Porto em chamas
Um grupo de zapzap dedicado às discussões sobre o setor portuário ardeu em chamas nesta semana com eminências da city procurando culpados pra situação do Porto de Itajaí. Depois da cutucada do ex-deputado federal Paulinho Bornhausen (PSD), dizendo que em Itajaí tem que chorar em alemão, o professor Osvaldo Agripino quis colocar a culpa do colapso do porto na antiga gestão federal.
Vão ler!
Agripino, cutucando o torcedor do Figueirense, além dos ex-presidentes da ACII Eclésio Silva e Mário César, que faziam coro ao chororô, mandou que todos lessem os processos administrativos e judiciais junto à Antaq e ao TCU pra depois darem opinião sobre o assunto. Segundo ele, o governo errou em não prorrogar o convênio de delegação há quatro anos, quando o município solicitou.
Cacetada do Amílcar
Depois da fala do Agripino, o ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga caceteou o professor, ironizando a briga apenas pela Autoridade Portuária Pública e a contratação de estudos desligados da realidade, com gastos absurdos. “Quanta hipocrisia agora, tentar querer jogar a culpa pela incompetência no colo dos outros (...) o processo foi conduzido com uma inversão burra das prioridades”, debulhou.
Turma do Volnei
O ex-prefeito não segurou a língua, ops, os dedos soltos, e compartilhou uma série de fotos do Porto de Itajaí vazio. Embaixo do compartilhamento das fotos, a legenda escrita por Amílcar dizia: “Querem matar uma cidade, chama a turma do Volnei”. Comentário pesado, mas que começa a dar o tom para disputa ao paço da Vila Operária de 2024, na velha rivalidade histórica.
Dedo na ferida
A manifestação agressiva fez com que defensores do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) soprassem pra este socadinho escriba que, na verdade, uma das mazelas do Porto de Itajaí é ter um concorrente do outro lado do rio cuja operação e funcionamento só foi possível porque o próprio Amílcar autorizou. Com duas visões bem radicais do Porto de Itajaí, o assunto promete ser debate entre a nova geração de “vermelhos” e “amarelos” em 2024.
Desaparecido
Na Dubai City brasileira, o que mais se comentava nos últimos dias de 2022 e começo de 2023 era o sumiço do prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL). Há quem diga que ele estava mais na capital manezinha do que na city da praia alagada, digo, alargada. Que o pop tava na capital dando uns rolês no novo governo de Jorginho Mello (PL), no palácio da Agronômica.
Inaugurando banheiro
Nesta semana, o prefeito apareceu em reportagem na TV em frente a um banheiro autolimpante que foi instalado na praia Central. O próprio alcaide publicou em suas redes um printzinho feito do banheiro chiquetoso. Cosalinda! Quem te viu e quem te vê.
Virou piada
Linguarudos de plantão (arreda, raça de infelizes!) alardeiam que, neste verão, como o município não proporcionou nada de interessante ou festivo aos turistas, o tal do banheiro-robô iria com certeza ser o grande feito na temporada. Virou piada nos grupos de zapzap da Dubai Maravilha.
Leões de internet
A notícia-crime do PT de Itajaí contra agentes públicos e mandatários que incentivaram os atos golpistas segue repercutindo e causando dor de cabeça pra um monte de leão de internet, que fala o que quer, mas se caga de medo de arcar com as consequências na vida real. Há quem garanta que vai rolar mais notícia-crime com outros nomes. Ai, ai, ai, qui dor!
Covardes?
Os denunciantes teriam dado uma vasculhada e perceberam que algumas das excelências excelentíssimas da piramidal pexêra simplesmente apagaram postagens que incentivavam golpes. O vereador das capivaras e agora bagrão da prefa, Vanderley Dalmolin (MDB), e o beato Beto Cunha (PSDB) deram um chá de sumiço em postagens antigas.
Prints
A tchurma garante que guardou muitos prints dos golpistas e tudo tá sendo compilado para complementar as peças que serão encaminhadas para o Ministério Público da Santa & Bela Catarina. Agora, vai ser um corre-corre de gente que não sabe nem o que posta e compartilha. Responsabilidade na hora de tocar o dedo no botão ninguém quer ter, né?
