Leva, Jorginho!
A minha ex-musa BBB, a vereadora Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), usou a tribuna da piramidal pexêra para glorificar a ida do secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, para o governo do estado.
Sem sentido
Em tom irônico, a galega desdenhou do trabalho do homem, falando um monte de bobagens sem sentido algum, ignorando que o convite pro Evandro foi justamente em razão da qualidade do seu trabalho que já extrapolou o limite de Itajaí.
Vocacionado
A galega critica o foco do trabalho de Evandro, que é a atração e produção de grandes eventos, colocando a city pexêra na boca do povo e divulgando Itajaí para o mundo, com a nossa maior vocação, o rio e o mar.
Visita às olarias
A Dom Quichata, que quando foi candidata a prefeita tinha como grandes propostas para o turismo a visita às olarias e a venda de souvenir em frente à Igreja Matriz, ignora que o turismo de eventos é uma das vocações que mais traz renda para as cidades.
Sabe nada
Pela fala, deu pra ver que a Dom Quichata não sabe nadicadenada mesmo de turismo, nem das cidades da região. A galega falou que Itapema tem na baixa temporada 30 mil habitantes e bomba no verão.
Quase 80 mil
De fato, Itapema bomba no verão, com sua vocação do turismo de praia, mas já tá chegando quase aos 80 mil habitantes fixos. Cada cidade com seu perfil, mas nenhuma delas investindo em olarias e bugigangas em frente à Igreja, né?
Arrecadação turística
A aposta no turismo de eventos rendeu a Itajaí, pela pesquisa da Santur, o maior VAT (Valor Agregado do Turismo) da Santa & Bela Catarina. A cifra de R$ 5,6 bilhões mostra que a vocação em eventos foi um trabalho exitoso, capitaneado pelo Evandro Neiva. São dados oficiais, que a Dom Quichata não tem nem como distorcer, como fez com a população de Itapema. Falta de conteúdo!
Só destrói
A fala da Dom Quichata mostra o quanto ela não consegue construir nada. A política da Anna Carolina é igual a do seu pai, o João Sem Kombi Martins. Eles servem para destruir, falar mal, desagregar, criar o caos.
Isolada
Por isso, hoje a galega Anna Carolina se vê totalmente isolada na oposição, não tendo apoio nem do seu colega de partido, o vereador beato Beto Cunha. Com esse tipo de fala, se distancia de qualquer chance de aproximação com o governo.
Governo é pra fazer
Como Anna só sabe criticar, se achando a turismóloga por ter desbravado o mundo junto do seu papi, o João Sem Kombi, é impossível tê-la na base governista, já que a função do governo é executar as políticas públicas.
Brigaçada
A única coisa que Anna executou é desavença, destruiu o seu partido, correu com as lideranças, criou o caos na eleição de 2020, saiu isolada na eleição de 2022 e caminha pro ostracismo de ser, eternamente, no máximo vereadora.
Sei lá entende
Tá complicado o desencontro de informações referente à balneabilidade da Dubai brasileira. O município, através da Emasa, divulgou que tá tudo limpinho, cheiroso e bonito, enquanto o Instituto de Meio Ambiente estadual, o IMA, coloca que ainda tem pontos impróprios na praia Central.
Não mudou
E isso mesmo após o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), ter feito reunião com o IMA e, tendo aval do governador Jorginho Mello sobre a questão da coleta pra checar a balneabilidade pra duas vezes por semana, os índices de poluição ainda estão alarmantes.
Não adiantou
Além da interferência do deputado pra lá de engomado e de ter emplacado o gestor do camelódromo no Meio Ambiente estadual em Itajaí, Nelson Oliveira, os resultados das coletas do Instituto de Meio Ambiente estadual não mudaram. Ou seja, a merda continua.
Não admite
Fato é fato, mas o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) não se conforma e chegou a divulgar nas suas redes sociais o laudo da Emasa sobre a balneabilidade, ignorando os resultados do IMA. Fake news que chama...
Tapar com peneira
A coluna e o blog deste socadinho escriba já pontuaram por várias oportunidades que grande parte da poluição advém da cidade-mãe, Camboriú. Contudo, o problema é antigo. Mas parece que nos últimos anos a situação se agravou. Ou seja, não é Camboriú, e sim fatores na própria Dubai brasileira. Tapar o sol, digo, o cano, com a peneira não vai resolver...
