Artigos
Por Artigos -
Notas da conjuntura
O prefeito Fernando Haddad (PT), com dinheiro da prefeitura, bancou parte do sexto encontro Nacional de Bloguistas e Ativistas Digitais, em São Paulo. Os participantes se intitulam blogueiros progressistas. Trata de uma mal disfarçada reunião petista, para defender Haddad, Lula, Dilma e outros menos votados, e para atacar os adversários. Tanto é assim que foi Lula quem abriu o encontro. Para variar, ele desancou a mídia, que segundo ele está à serviço das elites e coisa e tal.
Não há nada contra o fato de que blogueiros identificados em uma causa, inclusive partidária, se encontrem para articular planos e estratégias comuns. Mas por que a maioria do povo paulistano que não é do partido, tem de dar uma contribuição não voluntária, indireta, para as fartas cornucópias do PT? Só em abril, o PT recebeu R$ 25 milhões de fundo Partidário, diretamente do Tesouro. Os demais partidos receberam outra fortuna. Já não é bastante para quem é não do PT, do PSDB, do PDMB, ou de partido algum, ver parte do valor que paga de impostos direcionada para a farra partidária?
A farra do Fundo Partidário (II)
Veja, caro leitor, o que os partidos fazem com o seu rico dinheirinho da farra, digo, do fundo Partidário. A defesa dos réus do mensalão do PR (Valdemar da Costa Neto e Bispo Rodrigues) foi paga com recursos do fundo. Disso, os próprios dirigentes do PR não fazem segredo.
No PT e o PT sempre faz melhor a situação é mais, digamos, sofisticada. Nos casos de improbidade administrativa em que é réu o ex-deputado José Genoíno, e dos rolos em que está metida Rosemary Noronha, a amiga de Lula que era chefe do escritório da presidência da República em São Paulo, os advogados são contratados do PT.
Os nobres causídicos, perguntados sobre o assunto, deram uma explicação que fazem tudo parecer uma brincadeira de roda: os contratos que eles mantêm com o PT são de prestação de serviços jurídicos ao partido. Já a assistência que prestam a Genoíno e Rosemary é um brinde, um mimo que eles não cobram. Esses advogados, além de ser bons estão entre os mais renomados e caros do país são brasileiros bonzinhos, muito bonzinhos.
Pausa
As manifestações da semana passada, contra a copa, foram um fiasco. Não mobilizaram nem 10% das multidões de junho de 2013. Bem, finalmente estamos entrando no clima da copa, que exige de nós um comportamento padrão Fifa. Pode ser, também, que os apelos do ministro Gilberto Carvalho (PT) aos movimentos sociais, em favor de uma trégua, tenham funcionado. Ou os manifestantes de ontem se afastaram das ruas depois que o movimento degenerou em violência e depredação de bens públicos e privados.
Tenho para mim que a indignação que surpreendeu a todos, naqueles dias de junho, ressurgirá, mas de forma mais silenciosa e eficaz, nas urnas de outubro.
Babaquice
Se os brasileiros gostam de andar a pé, como dita cátedra o professor honoris-causa Luiz Inácio Lula da Silva, por que, então, falar e gastar tanto em mobilidade urbana?