Ideal Mente
Por Vanessa Tonnet - Vanessatonnet.psi@gmail.com
CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet
Como lidar com uma crise de ansiedade?
Todo mundo já se sentiu ansioso em algum momento da vida, e essa é uma emoção natural. Porém, quando isso foge do controle é preciso ficar atento. Pensando nisso, trouxe uma técnica que pode te ajudar no momento de uma crise.
Como falei na matéria anterior, a ansiedade é um sentimento normal que todo mundo tem, e é saudável que a gente sinta em determinadas situações. Porém, uma crise de ansiedade é o momento onde o nosso corpo responde de uma forma desproporcional. É como se fosse um alarme de incêndio falso, sabe? Seu corpo entra em crise (falta de ar, tremores, coração acelerado, boca seca) mas na realidade, nada está realmente acontecendo. São apenas seus pensamentos acelerados e seu corpo responde por si só.
A ansiedade tem um pico, mas ela tende a diminuir em alguns minutos. Vamos aprender a lidar com ela? Agora eu vou ensinar uma técnica para você usar nesses momentos de crise:
Essa técnica é: ACALME-SE.
Ela é uma usada na terapia cognitivo comportamental, e nos dá dicas práticas de como agir no caso de uma crise de ansiedade.
A - Aceitação: Aceite a sua ansiedade nesse momento, esse é o primeiro passo para a mudança, validar o sentimento.
C - Contemplar as coisas ao seu redor. Evite ficar olhando para dentro do seu corpo e pensar no que está sentindo, e comece a observar as coisas que estão à sua volta, no que de fato é real. Tome uma água, pegue objetos reais em que estão a sua volta; volte para o aqui e agora.
A - Aja com a sua ansiedade. Se mantenha ativa(o) mesmo com a ansiedade, pois se você ceder para o medo, e ficar somente no pensamento, na próxima vez poderá ser pior, tornando-se automático.
L- Libere o ar dos seus pulmões. Faça uma respiração diafragmática, pois ao regular a sua respiração você consegue controlar os sintomas da ansiedade. Se conecte com sua respiração, se conscientize dela, isso ajuda a sair dos pensamentos.
M - Mantenha os passos anteriores. Repita os passos anteriores e respire calmamente.
E - Examine agora os seus pensamentos
Durante uma crise, geralmente as pessoas se preocupam demais e imaginam os piores cenários, mas lembre-se: Você deve ter se preocupado pelas mesmas coisas antes e a maioria dessas coisas não aconteceram da forma como você pensou.
S- Sorria, você conseguiu!!!
Você está superando esse momento assustador e ele não venceu você. Você está aprendendo a lidar com esses sentimentos desagradáveis, e não tem problema você senti-los. Você está aprendendo a lidar com as suas emoções, e é um grande passo.
E - Espere pelo melhor. Talvez você tenha outra crise de ansiedade, mas isso é uma resposta normal diante de uma ameaca, seja real ou imaginária. Na próxima vez, lembre-se que você já superou isso antes e irá conseguir de novo. Faça esse exercício se tornar um hábito, treine nos momentos de uma possível crise, você terá controle sobre a ansiedade e não ela sobre você. Caso não consiga, e não tenha controle sobre a ansiedade, busque ajuda na psicoterapia.