Via Streaming
Por Via Streaming -
“Medida Provisória”
Desde a abolição da escravidão no Brasil, em 1888, tentou-se construir uma ideia ilusória de que, em um país tão miscigenado, não existia racismo. Livros como “Casa Grande e Senzala” – publicado em 1933 por Gilberto Freyre, defendiam a existência de uma idílica democracia racial, onde o preconceito e as desigualdades raciais são completamente negados. Apesar desse conceito já ser encarado como falso e a luta do movimento negro ter conseguido duras conquistas, ainda persistem os casos de racismo e injúrias raciais na sociedade brasileira, com frequência bem maior do que se esperaria no século 21.
Sendo assim, é claro que tal tópico é de extrema relevância para o Brasil e o mundo. E não é à toa que o tema renda diversas produções artísticas e intelectuais, por exemplo. Abordando esse tema, o primeiro longa dirigido por Lázaro Ramos em sua carreira se chama “Medida Provisória” e retrata uma realidade distópica, porém perigosamente crível, onde o Congresso Nacional brasileiro aprova uma medida provisória que obriga toda a população preta do país – chamados como “aqueles de melanina acentuada” – a retornar para os seus países de origem ancestral, na África. A história é uma adaptação da peça teatral “Namíbia, não!”, escrita por Adri Anunciação, a qual Lázaro também já havia dirigido anteriormente.
É nessa realidade que vivem o advogado Antônio (Alfred Enoch, ator britânico de ascendência brasileira que ficou famoso com o seu papel em “How to Get Away With Murder”), sua companheira e médica Capitu (Taís Araújo) e seu irmão jornalista André (Seu Jorge). Juntamente com outras pessoas, os três irão lutar para permanecerem unidos e resistirem a essa verdadeira perseguição racial disfarçada de política pública. O filme foi exibido com muito sucesso nos cinemas e já está disponível no GloboPlay.