Mãe Jacira na Piramidal
Cansada de curtir o mar mais azul que o de Itajaí, a Mãe Jacira antecipou o retorno das férias e deixou o Pai Atanásio na praia pra vir ver ao vivo a montoeira de absurdos e discursos demagógicos que tão rolando pelos lados da piramidal pexêra. De carona com o Uber, a cara-metade do Pai Atanásio apareceu bem na hora da sessão da última terça-feira, e saiu horrorizada com tudo.
Agora pode
A primeira indignação da véia foi quando os vereadores, todos na maior santidade possível, discutiram a urgência no projeto que traz “transparência” às verbas de publicidade institucional, de autoria do beato Beto Cunha (PSDB). O mais ridículo de tudo, segundo Mãe Jacira, é ver vereador gritar pedindo transparência, mas só agora, pois no passado foi contra esse mesmo projeto. Transparência que carece a câmara de vereadores na distribuição da verba institucional de publicidade do local. Distribuição que tá longe de qualquer critério técnico e faz tempo...
Legal? Imoral!
Mãe Jacira não entende muito de legalidade, mas se tem uma coisa que a véia sabe bem é o que é imoral. Foi o que bastou pra ela se revoltar com um dos vereadores, que no passado tinha empresa e emitia nota pra rádio 106,7 FM a fim de receber um quinhão de publicidade paga com o dinheiro público. A fonte secou, e agora o vereador defende a “transparência”, só porque não recebe mais. Imoral pra mais de metro, lascou!
Vivia disso
Outro vereador que também recebia de propaganda institucional quis bancar o bom moço. Mas se Mãe Jacira tem outra qualidade, é uma memória de elefante. Segundo ela, o vereador do dom da voz recebia recursos de publicidade institucional. É claro que o programa de rádio dele na época babava ovo do governo da vez. E nunca ninguém ouviu ele reclamar de falta de “transparência”.
Show de demagogia
O show de demagogia, que fez a Mãe Jacira ficar na hora com saudades do Pai Atanásio e voltar logo pra praia, não parou. No próximo assunto da pauta, o assédio sofrido pelas servidoras em uma unidade de saúde, o que mais sobrou foi gente querendo dar lição de moral com o telhado de cristal, vestindo a camisetinha de apoio às vítimas.
Operação abafa
Pra Mãe Jacira, os vereadores e vereadoras foram ótimos pra abafar o escândalo de assédio sexual na piramidal, mas valentões pra expor e politizar em cima do caso da rede de saúde. Corporativismo, oportunismo, em cima de um assunto tão importante e tão grave nos dias de hoje, infelizmente. “Os nossos assediadores merecem perdão e operação abafa, mas os do governo não”. Ridículo!
Todo e qualquer
Este pançudinho concorda com a Mãe Jacira. Todo e qualquer assédio deve ser rigorosamente investigado e punido. Não há mais espaço pra quem deixa esse assunto pra debaixo do tapete, como fizeram os próprios vereadores no caso escabroso da casa do povo. Que investiguem, e devem mesmo, os casos na saúde, mas não deixem de punir o que ocorreu na piramidal.
Rubens endoidou
Quando achou que não tinha mais nenhum absurdo pra ouvir, já que os vereadores se encaminharam para o uso da tribuna, a Mãe Jacira, que tinha uma tendência de apoiar o galego Rubens Angioletti (sem partido) pra prefeito, quase infartou com a santa inocência do vereador. Na sua tribuna, Rubens garantiu que vereador não pode indicar cargo na prefa, nem deputado no governo. E o galego nem fica vermelho...
Não bate bem
Meio sem entender direito o raciocínio do galego, mas querendo pensar que foi um engano, a véia ligou pro Pai Atanásio, que estava assistindo a sessão on-line. O ranzinza atendeu e nem deixou a Mãe Jacira falar nada: “Ah tá, agora se um dia o Rubens for prefeito, os vereadores da base dele estão proibidos de indicar cargos, te falei que esse teu candidato não bate bem da cabeça”.
Anjoletti
Olha, se Rubens falou isso mesmo, pensando que é assim que a roda gira, ele merece herdar o apelido do ex-vereador da Dubai brasileira, o Orlando Anjoletti. Tem quem acredite que Rubens é um anjo enviado pra salvar o mundo político, mas outros preferem acreditar que é demagogo mesmo, até porque o galego tem três assessores indicados no seu gabinete e, pode apostar, alguns outros indicados na piramidal.
