Artigos
Por Artigos -
A cumplicidade do silêncio passivo
A análise do projeto de instalação de estaleiro da OSX, na região metropolitana de Florianópolis, indica a possibilidade de ocorrerem o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, danos à natureza e à biodiversidade e a inexistência de reais garantias quanto à manutenção dos atuais padrões ambientais das áreas afetadas.
Qualquer discussão sobre o futuro da região abordará as temáticas crescimento urbano desordenado, poluição e degradação ambiental. Chama atenção o esquecimento de que esse empreendimento poderá provocar o agravamento da incipiente infraestrutura local, o incremento do adensamento populacional e as peculiaridades relativas ao aumento da criminalidade, da violência e da favelização, a poluição da baia norte e prejuízos à maricultura, pesca, fauna, flora e turismo, o risco de erosão de diversas praias e a redução da qualidade de vida da população.
Nesta realidade que não pode ser tratada com paixões ou parcialidade, mas sempre com racionalidade e visão prospectiva, é oportuno relembrar que os maiores desastres naturais são oriundos do desrespeito e dos abusos da sociedade em relação à natureza.
Assim, importante recordar Bertolt Brecht - a cumplicidade do silêncio passivo - ... levaram alguns operários, não me importei com isso. Eu não era um operário... agarraram uns desempregados, como tenho o meu emprego, não me importei. Agora estão a levar-me, mas já é tarde. Como eu não me importei com ninguém, ninguém se importa comigo.
Consequentemente, espera-se que as nossas autoridades, municipais, estaduais e federais, compreendendo o papel decisivo que exercem em relação ao porvir da sociedade a qual servem, conhecendo em profundidade todas as facetas do projeto em pauta e quais são os limites entre a moral da responsabilidade e o utilitarismo da conveniência, saberão o quanto será prejudicial a instalação do estaleiro na região metropolitana, pela imensa amplitude dos danos e irreversíveis prejuízos que serão causados, conduzindo-o para outro local no estado de Santa Catarina. Por que se espera isto? Por se acreditar que nossas autoridades se importam com o nosso futuro ... pois o futuro pertence a todos nós.
Emir Benedetti
General da reserva do Exército. Morador da praia Daniela, em Florianópolis