Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Nada de gols
Foram assim os confrontos das categorias de base do Marinheiro no último sábado, diante do Metropolitano, em Blumenau. Tanto o juvenil (sub-17), quanto o juniores (sub-20), ficam no 0 a 0 contra os rivais do Vale. Ambos resultados podem ser considerados positivos para o Marcílio Dias, que ainda vem enfrentando dificuldades para colocar a base nos eixos. Aos poucos os problemas de alojamento, campo para treinar, preparação física e documentação de atletas estão se resolvendo, o que dá maior tranquilidade para o grupo e, principalmente, para os treinadores desenvolverem um bom trabalho.
Comunicação
Quando os jornalistas Anderson Davi e Flavio Roberto, que tocavam a assessoria de comunicação do clube, foram desligados do Marinheiro ao fim do Campeonato Catarinense, tanto a imprensa quanto torcedores criticaram a atitude tomada pelo presidente José Carlos dos Santos. O que ninguém imaginava é que o setor fosse se tornar motivo de chacota e reclamações em tão pouco tempo após a saída da dupla. Com o novo assessor sem qualquer formação em comunicação, erros e falhas grotescas apareceram.
Proficional
Dias após a estreia no Campeonato Catarinense das categorias de base, algumas fotos foram postadas no Facebook oficial do clube com a legenda de que a competição era não proficional. O erro na escrita da palavra profissional logo foi notado e se espalhou pelo Estado. Após várias piadas e críticas, a palavra foi corrigida. Além disso, notícias com pouquíssimo conteúdo e mais erros de português também chamaram a atenção nas últimas semanas. Agora o torcedor reclama que nem o site, nem o Facebook, estão atualizados. Uma pena ver um trabalho que era elogiado cair por terra em semanas.
Brasileirão
Finalmente, depois de três meses de campeonatos estaduais que só tiveram bons jogos na reta final, começou o Campeonato Brasileiro das Sérias A e B. Entre os clubes catarinenses, destaque para o Criciúma. O time do Sul se reformulou após um estadual pífio e estreou ganhando fora de casa contra o Mogi Mirim. A Chapecoense também conquistou uma vitória importante diante do Coritiba, em um confronto direto na luta contra o rebaixamento.
Ponto negativo
Perder para o Sport no Recife é um resultado normal. Mas o Figueirense vacilou ao escalar vários atletas considerados reservas na sua estreia no Campeonato Brasileiro. Acabou goleado por 4 a 1. Um confronto de equipes que devem brigar na parte de baixo da tabela, cada ponto é precioso.