Vai sozinho
Ao afirmar que vai brigar para que sua tese de que vereador não pode indicar ninguém ao governo seja aplicada, Rubens decreta que será candidato sozinho, sem apoio de nenhuma nominata de vereadores ou partidos. Será que ele vai registrar também uma chapa sem vice-prefeito, ou ao vice ele vai deixar indicar uns carguinhos? “Menos né Rubens, bem menos”, detonou a Mãe Jacira!
Campagnolo indicou
Desse jeito, o galego bate sem dó nem piedade até na sua musa inspiradora, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), que recentemente emplacou a indicação de cargos no governo Jorginho Mello (PL), sem esconder de ninguém o apadrinhamento de vários ungidos para uma boquinha no estado. Ou a Ana vem aqui desenhar pro Rubens como funciona, ou é mais isolamento.
Lá de cima
O comentário que circula é de que o Plano Diretor de Itajaí vai demorar pra chegar na piramidal casa do povo, porque no plano tá uma coisa, aprovada pela população, e enquanto isso estariam aprovando projetos bem acima do que seria permitido. Os bastidores fervem...
Assédio e nojo
Sexo é bom, uma das boas coisas da vida, principalmente entre duas pessoas adultas e resolvidas. Assédio sexual é algo nojento, que só pode ser fruto de mentes doentias e, infelizmente no meio político, os detentores de poder e cargos se utilizam pra saciar seus desejos inconfessáveis e se aproveitam das suas subordinadas.
Aborto
O caso revelado na coluna de um vereador da região que teria engravidado sua assessora e, ao descobrir que ela estava grávida, a estimulou a fazer um aborto, e sua esposa teria descoberto, além da pulada de cerca, o caso escabroso, foi tema de conversas nas esquinas, cafés e grupos. Principalmente o caso do aborto, que é crime.
Do “bem”
Principalmente porque envolveria uma excelência excelentíssima que vive na igreja, orando, se portando como se fosse o mais correto, símbolo de pessoas e políticos que apresentaram nos últimos tempos no país, o “cidadão do bem”, das chamadas fileiras “Deus, Pátria e Família”.
Catatau de denúncias
O colunista recebeu inúmeros telefonemas, mensagens, não apenas querendo saber quem seria o indigitado, como contando outras situações, por exemplo, de uma gama de outros parlamentares que colocaram suas amantes em gabinetes e cargos...
Corpo a corpo
O lamentável é que a casa do povo já teve outros casos envolvendo assédio ao longo dos anos. De vereador que engravidou assessora e ela, exonerada, foi na casa do parlamentar devolver as joias que tinha ganhado. A mulher do vereador ficou doida por conta de que seria mais um herdeiro no futuro (phode?!). E tem até de uma jornalista, convidada pra trabalhar em um corpo a corpo...
Enfrentar
Infelizmente, o receio de perderem seus empregos, as dificuldades financeiras, o medo de represálias de quem detém algum poder, faz com que essas vítimas se calem, sofram sem enfrentar seus algozes ou enfrentar os grupos que se fecham em copas e se protegem. Vide o caso do vereador taradão da piramidal casa do povo...
Denuncie
Apesar de não ter como comprovar, porque a própria vítima tem medo, espero que a revelação do que acontece nos bastidores sirva de alerta, e faça com que mulheres vítimas desses calhordas criem coragem e que a sociedade as acolha, proteja, e que todos tenham direito de se defender e ao contraditório, mas que os assediadores sejam exemplarmente punidos. Não tenha medo, denuncie!
Carminatti
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) estará nesta quinta em Itajaí. Ela realiza plenária regional de seu mandato logo mais, às 19h, na sede do sindicato dos comerciários de Itajaí, rua Samuel Heusi, 320 (ao lado do shopping Itajaí). O presidente do PT de Itajaí, o carequinha Gerd Klotz, será o anfitrião da deputada, que em Itajaí teve expressiva votação na eleição passada.
Quadruplicou a votação
Em 2018 Carminatti obteve 180 votos e no ano passado pulou pra 882. Para a assessoria da deputada, que é do oeste catarinense e tem a defesa da educação pública como sua principal bandeira de luta, esta votação, que mais do que quadruplicou, teve relação direta com seu apoio e participação na greve dos servidores ano passado, conduzida por Francisco Johansen, presidente do Sindifoz, sindicato que congrega os servidores municipais de Itajaí e região.
