Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Liberdade


Liberdade
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, foi o anfitrião do encontro que deu posse à nova executiva estadual do Podemos. Evento foi transmitido on-line {Foto: Divulgação}

Diz-se, popularmente, que a minha liberdade acaba quando começa a sua. E que o meu direito começa onde termina o seu. Nesses anos todos de coluna, esse pançudinho escriba, que está longe de ser o dono da verdade, já foi por várias vezes processado, mas sempre venceu os processos daqueles que se sentiam injustiçados.

Expressão

Isso não quer dizer que a coluna estivesse sempre certa, mas apenas que dentro de limites éticos, compatíveis com a democracia, todos estão sujeitos a críticas, sejam eleitos ou não, especialmente aqueles que ocupam função pública e relevante pra a sociedade.

Daniel Silveira

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Expressão

Isso não quer dizer que a coluna estivesse sempre certa, mas apenas que dentro de limites éticos, compatíveis com a democracia, todos estão sujeitos a críticas, sejam eleitos ou não, especialmente aqueles que ocupam função pública e relevante pra a sociedade.

Daniel Silveira

É certamente por isso que o caso da prisão do deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL) causou tanta polêmica. No fim, prevaleceu a ideia de que a prisão se mostrou uma decisão acertada, talvez não exatamente pelo que ele disse, mas para pôr um freio na capacidade de expressar asneiras e ameaças à democracia.

Não pode

Fazer apologia ao crime já é lamentável. Fazer apologia à ditadura, que é um momento da história que mexe com a dor do luto de milhares e milhares de família é ainda mais grave, assim como é grave ofender outro ser humano. Em bom português: dá pra criticar sem xingar ou ameaçar.

STF

Esse escriba, como talvez grande parte dos brasileiros, também não concorda com certas decisões da Suprema Corte do país, mas não pode sair por aí a descartar os ministros do Supremo Tribunal Federal que estão lá.

Vai uma critica

Aliás, vou até dar meu pitaco, de que a situação de polarização no país, que acirra tanto ânimo, já causou até mortes e tentativas de homicídio (como no caso do próprio presidente), talvez só chegou onde chegou porque o próprio STF foi muito bonzinho lá atrás com os incitações do ódio e com os apologistas do crime (como no caso do próprio presidente).

País perde

Enquanto isso, segue o Brasil atrasado em relação ao mundo na questão das vacinas, com dificuldade de retomar o crescimento e com capacidade de investimentos quase zero. Enquanto a turma com sangue no olho quer rediscutir a história, o povo paga o preço sofrendo as consequências nefastas.

Movimento

Interessante que a tal da caminhada ou manifestação em frente do paço da vila Operária, que seria em defesa do ministério Público e, contra o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), não é movida por uma entidade ou instituição.

Político

Trata-se, na verdade, de um movimento político. Movimento que vem sendo tocado por lideranças políticas ou políticos que perderam a eleição na urna, no voto, em novembro do ano passado. Querem fazer barulho.

Não precisa

Existe necessidade de fazer um movimento em defesa do ministério Público Eleitoral?  A instituição ministério Público, os promotores, estão trabalhando, realizando suas funções com zelo e o que preceitua a lei. Quem está atacando o MP?

Trabalhar

Então, é mais um movimento político do que qualquer outra coisa. É preciso deixar as instituições trabalharem. O ministério Público zeloso de suas funções e prerrogativas, o poder Judiciário vai analisar o que foi apresentado pelo MP com relação a campanha eleitoral. Se a justiça aceitar,  a ação segue e com direito ao contraditório até o julgamento final. A dona justa é que vai julgar se os acusados cometeram ou não crimes.

Contra...

Outra coisa que acho de uma insensatez é essas manifestações nas ruas contra ou a favor de determinados políticos. Por exemplo, contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele ganhou a eleição nas urnas e, apesar de sua insensatez e governo pífio, tem que passar pelo crivo de uma nova eleição ou falta grave que lhe leve ao impeachment.Não adianta gritar #forabolsonaro antes da eleição...

...ou a favor

Manifestação a favor é pior ainda. Pra quê? O presidente, o governador, o prefeito,  foram candidatos, votados, eleitos, diplomados, empossados e São  regiamente remunerados. Estão na plenitude do mandato. Tem que governar, administrar o munícipio, governo ou o país. Apoiar o que, cara pálida?

Ruas?