Famosa
Volta e meia a coluna emplaca ou dá dimensão a um apelido que viraliza e torna-se maior que os próprios personagens. Quem anda famosa nacionalmente é a Dra. Liliane Fontenele, ou melhor, a Doutora PIX, influente dirigente da OAB de Itajaí, que além de organizar os atos terroristas também conseguiu calar a Ordem dos Advogados da city na defesa da democracia. Constrangedor!
Fecam
A eleição da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) tá mesmo em polvorosa. Agora quem tá montando uma chapa é o governador Jorginho Mello (PL). De dentro do Centro Administrativo o manda-chuva da Santa & Bela Catarina tenta colocar a pupila, a prefeita de Vargem, Milena Anderson Lopes, que é do PL, no comando da entidade.
Desespero?
Segundo os linguarudos de plantão, o governador Jorginho Mello quer dominar tudo e vem tentando impor a força da máquina do estado a favor da sua preferida. Contudo, a prefeitada não anda vendo com bons olhos a situação. A eleição promete...
Daqui...
Liberais fiéis ao governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) garantem que a filiação do ex-vereador Robison Coelho (PL) ao partido, na verdade, tem pouco ou quase nada de vontade dos militantes da sigla em Itajaí.
...mas importado
Mesmo sendo “daqui”, Robison teria sido importado pelo Partido Liberal através das mãos do carioca Tilápia 06 Jorge Seif Jr. (PL) e do prefeito da Dubai brasileira, o pop star Fabrício Oliveira (New-PL).
Somos governo
Questionado por este pançudinho escriba sobre a posição do PL em Itajaí, o baixinho entisicado Denísio Dolásio Baixo, que contou as boas novas da filiação do Robison e é presidente da sigla em Itajaí, afirmou que “até decisão contrária, continuamos (o PL) defendendo o projeto apresentado na reeleição do prefeito Volnei e Marcelo Sodré”. Tá cada vez mais difícil pro eleitor entender essa salada de posicionamentos.
Satélite de BC
Agora, só faltava essa mesmo. Itajaí, a potência econômica que é, ter que obedecer à Dubai brasileira, com o prefeito palestrinha querendo vir apitar quem deve ser o candidato do PL ao paço da Vila Operária, forçando a filiação do Robison ao partido, contra a vontade da base, que é governista. Itajaí, pelas mãos do Coelho, pode virar cidade-satélite de BC e abrigar o restolho do governo Fabrício a partir de 2025.
Candidato da nata
Leitor assíduo da coluna, lá da Dubai brasileira, tem soprado há tempos que anda ouvindo uma historinha dos endinheirados da city praiana terem um candidato pra dominar Itajaí, como fizeram quando apoiaram e elegeram o Fabrício Oliveira em BC. Itajaí já não elege deputados há tempos, não forma lideranças, e agora tem seus pré-candidatos cooptados pela nata da Dubai. Que zica!
Dentro de casa
As notas sobre a filiação de Coelho no PL têm gerado comentários de diversos leitores, que adoram se juntar a esse socadinho e disseminar a discórdia. Sobre o assunto, outro leitor lembrou que dentro de casa, no Porto de Itajaí, Robison deve ser cobrado pela situação que o governo federal do PL deixou o nosso terminal. É esse “legado” que ele vai defender?
De olho
É importante escrevinhar, também, que não é apenas o Partido dos Trabalhadores que tá em cima dessa questão dos atos antidemocráticos que aconteceram em Itajaí por mais de dois meses desde o fim das eleições no ano passado.
Lista...
O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal teriam uma farta lista de muitos nomes que comandaram, financiaram e participaram dos atos vergonhosos pedindo intervenção militar, federal, sideral. Os radicais bolsonaristas ferrenhos não serão esquecidos por suas atitudes antidemocráticas.
Cara de paisagem
Queriam um golpe de estado, atentando contra o estado democrático de direito, a Constituição e o resultado soberano das urnas. Muitos que hoje fazem cara de paisagem vão se incomodar por seus atos... A coluna alertou sobre o envio de ônibus e comentou sobre possíveis atos terroristas. Deu no que deu...
Explicações
Até hoje ninguém explica sobre as tendas, cozinha, caminhão de som, água e luz... E, por alembrar sobre isso, como ficou a situação do agente da Codetran que, “fardado”, em plena função e com veículo da coordenadoria de trânsito, foi até a BR-101 durante os bloqueios criminosos e insuflou os manifestantes a permaneceram trancando a rodovia? Foi exemplarmente punido?