Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Movimento


Movimento
Deputado Naatz na Festa do Divino Espírito Santo de Penha. Manifestação de fé e da cultura popular que remonta quase dois séculos (foto: divulgação)

A imagem mais emblemática dos últimos tempos foi a foto do Ricardo Stuckert que mostra os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntinhos. Eles bateram um rango e conversaram sobre o Brasil, democracia e o descaso do governo federal com relação à pandemia. O encontro foi no último dia 12 de maio.

 

Não é união

A imagem que tanto incomodou partidários dos dois partidos (PT e PSDB), entre outras siglas e provocou comentários de Jair Bolsonaro (sem partido), não representa a união das siglas. Não ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Não é união

A imagem que tanto incomodou partidários dos dois partidos (PT e PSDB), entre outras siglas e provocou comentários de Jair Bolsonaro (sem partido), não representa a união das siglas. Não quer dizer que caminharão juntos na eleição de 2022. 

Votará

PT e PSDB não vão estar juntos na eleição presidencial do ano que vem - ao menos não no primeiro turno. O ex-presidente tucano Fernando Henrique declarou, contudo, que os tucanos terão um candidato a presidente, e que num eventual segundo turno, FHC vai votar no opositor de Bolsonaro.

Caminho

A foto deixa como mensagem que a solução para o Brasil é o diálogo. É necessário ter um espaço pra que tanto a esquerda, como o centro e a direita se reúnam para o bem do Brasil. Muito diferente do que o que preceitua o presidente Bolsonaro, com um país dividido, negacionista, violento e cheio de ódio.

Relembrar

No começo dos anos 80, quando a ditadura dava seus estertores, todos queriam que tivesse fim aquele período violento da nossa história. Não tinha partidários ou ideologias que sustentassem algo favorável à ditadura. Formou-se um movimento de todos contra o absolutismo, uma frente que batalhou pela democracia, pelas eleições diretas.

Fim

A malfadada ditadura só se findou porque o Brasil estava quebrado e endividado. Os 25 anos  de comando violento dos militares deixou o país na bancarrota. A coisa só mudou, e tem que se dar a mão  à palmatória, no governo FHC, com o plano Real.

Se repetição

Hoje  o clima é por um movimento que lembra e muito o da década de 80. União pelo fim do obscurantismo. Para que não tenhamos daqui oito anos o cenário do que a ditadura levou 25 anos pra fazer. Seria catastrófico um segundo mandato Jair Bolsonaro.

Entrega

Mesmo grande parte de quem deu apoio ao golpe para derrubar a Dilma, já percebeu que a entrega foi bem diferente da promessa inicial. Passar o poder do país à direita extremista, trouxe problemas econômicos, sociais, políticos...

Brasil 35

O ex-tucano da Dubai brasileira, Marcos Roberto Rodrigues Saraiva, assumiu o comando do Brasil 35, antigo partido da Mulher. O Brasil 35 pode ser a sigla em que o presidente Jair Bolsonaro, que está sem partido, pode se filiar pra tentar à reeleição em 2022.

10

Saraiva, todo bobo, conta que em apenas um mês de trabalho o Brasil 35 já está em atividade em 10 municípios da Santa & Bela e Frienta Catarina: Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Criciúma, São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Blumenau, São José e Florianópolis.

Briga de foice

Lógico que ainda não é certo que o presidente Bolsonaro entre na sigla para o pleito do ano que vem. Tem o PRTB que também almeja a sua filiação. O PSC, que sonha há muito tempo, e o Progressistas, antigo PP, onde Bolsonaro já esteve por um longo tempo, quando era deputado federal.

Corrupto

Tem um infame que vai pras redes sociais, usando outras pessoas pra atacar determinada figura. Chama de corrupto, etc. Contudo, o infame é corrupto, foi processado e expulso por descaminho. E fica acusando os outros de corrupção? Phode?

Clima quente

O pau tá roncando entre o chefe da divisão de Aquicultura e pesca do ministério da Agricultura na Santa & Bela Catarina, Zé Henrique, e o prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (DEM), de Bombinhas. Zé Henrique chegou a gravar um vídeo detonando o alcaide que, segundo o chefão da pesca, usa seu nome pra lhe difamar. Zé disse que o prefeito mente em uma série de situações.

Machista

Ele diz que lamenta o prefeito ter mandado a vereadora Isabela Camile, a Isa bela (PSDB), lavar uma louça. Diz que espera que ele não faça isso com a sua patroa, a deputada estadual Paulinha da Silva (PDT, por enquanto...).

Homenagem

Por fim, o chefão da pesca, Zé Henrique, sem medo de ser feliz, mostrou uma homenagem que lhe foi concedida pela deputada da leleia, Paulinha, e disse para o prefeito Paulinho perguntar o porquê de ter sido laureado. Eitcha!   

Brigaçada

A chegada do ex-coordenador Ewerson Luis Gama como titular ou suplente na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) incomodou muita gente. Um dos chateados, segundo os linguarudos de plantão, seria o atual coordenador da Codetran, Robison Coelho. É que Gama deixou saudades no cargo por ser extremamente trabalhador. Daí...

Ficou puto

Segundo os linguarudos, (arreda raça de infelizes!), o todo poderoso Wilson Rebello pai ficou puto dos cornos, pois queria que a vaga fosse para o seu pupilo, Marcelo Furtado, diretor de patrimônio na Saúde, mas lotado na defesa Civil. Rebelão e Rebelinho chegaram a vir pra cima pra impedir, mas, não conseguiram. Qui coisa, meu povo!

Deola

Continua complicada a ‘nomeação’ de uma liderança pra comandar a base governista do prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), na piramidal casa do povo. O nome da vereadora de primeiro mandato, Hilda Deola (PDT), tem sido ventilado.

Nelinho

Quem seria nomeado pra fazer o meio de campo entre as excelências excelentíssimas do legislativo e executivo seria o ex-vereador, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, que já ocupou trocentos cargos públicos e tem cancha.

Não

O problema é que uma reunião palaciana na semana passada teria vetado o nome de Nelinho pra fazer a necessária e importante interlocução entre nossos amados heróis da casa do povo peixeira.

Consultado

Nelinho pode ter 500 defeitos, mas sempre foi do diálogo. Algo importantíssimo pra qualquer governo. E nos bastidores, segundo as fontes do pançudinho escriba, uma pá de vereadores bate um fio para o Nelinho pra se aconselhar e tirar dúvidas. Daí que é um nome interessante... 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.