Agradecer e ouvir
O objetivo da plenária da deputada estadual Luciane Carminatti é o de agradecer os votos e a confiança depositada nela pelo eleitor pexêro e ouvir a comunidade sobre o que mais a preocupa e possa ser alvo de sua atuação parlamentar. O presidente do PT de Itajaí, Gerd Klotz, lembra que Carminatti tem forte atuação junto à economia solidária, à cultura e à educação de Itajaí.
PT quer apoio ao porto, mulheres e juventude
“Vamos, no entanto, solicitar a ela que se dedique e possa agir na Alesc na defesa de nosso porto e a permanência de nossa autoridade portuária (que o governo Bolsonaro e seus apoiadores locais querem retirar de Itajaí), pois é dele que dependemos economicamente e que tenha um olhar especial para as lutas e demandas das mulheres e dos jovens de nossa cidade”, opina Gerd Klotz.
Retorno
Após 45 dias de recesso parlamentar, a casa do povo da Dubai brasileira realizou na terça-feira a primeira sessão ordinária do ano, que foi antecedida por uma sessão solene de instalação das sessões legislativas ordinárias de 2023 com a presença do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL).
Posse
A solenidade começou com a posse dos vereadores Nena Amorim, 1ª suplente do MDB, e Robertinho Bem Claro de Souza, 1º suplente do Podemos. Eles entraram nas vagas de Marcelo Achutti (MDB) e Omar Tomá-la, ops, Tomalih (Podemos), que assumiram as secretarias municipais de Educação e de Articulação Governamental, respectivamente.
Sul do mundo
O prefeito pop star Fabrício de Oliveira usou a tribuna e apresentou a mensagem aos vereadores, ressaltando a importância da união de esforços de legislativo e executivo para enfrentar os diversos desafios postos à cidade. Fabrício deve ler direto o DIARINHO e a coluna, porque disse que Balneário Camboriú é a “melhor cidade do sul do mundo”.
Culpar a janela
Fabrício exagerou um pouco quando disse que não tinha havido nenhuma ocorrência policial de grande vulto, e que o único aparelho celular roubado na avenida Atlântica foi recuperado, e colocou a culpa da balneabilidade da praia Central na “grande mídia tradicional”. A velha tática dos políticos de culpar a janela por culpa da paisagem. Isso mostra que ser aliado de Bolsonaro está lhe “ensinando” muitas coisas.
Puxa
O presidente da casa do povo, David La Barrica (Patriota), abriu o uso da palavra aos parlamentares por até cinco minutos e agradeceu o alcaide pela presença na casa. Nesta hora, teve parlamentar que votou no David para ser oposição ao prefeito e torceu o nariz para rasgação de seda do presidente ao prefeito. Em tempo, o David deve virar prefeito da Maravilha por alguns dias, e em breve. Anotem aí!
Líderes
Protocolados os ofícios de indicação de liderança de bancada, um do Podemos, que indicou o Anderson Santos da Cosip como líder do partido; e um do MDB, que indicou o dublê de vampiro italiano Nilson Probst como líder do partido, e também como substituto de Marcelo Achutti, o Quero-Quero, como 1º secretário na mesa diretora da casa do povo da praia alagada, ops, alagada.
Comissões
Após intervalo, foi iniciada a primeira sessão ordinária de 2023, em que foi feita a composição das 12 comissões legislativas permanentes através de acordo entre os parlamentares. Os presidentes das comissões serão escolhidos pelos seus membros, nas reuniões ordinárias de cada uma. As comissões são constituídas por três vereadores para um mandato de dois anos.
Conselho
Também foi indicada a composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, composto por três titulares e três suplentes, para um mandato de dois anos: titulares - Kaká Fernandes (Podemos), Nilson Probst (MDB) e Victor Forte (PL); suplentes - Juliana Pavan (PSDB), Cristiano (PL) e Eduardo Zanatta (PT).
Procuradoria
Além disso, a mesa diretora indicou a vereadora Juliana Pavan como procuradora especial da mulher, e a vereadora Nena Amorim como procuradora-adjunta.
Escola
Para a Escola do Legislativo Félix Eugênio Reichert, foram indicados o vereador Eduardo Zanatta (PT) como presidente; Kelli Dacol, secretária parlamentar da casa, como diretora; Fábio Renner, analista legislativo, como secretário; e os vereadores André Meirinho (Progressistas) e Patrick Machado (PDT) para o conselho superior (composto também pelo presidente e pela diretora da escola). Acompanhe como ficou a composição das 12 comissões permanentes no blog deste socadinho escriba.