Artigos
Por Artigos -
O ministro Sarney
O ministro dos esportes Orlando Silva está pensando agora que ele é o Sarney da vida, onde sofre denúncias e permanece no cargo. Realmente largar o osso não parece ser tão fácil assim, principalmente quando o osso é a chave do novo Brasil. Isso mesmo, o novo governo vê o país só com os olhos da Copa. E quando a Copa for embora? Vamos voltar aos programas sociais viciantes? Vamos ouvir a palavra PAC? O valor de 40,4 bilhões previstos de investimento em 2011 do PAC, apenas 4,07 bilhões foram efetivamente liberados. O PAC pode chegar o fim do ano com investimento de 14%. Tudo porque não é ano eleitoral. Isso sim é uma política vergonhosa. Eu realmente tenho medo da Copa. Pelo fato que o dinheiro das obras vai sair do setor público e os lucros vão para o setor privado. Onde todos contribuintes vão pagar e só alguns assistir o evento nos estádios.
Ao anunciar a Copa do Mundo no Brasil qualquer pessoa previa que haveria desvio de dinheiro, enquanto o ministro dos Esportes pensa que suas denúncias provêm da emissora Globo, na tentativa de ofuscar os jogos Pan-americanos em Guadalajara. Ou ainda que a Globo estivesse mordida com a liberação dos direitos de imagens a todas as emissoras de televisão para filmar dentro dos estádios, o qual foi liberado pelo governo. Mas esse bate-boca de João Dias e Orlando Silva em outra década seria tema de programa de auditório. Só falta pedir o DNA para saber quem é o pai.
Por outro lado, quem vem queimando o filme é o presidente Lula. Afinal, o senhor Orlando é mais um da herança maldita. Embora que numa ligação para o ministro o Lula falou: resista no cargo! Se cada ministro do ex-presidente Lula for caindo quem nem peça de dominó, com que cara ele vai encarar as eleições de 2014? Essa talvez eu possa responder: com a mesma, dizendo que nada sabia e nada aconteceu. No fundo, a América Latina vem caminhando para sair da democracia. A democracia parece ser uma teoria europeia que não cola aqui. Fundamento o meu medo quando acompanho caso como o da Kirchner, que mal venceu a reeleição e já fala no terceiro mandato. Terceiro mandato que é a causa da dor no peito do presidente Lula. Porém ele continua mandando sem usar a faixa sobre o peito.
Depreendo sem saber depreender. Pois os exemplos a serem seguidos é o processo do Sarney, o qual nem lembramos mais, mas que o final foi: fica como tudo está. Agora qualquer ministro vira para uma câmera e fala grosso, sobretudo falando que não vai sair. O PCdoB se vê como coitadinho. Porque é o único partido comunista. Sinceramente, não tem nada a ver com ideologia. Hoje a opinião pública mal sabe o significado das siglas partidárias, dirá ainda suas ideologias. Por fim, pode ser o de mais direita ou esquerda, a corrupção surge e os ministros Sarney aparecem e nós assistimos os estádios serem montados.
*Graduado em Filosofia pela UNIFEBE/Brusque e Mestrando em Ciências Políticas-UFSCar/São Carlos-SP