Rubens e Progressistas
O presidente do Progressistas pexêro, o ex-vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade, garantiu ao socadinho escriba que a filiação do galego Rubens Anjoletti, ops, Angioletti (sem partido), à sigla está bem encaminhada e até o final do mês de março muitas novidades devem ser anunciadas pelo partido que sonha em voltar ao comando do paço da Vila Operária a partir de 2025.
Bênçãos
O namoro do galego com o Progressistas tá sendo abençoado pelo senador turco-careca Esperidião Amin, que apesar de não ser o presidente de fato do partido, é quem manda no campinho a cada eleição. Segundo o Tristonho, o partido trabalha na composição de uma nominata forte e uma candidatura a prefeito.
Zanelatto
No contato com a coluna, segundo Tristonho, o partido também tem dialogado com o homem forte do governo Jandir Bellini, o alemão Tarcísio Zanelatto, que hoje estaria filiado ao PDT. O ex-secretário de Obras da city traria uma turma forte e saudosista de volta à ativa e, se der namoro com o galego, poderiam unir os membros históricos em torno de uma candidatura de renovação.
Autismo
O vereador e dublê de pastor na Dubai brasileira, Kaká Fernandes (Podemos), protocolou no mês de janeiro, durante o recesso legislativo, dois projetos que propõem beneficiar toda a comunidade autista.
Indeterminado
Um dos projetos dispõe sobre o prazo de validade de laudo médico-pericial que atesta Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras deficiências de caráter permanente, passando a ter validade por prazo indeterminado. As pessoas com deficiência e seus familiares enfrentam dificuldades para o acesso aos seus direitos devido aos custos.
Não é justificável
Principalmente com a demora para a obtenção do laudo que comprove essa condição, aliado a uma série de outros documentos que precisam ser apresentados para a concessão de um direito. Porém, em vista do caráter permanente desse transtorno, a exigência de laudos atualizados não seria justificável, defende Kaká.
Filme
A esperança dos discípulos do todo-poderoso da piramidal pexêra, Fabinho Rezes (PSC), em voltar para o conforto dos cargos junto ao governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) tá parecendo um filme. Já tem linguarudo apelidando a via sacra da turma com nome de clássico do cinema: “A volta dos que não foram”. Problema é que parece que não tem nem sinal de voltarem.
Nem aí
Com as sessões da piramidal pexêra trazendo sucessivas derrotas ao governo, parece que a cúpula do paço da Vila Operária não tá nem sentindo cócegas pelas votações contrárias aos interesses da sua base.
Não dar bola
O prefeito barbudinho Volnei Morastoni e seu entorno teriam dado ordens pra ninguém dar bola, pois quando a cidade precisar de algo da câmara, os vereadores vão ter que aprovar, senão ficarão mal na fita e terão que dar satisfação à sociedade pela “raivinha”.
Telhado de vidro
Outro erro do todo-poderoso Fabinho na condução da oposição na piramidal é o baita telhado de vidro que seus peixinhos, ops, chegados, deixaram quando saíram do governo. Pra cada apertada que a oposição der no governo, várias derrapadas dos indicados do PSC estariam sendo levantadas e encaminhadas aos órgãos competentes. E, pelo jeito, foi força de lambança. Que nível, meu povo!
CPI das Americanas
O deputado federal Jorge Goetten (PL) foi um dos primeiros a assinar o requerimento que pede a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra apurar inconsistências financeiras no caso das lojas Americanas.
Fraude no mercado de ações?
Em janeiro deste ano, a multinacional informou dívidas no montante de R$ 40 bilhões, impactando uma cadeia de milhares de fornecedores. “Eu sou empreendedor e sei muito bem que uma empresa não vai à falência do dia para a noite. Podemos estar diante de uma grande fraude no mercado de ações”, argumentou Goetten. É bom pra galera que acha que tem que privatizar tudo porque o “mercado resolve”. Corrupção, infelizmente, tem na esfera pública e na privada.
Impacto
O deputado alerta ainda para o grande impacto que a economia do país irá sentir e os empregos que estão sendo perdidos. “Toda essa quebradeira vai afetar muito o PIB brasileiro e a nossa credibilidade lá fora. A CPI tem que apurar o que aconteceu e identificar os culpados pelo rombo”, defende.
Fervendo
O clima entre o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), e sua vice-prefeita, Juraci Alexandrino (MDB), tá fervendo. A Juraci, considerada um nome forte do mandabrasa pra sucessão de Aquiles, foi exonerada do cargo de secretária da Educação na segunda-feira.
Gastou demais!
Segundo os perdigueiros da coluna na mariscolândia, o motivo do pé na bunda, ops, exoneração, seria porque Juraci teria gastado demais, investido demais em educação. Ué, educação é a base de tudo. Investimento importante em qualquer governo, principalmente municipal. Não sendo ilegal...
Cresceu
Só no ano passado, sob o comando de Juraci, que é professora de formação, foram inauguradas três creches, reformas, quadras esportivas, ampliações de escolas, além da construção da maior escola na cidade do Beto Carrero.
Incomodando
Os perdigueiros assopram que Juraci dobrou as mangas da camisa e foi muito além, trabalhando em prol da educação. E, lógico, seu nome despontou, e ela é uma forte postulante à sucessão e não esconde que deseja e quer ser candidata a prefeita. Parece que começou a crescer e incomodar. O MDB tem outros nomes e Juraci não é a preferida do alcaide.
Máquina de destruição?
A exoneração, pra alguns, é uma tentativa de brecar o crescimento de Juraci. Ela não diz abertamente, mas estaria se sentido traída pela fidelidade que sempre demonstrou ao longo dos anos caminhando ao lado do prefeito Aquiles. Há quem diga que a máquina de destruição tá ligada em Penha. Credoemcruz!
Reestruturação ministerial
A deputada federal Daniela Reinehr (PL) participou da reunião semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Um dos pontos principais da reunião foi a suspensão de 11 linhas de crédito do BNDES que são voltadas ao agro.
Fomento
A grande pergunta, levantada pela deputada catarinense, é: de onde virá o fomento ao agronegócio brasileiro, um dos pilares da economia nacional, além de ser o sustentáculo financeiro de milhões de brasileiros?
Tiro no peito
Daniela Reinehr protocolou requerimento de informações, endereçado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo esclarecimento sobre a súbita suspensão destas linhas de crédito, medida que é considerada um tiro no peito dos nossos produtores.
Aeroporto de Navega City
Na sua participação na primeira reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, o deputado Ivan Naatz, representando a leleia, constatou que, além das prioridades das emendas federais definidas pela bancada catarinense no Senado e Câmara, também continuará mobilizações para a continuidade de outros recursos da União para conclusão de obras emergenciais.
Segunda pista
Principalmente no tocante à recuperação de rodovias e conclusão da duplicação da BR 470, que já se arrasta há bom tempo nas promessas oficiais. Outra constatação positiva para a região também é o fato da continuidade da luta pela construção da segunda pista do aeroporto de Navegantes, que ficou de fora da concessão à iniciativa privada.
Economia e Turismo
Mesmo com a concessionária privada tocando a gestão e reformas, é o poder concedente, ou seja, o governo federal, que pode ainda orientar e aprovar novos investimentos além do contrato inicial. A classe empresarial regional também mantém a mobilização pela segunda pista por considerar o aeroporto estratégico para a economia e o turismo.