JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Robson escolhe partido da base de Volnei
Leitores da coluna questionam se o ex-vereador e ex-candidato a prefeito Robison Coelho (PL) traiu o seu eleitorado ao se filiar a um dos partidos mais fiéis da base de Volnei
Coelho governista?
Chamou a atenção de vários leitores da coluna deste pançudinho escriba a confirmação do presidente do Partido Liberal pexêro, Denísio Dolásio Baixo, de que o ex-vereador Robison Coelho (PL) assinou fichinha entre os liberais.
Adesão
Confesso que o namoro, pra este pançudinho, não era novidade, mas os leitores questionaram, e com razão, algo que passou despercebido pela coluna, que é a adesão do Robison a um dos partidos mais fiéis na base governista do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Rasgando o discurso
Unir-se a um partido que dá sustentação ao barbudinho Volnei Morastoni depois de um mandato de vereador ferrenho na oposição e uma candidatura a prefeito combatendo a reeleição do alcaide, quem entende?
Oportunismo
Os leitores caceteiam ainda que, além de ser uma completa traição ao seu eleitorado, desdizendo o que pregava, também representa um oportunismo danado de Coelho. O próximo passo é mudar o discurso de oposição ou tirar o PL e seus cargos do governo?
Ginástica partidária
Toda essa ginástica partidária, omitindo do eleitor acordos de bastidores, mudando o rumo e os pensamentos de uma eleição pra outra, fazem com que os políticos de hoje em dia fiquem cada vez mais desacreditados, abrindo espaço para salvadores da pátria. Fica difícil mesmo explicar e tirar da cabeça do eleitor que esses movimentos não passam de puro oportunismo.
Voto eletrônico e democrático
Outro leitor, decepcionado com a adesão do Robison aos protestos antidemocráticos, cravou pra este pançudinho, sem dó nem piedade: “Um cara que defendeu um golpe se filia ao partido que quis dar um golpe, e agora quer ser candidato? Já falaram pra ele que em 2024 será voto eletrônico e democrático?”. Boa pergunta! Será que Robison vai aceitar o resultado das eleições se for desfavorável a ele? Oportunista que chama.
Pau tá pegando
O vereador rei do berreiro, Marcelo Quero-Quero, digo, Achutti (MDB), tem ficado com a veia do pescoço roxa de raiva ao falar sobre um conselheiro da city na Dubai Maravilha que estaria propondo e representando atos para conseguir medidas compensatórias da prefa aos seus clientes.
Advogado ou conselheiro?
O certo é que nem Achutti sabe mais qual a função do conselheiro e do advogado, já que ambos são a mesma pessoa. Achutti voltou a gravar um vídeo nesta terça dizendo que não adianta falar mal da sua família.
Trabalho social reconhecido
Alembrou que sua saudosa avó, dona Iolanda Achutti, tinha um trabalho social reconhecido na city e que estas atitudes lhe dão cada vez mais certeza de que está no caminho certo para abrir uma CPI na casa do povo para investigar os atos do conselheiro.
CPI
Achutti tá empolgado na abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e deve levar o fato até às últimas consequências na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, pois a cada dia que passa tem deixado claro que não concorda com a dupla atuação do conselheiro e advogado.
Quem?
É de se questionar quando o vereador Achutti, que alega ter elementos suficientes pra propor uma CPI, vai revelar quem seria esse conselheiro? A briga pode ultrapassar o plenário da casa do povo e ir parar do outro lado da avenida das Flores, no fórum da comarca. Oh, dor!
Itajaí envergonhada
O ex-candidato a vereador Fabiano Silva (União Brasil) está representando, ops, envergonhando, a city pexêra entre os presos pelos ataques terroristas à democracia brasileira do último dia 8 de janeiro. O nome do confuzento foi divulgado na segunda-feira pela mídia nacional entre os ex-candidatos e suplentes que participaram dos atos golpistas na capital federal. Que papelão!
