Tá dando o que falar nos bastidores jurídicos da city peixeira o não comparecimento na piramidal casa do povo do presidente da OAB de Itajaí, Renato Felipe de Souza, pra tentar explicar aos amados vereadores sobre o laudo chinfrim de água apresentado à entidade pela turma da chapa do candidato Robison Coelho (PSDB).
Querem a renúncia
Uma grande quantidade de advogados peixeiros tá revoltada com a postura do presidente, acreditando que o melhor pra entidade em Itajaí hoje é a imediata renúncia de Renato e das pessoas mais chegadas a ele, pois conseguiram envolver a imagem da seríssima OAB numa campanha eleitoral. Tem muita gente cabreira e envergonhada com essa situação.
Tinha ligação
Analisando nomes da diretoria da OAB peixeira percebe-se que há inclusive pessoa bem próxima à coligação de Robison. Trata-se da Dra. Ketrin, secretária geral da entidade em Itajaí e esposa de João Bastos Tavares Gama, que era o coordenador jurídico do candidato emplumado Robison. Sua cabeça também estaria sendo pedida por advogados importantes do município.
Falou e não rolou
Dra. Ketrin, por sinal, tinha se pronunciado num famoso grupo de presidentes da OAB, jurando de pés juntos que a entidade tava sendo atacada e que o presidente iria se pronunciar logo depois das eleições, coisa que até agora não rolou. Aliás, não deram nem um pio sobre a ausência de Renato na casa do povo peixeira. Estranho!
Pressão regional
Além do grande número de dotores estarem se mobilizando pra que o presidente Renato renuncie, a crise na OAB peixeira ganhou destaque e pressão regional. Até uma nota oficial da OAB do sul do país foi lançada, sem citar nomes, mas repudiando o uso político da entidade. A situação tá ficando insustentável!
Pegou mal
Pegou muito mal os vereadores, o futebolista Níkolas Reis (Podemos) e o ex-bonzinho Edson Lapa (PSL) saindo em defesa da ausência do presidente Renato na casa do povo pra falar do laudo fajuto da coligação que faziam parte. Qual o problema? Será que tem algo que não pode ser falado? Já dizia o ditado, quem não deve, não teme!
Dois pesos
A estranheza é ainda maior se lembrarmos que um requerimento de edil da oposição convocou o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, pra comparecer à piramidal e o abobrão esteve lá, dando a cara à tapa, falando sobre barragem, salinidade e outras cositas mais. Por que era fundamental o chefão do Semasa comparecer e não é pro chefão da OAB? Dois pesos e duas medidas. Difícil de defender essa postura!
Lá em riba
O prefeito reeleito com quase 20 mil votos, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), tendo colocado a ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), no bolso, tem tudo pra fazer um segundo mandato, bem melhor do que o primeiro. Inclusive, com maioria na casa do povo. O que neste mandato que se encerra, com minoria, custou tempo perdido.
Se perder
O problema do prefeito é que ele pode se perder neste segundo mandato. Precisa se aprofundar e quem sabe até fazer um cursinho sobre Gestão Pública para poder orientar e mandar todo mundo rebolar. Caso contrário, pode sair com um mandato meia boca...
Soco na mesa
Elcio tem tudo pra fazer e acontecer. Mas precisa criar juízo e não se deixar levar pela euforia da vitória. Dar soco na mesa e expurgar os que não contribuíram com a sua administração. Acabaram prejudicando o andamento de ações. Sobre alguns, além de não trampar, ainda pesa situações digamos, periclitantes.
Voltar
O problema do prefeito Elcio é permitir que os atuais titulares de algumas secretarias retornarem às cadeiras a partir de janeiro de 2021. Tem muitos que são incompetentes, descascam as línguas frouxas. Onde estaria a lista do dia 16 de novembro, questionam? A bendita listinha teria todos que não merecem ou não devem estar novamente no comando de determinadas pastas.
