje está nas ruas, e que realmente esteve conversando com a secretaria estadual de Saúde Carmen Zanotto, mas não com relação a Balneário Camboriú e sim sobre uma entidade estadual que reúne dezenas de comunidades terapêuticas.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você já está protegido contra as doenças respiratórias e vacinado?

Ainda não, mas vou conferir como está a vacinação da minha família

Eu não acredito em vacina!

Nem sei...

Sim, tomei a vacina da gripe e estou com a da covid em dia

Tô indo me vacinar agora



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Colunistas

Juliana virou pranilheira pra conter abusos com atestados

JotaCê

Juliana virou pranilheira pra conter abusos com atestados

“Melhor empresa para trabalhar”, mas por que tanta gente pede demissão?

Mundo Corporativo

“Melhor empresa para trabalhar”, mas por que tanta gente pede demissão?

Parabéns, mãe!

Casos e ocasos

Parabéns, mãe!

Feliz Dia das Mães

Charge do Dia

Feliz Dia das Mães

Amor de mãe

Jackie Rosa

Amor de mãe




Blogs

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!

Espaço Saúde

Outono é saúde mas tenha cautela dobrada!

Werner

Blog do JC

Werner






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.