Ideal Mente
Por Vanessa Tonnet - Vanessatonnet.psi@gmail.com
CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet
5 hábitos que prejudicam sua saúde mental
Você pode perceber que está mais deprimido ou desanimado em certos dias do que em outros. Essa alteração no humor vem de fatores que você pode nem ter conhecimento em razão da uma “zona de conforto” não explorada e do comodismo.
Os hábitos que cultivamos no dia a dia tem um peso enorme na nossa saúde mental e física. As pessoas normalmente não percebem isso porque os hábitos se tornam respostas automáticas. É preciso parar e pensar como cuidar da mente e desacelerar.
Vício nas redes sociais
O vício nos conteúdos constantemente publicados nessas plataformas diminui o bem-estar emocional. Eles causam medo, agitação, frustração, entre outras emoções. Não é preciso deixar de usar as redes sociais, mas aprender quais conteúdos enriquecem a sua vida e por quanto tempo você deve navegar.
Isolamento social
A falta de convívio social pode levar à depressão. Quando você escolhe se isolar do mundo, provavelmente já está sofrendo de sintomas de condições de saúde mental. As mentalidades de que “é difícil viver nesse mundo” ou “todas as pessoas são más” são sinais de que você não está bem psicologicamente. Se neste momento da sua vida, pensamentos como esse são comuns, não hesite em buscar terapia.
Sedentarismo
O sedentarismo prejudica a mente e o corpo. Você tem praticado algum exercício físico, nem que seja uma caminhada? Se não, comece a repensar os seus hábitos e encontre tempo na sua rotina para praticar, pelo menos, 20 minutos de atividades físicas durante a semana.
Relações tóxicas
Manter amizade ou relacionamentos com pessoas tóxicas são fatores que afetam (e muito) a nossa saúde mental. Imagine: você teve um dia ruim e só quer descansar e se distrair na presença de pessoas queridas. Aquele amigo ou cônjuge tóxico joga um balde d’água, te trazendo ainda mais para baixo.
Preocupação com o futuro
Preocupar-se com o que ainda não aconteceu faz parte. A preocupação possui um lado positivo, uma vez que ela nos ajuda a nos preparar para uma situação. O problema é o excesso, que pode gerar ansiedade e medo. A pessoa preocupada vive em um estado de estresse constante.
Dica
Não precisamos estar bem o tempo todo. Ter hábitos bons não é exatamente uma garantia de felicidade plena. Vivemos em uma realidade em que não é possível desfrutar apenas de emoções boas. Compreenda isso.