PDT vai pra cima
Em uma extensa nota pública, os seguidores dos preceitos brizolistas da Dubai brasileira demonstraram a sua preocupação e descontentamento com o que anda acontecendo com problemas de ordem ambiental e de saneamento básico. O PDT lasca que o que anda acontecendo é por omissão ou ação do poder público.
Histórico de poluição
Os brizolistas tecem na nota que seria de conhecimento de todos que vivem na city da praia alagada, digo, alargada, que, apesar dos esforços do poder público ao longo de décadas em conquistar o alcance de 100% da rede de coleta de esgoto, existe dificuldade de reverter o histórico de poluição dos seus rios e por consequência da praia Central.
Camboriú e ligações irregulares
Isso por conta da ausência de saneamento básico na cidade-mãe, Camboriú, e por inúmeras unidades habitacionais que não estão ligadas na rede coletora de forma correta, o que se alia ao intenso processo de ocupação, urbanização e impermeabilização do solo.
Decisões equivocadas
“Se o esgoto de Camboriú tem como destino final o mar, por decisões equivocadas das autoridades de ambos os municípios ao longo dos anos, a questão das ligações irregulares também coloca a sociedade civil com sua parcela de culpa. No entanto, em que pese ser um problema que vem de longe, chama atenção os fatos recentes que estão levando ao seu agravamento”, pontua o PDT.
Principal
O PDT também chama a atenção para a suspensão das obras de impermeabilização da estação de tratamento de esgoto da Emasa, no bairro Nova Esperança. O partido afirma que esse é o principal causador dessa situação.
Incompetência
Além disso, pontuam que a incompetência está causando sério prejuízo à principal matriz econômica, o turismo, além da construção civil, e que a poluição causa danos ambiental e sanitário, sobrecarregando o sistema de saúde da cidade.
Mudanças políticas
Os seguidores do velho caudilho debulham ainda que não pode o poder público buscar mudanças de ordem política na questão da coleta do Instituto de Meio Ambiental estadual (IMA), sendo que em dias de sol a poluição da praia também se apresenta.
Balneário Camboriú de águas sujas
“Não se pode ignorar que uma obra milionária de alargamento da faixa de areia, com nova etapa de milhões que se iniciará em breve com a reurbanização da orla, é incapaz de resolver os problemas oriundos da ‘Balneário Camboriú de águas sujas’”, descascam os pedetistas. Leia a nota completa, que é pau de dar em doido, no Blog do JC (www.diarinho.net).
Caso de polícia
A situação de uma idosa de mais de 80 anos em avançado estado de Alzheimer chocou o Lar dos Idosos na Dubai brasileira. Tudo porque a idosa teria sido praticamente jogada no lar pelo responsável de uma secretaria. O caso seria de polícia, porque ela foi abandonada, provavelmente por ter mais de 80 anos, e pode ter outros problemas de saúde.
Do Gabinete...
Ou seja, levaram a mulher lá sem que fosse passado algum tipo de medicação. Foi uma irresponsabilidade, sendo que tem o programa Abraço ao Idoso, que apenas comunicou que levaria a idosa pra lá. Há quem diga que o pedido teria sido feito pelo gabinete... Não acredito que lá dos altos da Dinamarca esse seja o procedimento, correto?
Cobrar do responsável
O Lar dos Idosos não é um depósito para os nossos queridos da terceira idade. A situação infeliz, que pode prejudicar e muito a senhora que já estava em situação de abandono, quebra um termo de acordo que existe.
Não é a primeira vez?
A lamentável situação deve ser levada ao Ministério Público, cogita-se um Boletim de Ocorrência e que seja oficiado o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) sobre a situação ocorrida pra que se apure as responsabilidades. Parece que não é a primeira vez, mas tem que ser a última.
Tacada de mestre
O poder da base e do prefeito sobre a casa do povo fica evidente no comando das comissões do legislativo. No caso da câmara de vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, os vereadores fiéis ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) levaram um balão da oposição.
União
Desses oito vereadores, cinco são do MDB do prefeito, que teriam, pela questão da proporcionalidade, direito a escolher qual comissão queriam e tomar conta. Acontece que o PSD e o União Brasil, com apenas um vereador, e o Podemos, com dois, formaram um bloco político. Ou seja, depois do MDB, o bloco intitulado de União.