Meio Ambiente
Purexemplo, no Meio Ambiente, no atual mandato, os desaforados lascam que a chefona da pasta, Liara Rotta Padilha Schetinger, além de travar uma pá de empreendimentos, ainda gerou uma montoeira de inimigos para o governo do Paço de Pedra. Interessante que, na Obras, o atual secretário Jucelino Kazmierczak, tem feito um excelente trabalho.
Esportes
Na Fundação de Esportes, o titular Altair Kadiz dos Santos, fez o mais do mesmo. Aliás, fez menos, muito menos, além de ter situações periclitantes que podem acabar resvalando no prefeito Elcio. Quem avisa...
Desenvolvimento Econômico
Outra situação é do irmão do vereador Mito, o Mario Bianchet, do Desenvolvimento Econômico. Mário é pior que água de poço, caceteiam as bocas de estopa (arreda, infelizes!). A pasta parece que vive em um eterno congestionamento. Mais parada do que andando...
Educação
Já na secretaria de Educação, a titular, Alecxandra Maria Vitorassi Rosa, segundo uma tchurma de mestres, não merece permanecer no cargo. Parece que a sua rejeição na área educacional é maior do que a distância da terra à lua. Credo!
Ajudou
O empréstimo do Finisa, sem sombra de dúvidas, ajudou e muito o prefeito Elcio que pôde tocar obras esse ano e dar mais visibilidade no seu final de mandato. Contudo, é preciso voltar a ressaltar que o alcaide não manja muito de gestão pública. Grande parte da tropa que tá pendurada, ops, nomeada, também, carece de entendimento.
Riscado
Ou seja, se o prefeito Elcio quer fazer um mandato melhor do que o que está encerrando, não pode mais ficar apostando no que até o momento fez. Tem que nomear quem entende do riscado. No próximo mandato não tem mais o direito de errar. Simples assim.
Deslumbrado
Outra coisa que pode colocar tudo a perder é que Elcio tá pra lá de deslumbrado com a reeleição. Anda todo assanhado pra ser candidato a deputado estadual, em 2022. Se não fizer um mandato supimpa nos dois próximos anos, pode guardar a viola no saco, porque seu capital eleitoral pode simplesmente evaporar.
Favorável
O prefeito eleito de outro lado da vala, Liba Top, ops, Fronza (DEM), se colocou favorável à pactuação articulada pela Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam) para aquisição da vacina Coronavac, do laboratório Sinovac, após a aprovação pela agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Necessário
Liba explica que ainda é necessário aguardar a definição sobre um planejamento para aquisição e para a logística da própria vacinação, mas de qualquer maneira, o acordo da Fecam vai possibilitar aos municípios a redução dos valores de aquisição da vacina.
Papel importante
Com isso as prefas terão importante papel de colaboração com o governo Estadual e o Federal fazendo a vacina chegar mais rápido em suas localidades, ampliando o acesso da população.
Conhecimento
De qualquer maneira, a equipe de transição do governo Liba e Wancarlos ainda está tomando conhecimento do orçamento para a Saúde em 2021, em especial o orçamento específico para o enfrentamento da covid-19 em Navega-City para que possa se posicionar de maneira definitiva e mais detalhada.
Será que será?
Ao ler a coluna deste articulista abelhudo, logo cedo, Pai Atanásio já saiu atucanado com a informação que o STF barrou a releição na Câmara e no Senado e a mesma medida poderia ser interpretada para os legislativos desse nosso Brazilsão afora.
Num pode
O todo poderoso Omar Tomalih (Podemos) não poderia mais ser candidato e neste caso, a disputa polarizaria entre o Marcos Kurtz e Gelson Merisio, ops, Rodrigues (ambos Podemos), este último, mais fiel ao prefeito, digo, ao governo da Dubai brasileira. Mas existe uma forte sinalização dos altos da Dinamarca pró Marquinhos.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.