Passado, presente e futuro
O encrenqueiro do Fabiano é habituado às páginas policiais. Tal qual alguns companheiros terroristas que têm o passado mais sujo que pau de galinheiro, Fabiano já tem passagens policiais por ameaça e violência doméstica, emplacando algumas matérias no nosso DIARINHO. O paladino da moral e leão de rede social já tem passado e presente sujos e um futuro nada promissor!
No lombo do pagador
A dúvida agora é se a OAB de Itajaí, através da Doutora PIX, e o governo do estado da Santa & Bela, por determinação do governador Jorginho Mello (PL), estão cuidando pra que não falte ao Fabiano uma defesa digna, às custas do pagador de impostos e do incauto advogado pagador de anuidades, que vê sua entidade de classe completamente calada. É conivência que se fala, né?
Companhia catarinense
Puxando a lista de terroristas com passado sujo, Fabiano deve fazer companhia a outra catarinense que viralizou durante os atos golpistas. A Dona Fátima, de Tubarão, no alto de seus 67 anos, já tentou fraudar o INSS e tem passagem por tráfico de drogas. Tava lá, junto com Fabiano, brigando por um golpe de estado. Imagina o futuro do Brasil na mão desse povo, hein?
Ficha suja!
O mínimo que se espera é que até a próxima eleição todo esse pessoal que vandalizou o patrimônio público e atentou contra a democracia seja condenado, preso e fique longe de qualquer possibilidade de disputar as eleições, já que demonstraram que são cabalmente contrários à democracia e ao processo eleitoral. Justiça sem anistia no lombo desses terroristas.
Fecam
O prefeito da mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB), vem articulando a formação de uma chapa para concorrer à presidência da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). Em articulação direta com prefeitos de todas as regiões do estado, espera formalizar sua composição administrativa nos próximos dias para concorrer ao pleito de presidente da entidade no próximo dia 30 de janeiro.
Articulado
“Eu tenho articulado muito com os prefeitos de Santa Catarina. Acredito que vamos conseguir unir forças políticas e concorrer nessa disputa, que tem como lema a união e o diálogo entre todos os prefeitos de Santa Catarina”, define Aquiles, que atualmente é o presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, a Amfri.
Intermediar demandas
“Minha pauta é municipalista, ouvir os prefeitos e intermediar as demandas”, reforça. Aquiles, por exemplo, já vem travando um embate em defesa da macrorregião da Amfri. Como prefeito de Penha, ele articulou ação civil popular contra a Autopista Litoral Sul e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que promovam obras de melhorias no trecho entre Piçarras e Itapema da BR-101.
Atravancado
A ideia é desafogar o caótico trânsito que vem atravancando ainda mais o crescimento dos 11 municípios. “Precisamos que os órgãos procedam com agilidade na análise e execução de projetos e obras de engenharia”, disse.
Situação vergonhosa
Isso tudo pra proporcionar uma maior fluidez do trânsito na rodovia BR-101, entre Balneário Piçarras e Itapema, além da adoção de medidas emergenciais que busquem reduzir o tempo médio, em horários de pico, de até 240 minutos para percorrer 37 quilômetros. “A situação é vergonhosa”, crava Aquiles.
Mobilidade
Junto à Amfri, Aquiles encabeça soluções para a mobilidade urbana da região com o financiamento junto ao Banco Mundial para o transporte coletivo com ônibus elétricos. “Esse é um projeto pioneiro, pautado prioritariamente em melhorar a mobilidade da nossa região. Investimentos milionários que mudarão o cotidiano de municípios que estão em franca mudança”, analisa Aquiles.
Batendo um bolão
O secretário de Gestão e Controle do outro lado da vala, em Navega City, Fernando Sedrez, tá batendo um bolão. Pra quem nunca nem aparecia em eventos do governo nos seus quase 15 anos de abobrão, agora nas inaugurações ele é motorista, carrega caixa de som, púlpito, confere o texto do cerimonial, chega antes de começar e só vai embora depois do evento acabar.
Bate escanteio e cabeceia
Na linguagem do futebol, Sedrez apita o jogo, bate escanteio e cabeceia. E não para por aí não, ele anda fazendo jornada dupla e trabalhando por dois. Dizem os bocudos de plantão que o manual foi rasgado e faz tempo. Quem pode, pode!