Tomaram conta
Conclusão: o bloco União e os emplumados do PSDB tomaram conta. O Vilson Albino ficou com o comando da Comissão de Justiça e Redação; a entisicada Inalda do Carmo (UB) foi eleita presidente da Infraestrutura; e a comissão de Orçamento ficou com John Lennon (Podemos).
Proporcionalidade
O clima ficou tão pesado que chegaram a chamar o procurador da prefa, que conversou com o procurador da câmara, e ficou evidente que tava tudo certo, dentro do critério da proporcionalidade. O vereador Claudinei Loos (MDB) ainda queria pontuar sobre a proporcionalidade.
Choro é livre
O presidente da casa do povo, que teoricamente seria da base, Fabiano Olegário (PDT), deu nos dedos, dizendo que tinha dito para que os vereadores da base fizessem reunião, mas não deram bola: “vocês são desorganizados”, disparou. E pra acabar com Claudinei, que não conseguia esconder a cara de derrotado, o Vilson Albino caceteou: “Vereador, o choro é livre”.
Nunca perdoou
Fica evidente que o Fabiano Olegário, que se abraçou com a oposição na eleição pra presidência da câmara, deixou o governo do prefeito Elcio e provavelmente deve estar na chapa da oposição na eleição de 2024. Fabiano nunca perdoou o prefeito por ter sido alijado na eleição. Desejava ser vice na chapa do Elcio, que preferiu o pastor no seu lugar...
Adjunta
Casada com o senador Jorge Seif, o tilápia zero meia (PL) há 22 anos, a recém-nomeada para secretária-adjunta do turismo, Catiane Seif, já teve diversas passagens pelo governo Bolsonaro. Na Embratur esteve em diversos cargos de gerência e passa a ser mais uma das nomeações do governador Jorginho Mello (PL).
Q.I alto...
Esse tipo de situação não deve ser esquecida pelo eleitor, pois a esposa do senador Seif, mesmo que tivesse aptidão para exercer tal função, é dotada de “Q.I” alto, e fosse tão capacitada assim quanto diz no currículo, por que não atua nas empresas privadas da família, na área da pesca?
Capacidade
Algumas pérolas já deram o tom das nomeações no novo governo de Jorginho Mello, como o profissional que quase foi nomeado para cuidar do sistema carcerário e era um ex-detento que respondia broncas na dona justa.
Desse jeito...
Em seguida, Jorginho nomeou como chefão regional do IMA de Itajaí o gerente do camelódromo da Dubai. Neste ritmo de nomeações, vão faltar vagas para incompetência e indicações sem experiência para função. O povão está atento.
Cau
O deputado federal Zé Trovão (PL) se reuniu com o empresário Claudio Sérgio Raulino, mais conhecido como Cau, para discutir sobre a importância de uma parceria bem definida para o município de Araquari. Cau é pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal nas próximas eleições.
Comprometidas
O Zé Trovão destacou a importância de apoiar lideranças comprometidas com o desenvolvimento da Santa & Bela Catarina e, em especial, com as necessidades de Araquari. Ele reafirmou seu compromisso com a causa e sua disposição em trabalhar juntamente com Cau.
Convicto
“Araquari merece lideranças com credibilidade e compromisso. Cau é um empresário bem respeitado na região e estou convicto de que, juntos, podemos fazer a diferença na vida da população”, afirmou o deputado federal.
Parabéns!
Li no nosso DIARINHO sobre o secretário de (In) Segurança de Piçarras, Paulo Debatin, que salvou um morador de rua de suicídio na ex-capital do jet ski. Debatin, ao vislumbrar o homem pendurado em um portão com uma corda feita de tecidos, correu pra lhe socorrer. O homem, usuário de drogas e alcoólatra, teve extrema atenção do secretário que lhe salvou de morrer.
Ignorados
Quem conhece a choupana do pançudinho escriba sabe que minha porta fica na rua, e diariamente moradores de rua, pessoas com problemas de alcoolismo e viciados em drogas passam pedindo algo. Alguns muitas vezes querer apenas que alguém os escute, alegam que nas ruas são ignorados e tratados como lixo. Uma tristeza!