Terrorismo
A barbárie ocorrida em Brasília no último domingo foi o assunto do dia em 11 de cada 10 rodas de conversa dos bastidores políticos do país afora. O pançudo escriba há muito tempo condena, repudia e alerta para a manutenção de movimentos antidemocráticos em frente a unidades militares país afora. Deu no que deu.
Caos anunciado
Na semana passada, a movimentação de golpistas e arruaceiros que iriam se juntar aos fascistas que estavam em frente ao Quartel General do Exército, no Distrito Federal, foi comentada pela coluna. O chamamento era público nas redes sociais. Assim como a lembrança de que os arruaceiros que estavam na frente da sede da Capitania dos Portos já haviam enviado ônibus para Brasília.
Criminosos de SC
Provavelmente não apenas da city pexêra, em frente à Marinha, mas da cidade da dança, Joinville, e da capital manezinha, Florianópolis, onde golpistas insanos estavam na frente dos quartéis do Exército, devem ter envolvimento nos atos de vandalismo em Brasília, com verdadeiros terroristas que atentaram contra as sedes dos três poderes da República: Congresso, Palácio do Planalto e Supremo.
Ferir a República
Foram atos extremamente violentos contra o estado democrático de direito com o intuito de ferir à República. E atos contra a humanidade pelo fato de que não apenas as estruturas e as obras de arte, com valores inestimáveis e pertencentes ao povo brasileiro, bem como os prédios são considerados patrimônio mundial.
Punir todos
Não se pode apenas retirar os golpistas que se travestiam de criminosos, é preciso identificar um por um e punir. Tem que ter cadeia e multas pesadas pra que tais atos não se repitam no futuro. Os bloqueios na BR 101, ao mesmo tempo em que os terroristas atacavam Brasília, precisam ser apurados.
Passando pano
O triste é ver muita gente condenando os atos golpistas de terrorismo nas conversas reservadas, mas sem coragem de expor o pensamento publicamente. Outros, na hora de expor suas posições, acabam passando pano e sendo genéricos, na famosa tentativa de agradar todo mundo. É vergonhosa essa passada de pano.
Irresponsabilidade
É muita irresponsabilidade de um político, mandatário ou não, quando deixa de condenar com veemência os atos de barbárie ocorridos em Brasília e acena subliminarmente com simpatia aos terroristas, os chamando de “manifestantes”, quando na verdade são golpistas, criminosos e terroristas. Tentaram dar um golpe de estado!
Silêncio
O prefeito da Dubai brasileira, o pop star e coach Fabrício Oliveira (PL), o vereador Kaká Fernandes (Podemos), o senador Jorge Seif, o zero meia (PL), não se manifestaram repudiando o que aconteceu em Brasília. Lamentável, em todos os sentidos. Imagina se os ataques fossem na câmara de vereadores ou na prefeitura de BC. Fascismo não escolhe vítimas. Se liguem.
Quietinhos
Até onde este pançudinho acompanhou e teve acesso, o trio Deus, Pátria e Família da piramidal pexêra, composto pelo Adriano Klawa (sem partido), pelo devoto Beto Cunha (PSDB) e pelo Maurílio Moraes (Progressistas), não tornou pública sua posição sobre o ocorrido em Brasília. Tem silêncio que é ensurdecedor, atenta à democracia e incita o terrorismo.
Prefeituráveis quietos
O trio de prefeituráveis Deus, Pátria, Demagogia e Família, que flerta dia e noite com os atos antidemocráticos, composto pelo Sancho Pança Osmar Teixeira (SD), pelo galego Rubens Angioletti (sem partido) e pelo ex-vereador Robison Coelho (sem partido), também preferiu o conforto de não omitir opinião sobre os atos terroristas. O Sancho Pança até reportou informações em suas redes, mas não vi nenhum juízo de valor sobre os acontecimentos.
Político ou jornalista?
Não tem problema nenhum em repercutir os fatos, informar o que está acontecendo, como fez o Sancho Pança, e muitas vezes também faz o galego. Mas os dois, além de jornalistas, são políticos: foram eleitos não só para noticiar fatos, mas sobretudo para se posicionar sobre eles. Pra quem deseja ser prefeito, tem que começar a ter lado. Essa de querer agradar todo mundo já sabemos onde chega.
Coragem!
Mesmo fazendo parte do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quem tem tido coragem e responsabilidade é o deputado federal Jorge Goetten (PL), que condenou os atos com veemência. No fim do ano passado, Jorge já havia explicado em vídeo sua posição pela democracia. Esse tipo de posicionamento acaba separando os homens dos moleques.