Ah tá, tem a força das ruas... Mas o maior movimento tem que ser nas urnas. Sei o quanto se torna difícil, por conta de que vivemos, na sociedade do curte e compartilha. O fake news, a disseminação do ódio são a praxe. Um Fla x Flu medonho de radicalismo entre esquerda e direita. O que precisamos? Nos informar com fontes confiáveis, refletir, discernir. E, não servir de massa de manobra.

Podemos

A posse da executiva estadual do Podemos ocorreu no sábado, em Balneário Camboriú, e foi compartilhada pela plataforma Zoom com lideranças de todo o estado. Camilo Martins, ex-prefeito de Palhoça, é o novo presidente estadual da sigla.

Reunião de lideranças

Com a presença da presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, o encontro reuniu lideranças como os prefeitos de Mafra; Emerson Maas, de Palhoça; Eduardo Freccia, o presidente de honra do partido; Paulinho Bornhausen, e a presidente nacional do Podemos Mulher, Márcia Pinheiro, além do anfitrião do encontro, o prefeito pop star, Fabricio Oliveira, que compõe a nova executiva.

De olho em 2022

Outro dos quatro prefeitos do Podemos no estado, o blumenauense Mário Hildebrandt fez seu pronunciamento on-line. Camilo e Eduardo Freccia chegaram agora ao Podemos, que se fortalece e cresce no estado só de olho em 2022.

Liderança que se fortalece

A gestão do pop star, Fabricio Oliveira, cresce no estado e fora dele. Sob a batuta do pop star, a Dubai Brasileira se reestrutura para a retomada pós pandemia. Com muito trabalho e inovação, Fabricio se destaca no cenário político nacional. É por aí.

Procurador

O vereador Gelson Merisio, ops, Rodrigues (Cidadania), pode ser o novo procurador geral da Dubai Maravilha. Gelson recebeu convite na sexta-feira e deve se manifestar nas primeiras horas da segunda-feira, quando pode ser feito o anúncio oficial, digo, a nomeação.

Num foi dessa vez

Na Dubai, chegou correr a informação de que a ex-vereadora Juliethe Ninja, ops Ninja (Podemos), já estaria voltando para a casa do povo, mas não foi desta vez, porque se Gelson aceitar, o suplente é Joceli Nazari (Cidadania) que também foi vereador na legislatura passada.

Será?

Pra iniciar bem a semana, correu uma fofoca medonha que duas excelências excelentíssimas da Maravilha do Atlântico estariam de molho, digo, em quarentena, pois teriam testado positivo para covid-19. Tem que ver se é vero e tomar providências.

PL na Amfri

O vice-prefeito da Dubai brasileira, o homem sorriso, Carlos Humberto, foi até a Ilha da Magia prestigiar a reunião dos Liberais no finde. Sob a batuta do senador bolsonarista, Jorginho Melo, CH ficou como coordenador do PL na região da Amfri.

Renda Básica

O vereador pedetista da Dubai, Eduardo Zanatta, apresentou proposta de garantir renda mínima para famílias de baixa renda na Dubai. Zanatta disse que o auxílio emergencial do governo Federal injetou na economia R$ 25 milhões só na primeira parcela.

Ajuda ao povão

Preocupado com as famílias mais necessitadas da city, o vereador quer propor que o executivo beneficie cerca de três mil famílias com uma ajuda emergencial, que para Zanatta, além de garantir renda ao povão, ajudará na reconstrução da economia de BC.

Plá com Suplicy

Nesta semana o vereador estará nas redes sociais debatendo o assunto com o ex-senador e atual vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy, que ajudou a implementar programas de renda mínima no Brasil e em outros países.

Pracabá!

Ex-candidato a vereador e motorista de aplicativo da Dubai brasileira, foi preso e depois liberado porque estaria nu em um veículo, quando tentou puxar uma guria menor pra dentro do seu carro. Imagina se um cara desses se elege?

Segurança

A casa do povo da capital do ultraleve aprovou, por unanimidade, o projeto de Reforma Administrativa da prefeita Nilza Simas (PSD). Na proposta consta a criação da secretaria de (In) Segurança de Itapema. Com a efetivação da pasta, deve-se caminhar pra que a cidade tenha uma guarda armada.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Justiça condena ex-presidente a prisão

Charge do Dia

Justiça condena ex-presidente a prisão

Histórias que valem mais que números

Mundo Corporativo

Histórias que valem mais que números

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

Artigos

O pileque e a ressaca institucional brasileira de 30 em 30 anos – e a alma lavada

O dia que ficará na história

Casos e ocasos

O dia que ficará na história

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD

JotaCê

Juliana Pavan brilhou no evento do PSD




Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.