
Via Streaming
Por Kreitlon Pereira - colunavia@gmail.com
A coluna Via Streaming seleciona e apresenta semanalmente filmes ou séries em destaque disponibilizados pelas plataformas de vídeos "on demand" que atuam no Brasil
“Spencer”

Uma das integrantes da família real britânica que foi mais amada pelo povo e conhecida por todos, Diana Spencer (ou Lady Di, como era apelidada pelos tablóides da época) foi princesa durante o período de 1981 – ao se casar com o Príncipe Charles – a 1990, quando se divorciou. Apesar de, aparentemente, viver um conto de fadas, a realidade de Diana na família real sempre foi muito dura, uma vez que o seu jeito de ser era constantemente recriminado pelas normas de conduta e etiqueta. Infelizmente, teve uma morte trágica e prematura em 1997 enquanto fugia dos “paparazzi”. Mas a sua memória vive até os dias de hoje, sendo assunto de livros, séries e filmes.
A mais recente das obras que tratam da história de Lady Di é o longa “Spencer”, do cineasta Pablo Larraín (também autor de “Jackie”) e lançado em 2021. O filme, disponível na Amazon Prime Video, se passa nos anos de 1990, em um feriado de Natal que Diana (Kristen Stewart) passa com a família real. Ao longo desses três dias, a princesa se vê obrigada a encarar o seu casamento falido e a infelicidade da sua vida atual. Por conta disso, Diana percebe que, mesmo com os dois filhos, o coração de Charles sempre foi de Camilla Parker Bowles, sua amante e amiga de longa data. Assim, o pedido de divórcio irá acabar com o roteiro de Natal planejado pela família real.
Por se passar em um período bastante complexo e com poucos detalhes da vida de Diana, o filme toma-se da liberdade criativa para brincar com o imaginário da audiência. Com isso, o longa possui uma estrutura surrealista, trazendo alucinações e sonhos como parte importante da construção narrativa. A própria comparação de Lady Di com Ana Bolena, ex-rainha deixada e morta pelo marido Henrique VII, mostra o medo e a agonia da princesa perante a reação da família. Além disso, um grande destaque de “Spencer” é a atuação de Kristen Stewart, que consegue sustentar com maestria todo o denso enredo.