Injustiçado
O presidente da comissão de ética da piramidal pexêra, o galego Rubens Angioletti (sem partido), fez chegar à coluna, através da sua assessoria de imprensa, o sentimento de que ele está sendo injustiçado sobre o arquivamento das acusações de assédio sexual pelos lados do legislativo pexêro. Segundo ele, tudo foi feito em conjunto com a comissão de ética e não é justo imputar “cumplicidade”.
Omitiu
Rubens alembrou que a vereadora acelerada Aline Aranha (União Brasil) foi instada várias vezes a complementar a denúncia, mas não trazia nomes nem fatos determinados. A comissão teria dado prazo pra Aline informar provas e, na omissão dela, não havia outra alternativa a não ser o arquivamento do caso. Segundo Rubens, a denúncia não respeitou nenhuma fase obrigatória do devido processo.
Tudo arquivado
“Seja na comissão de ética, na delegacia de polícia, no ministério público ou no poder judiciário, sem nomes de vítima, acusado ou testemunhas, não há denúncia. Não há como avançar dentro de um processo legal”, justificou o presidente da comissão de ética, alembrando que em todos esses órgãos a acelerada tentou emplacar a mesma denúncia que foi arquivada.
MDB de Penha
O mandabrasa da capital do marisco tá enrolado até o pescoço com uma disputa interna pela candidatura de sucessor do atual prefeito, Aquiles da Costa (MDB), que encerra o mandato em 31 de dezembro do ano que vem. Quem tá na disputa pela cabeça de chapa é a bonitona vice-prefeita Juraci Alexandrino, o vereador Maurício Brockveld e o secretário de Obras, Alessandro da Silva.
Fogo amigo
Maurício tá tão decidido em ser o candidato do MDB que minou a credibilidade da Juraci, que até semana passada era a toda-poderosa secretária de Educação de Penha, quando foi exonerada pelo prefeito Aquiles.
25 milhões
O Maurício anda dizendo por aí que a Juraci teria deixado um rombo de mais de R$ 25 milhões na educação da city. Segundo as más línguas, Maurício teria até como provar a suposta falta de gestão da Jura no comando da educação penhense. Oh dor!
Vídeo
Juraci gravou um vídeo falando sobre a demissão e defendendo o trampo à frente da educação. Ela pede, ao final do vídeo, “mais respeito à educação”, dando nos dedos do vereador Maurício. Juraci voltou ao posto de vice-prefeita e prometeu resolver o que ela chama de problemas crônicos que ainda existem na cidade.
Ficou feio pro Maurício
Quem se ferrou com toda essa história foi justamente o cara que tumultuou tudo: o vereador Maurício Brockveld. O MDB não quer o Maurício como candidato. O partido não confia no vereador, que tem, dizem, a (má) fama de promover fogo amigo, de gravar conversas sem autorização e de tumultuar as decisões do prefeito Aquiles.
Juraci fora do páreo
Enquanto Juraci e Maurício brigam publicamente, o prefeito Aquiles começa a preparar a passagem da faixa de prefeito para o atual secretário de Obras, Alessandro Silva, mais conhecido como Sandro “Quiridu”. Sandro tem o apoio total do prefeito e dos puxas mais próximos. Resta agora convencer os filiados do MDB que a escolha de Aquiles é a melhor pra cidade.
Tá difícil
Com a queda, digo, exoneração, do Robson da Costa de coordenador da Codetran, parece que o sinal vermelho acendeu pra ele e as vias ficaram intransitáveis. Há quem diga que o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) não aguenta mais o acampamento do ex-bagrão na sua antessala.
Ia ou vai?
Os perdigueiros da coluna assopram que foi prometido um cargão no Porto de Itajaí, daqueles de diretor, ao Robson, mas, do jeito que anda o terminal, não tem como nomear e nem tirar alguém. Que tenham vergonha, pois o porto sem navios, não precisa de mais um cabidão.
Fritado
Robson seria protegido do MDB, mas aparentemente nem os grandões da sigla estão lhe dando muita bola. Ele teria feito uma postagem no grupo do partido sobre a sua saída e poucos responderam. Oh dor! Oh, vida!