Dom Quichata
Goste ou não de suas posições, e olha que este pançudinho pega no pé dela, outra que não deixou o medo bater na hora de se posicionar sobre este assunto é a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), que cravou em suas redes sociais como criminosas as ações de domingo, desqualificando quem as chamam de manifestações. “Não aceitem que minimizem o ato criminoso”, bradou a galega.
Indignação
O presidente do PT de Itajaí, o carequinha Gerd Klotz, entrou em contato com o colunista para manifestar sua indignação com os atos golpistas e ações terroristas acontecidas neste último domingo em Brasília.
Feriu a democracia
Para Gerd, “os extremistas de direita deram um tiro no pé que custará muito caro a eles e feriu nossa democracia de modo irreversível e deixará marcas permanentes em nossa história política nacional”, garantiu.
Cumplicidade e ingenuidade
Segundo Klotz, o movimento terrorista estava anunciado e não seria razoável supor que esses arruaceiros e vândalos tivessem fretado centenas de ônibus só para fazer turismo na capital federal. Houve cumplicidade das autoridades do DF e ingenuidade do Ministério da Justiça em acreditar que, depois de tudo o que aconteceu no país, os terroristas iriam a Brasília para um simples passeio turístico, ironiza Klotz.
Responderão na justiça
Quanto aos arruaceiros que ficaram mais de 60 dias cometendo uma infinidade de crimes acampados em frente à Delegacia da Marinha em Itajaí, “eles estão sendo identificados e serão devidamente acionados judicialmente”.
Representação
“Ao menos uma das líderes dos golpistas de Itajaí, responsável pela arrecadação financeira para os atos terroristas, será alvo de representação ainda esta semana e em breve terá que prestar contas à justiça”, garantiu o presidente do PT pexêro.
PT quer respostas
Klotz informou ainda que, mesmo que os golpistas itajaienses tenham desmontado o acampamento em frente à Delegacia da Marinha, “vamos cobrar da prefeitura respostas aos questionamentos que fizemos oficialmente há mais de 20 dias e que informem quem autorizou o fechamento da via pública, uso do calçamento e estacionamento de veículos (incluindo vagas de idosos).”
Questionou
O Partido dos Trabalhadores questionou ainda sobre o funcionamento de um restaurante irregular, a origem do abastecimento de água e da energia elétrica que manteve os arruaceiros todas essas semanas atrás e no entorno do mercado velho, atrapalhando as atividades culturais e usurpando o patrimônio arquitetônico e o espaço turístico do local.
MPSC precisa se manifestar
Segundo o presidente do PT pexêro, Gerd Klotz, o MP de SC será formalmente questionado sobre as ações golpistas em Itajaí e região e o advogado do partido constituído para essa finalidade, Marcelo Saccardo Branco, está preparando a peça a ser enviada a este importante órgão do sistema Judiciário.
Guardião da Constituição
“Acredito que o MP esteja desejoso que o provoquemos para que possa agir no sentido de identificar os líderes e financiadores deste movimento golpista em Itajaí e não poupará empresários e agentes políticos que cometeram crimes atentando contra à Constituição e o estado democrático de direito, até porque o MP é o guardião da Constituição” lembra Gerd Klotz.
Cadeia
Um dos maiores culpados de tudo que aconteceu se chama Jair Bolsonaro, que foi bem classificado como genocida. Um dos que mais fomentou as manifestações antidemocráticas que se alastraram pelo país, logo após perder a eleição em outubro passado.
Canalha
Bolsonaro se apequenou, se calou e deixou que seus seguidores insanos promovessem a desordem, promovendo manifestações antidemocráticas, atentando contra o estado democrático de direito, a Constituição, a soberania das urnas e o direito de ir e vir, trancando rodovias.
Fujão
O ex-presidente fujão, que passou os últimos dias de seu mandato choramingando pelos cantos e pedindo pelo amor de Deus pra não ser preso, fugiu para os Estados Unidos dois dias antes da posse do Lula pra não ter que passar a faixa ao presidente eleito.
Julgado
O que se espera é que Bolsonaro seja julgado, que tenha direito de defesa e possa ser punido pelos seus crimes. Curiosamente, depois de passar os dias na mansão em que se encontra nos EUA, atendendo apoiadores, posando pra fotos, após o que aconteceu em Brasília, o canalha Bolsonaro alegou dores abdominais e se internou em um hospital. Conveniente né?
CPI no Senado
Os senadores já se movimentam pra instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pra investigar os financiadores que bancaram o que aconteceu em Brasília, desde o que aconteceu no país até o dia a dia dos manifestantes, desculpe, arruaceiros e terroristas.
Respaldar
E vão dar respaldo à intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal e ao afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB), determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, o Xandão. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) considera o governador omisso.