Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Evento de sucesso
No último sábado prestigiei mais um belo trabalho da Comissão de Torcedores do Marcílio Dias. O lançamento da camisa retrô de 2000 foi prestigiado por muitos marcilistas, que puderam comprar a camisa e levá-la autografada pelos ídolos Lelo e Gelson, convidados especiais da ação que aconteceu na loja oficial. Momentos emocionantes de resgate da história e da tradição do Marcílio Dias, que fazem falta aos torcedores.
Ausência
Nenhum membro da diretoria executiva do clube apareceu ao evento, o que demonstra um certo descaso pelo Marcílio Dias e suas tradições. Acima de qualquer desavença política interna, a instituição Marcílio Dias tem que ser maior que qualquer um.
Base terceirizada
Uma postagem no Facebook fez surgir rumores de mais uma terceirização das categorias de base do Marcílio Dias. Tiago Pires, que se intitula treinador em uma escolinha de futebol chamada Escola de Futebol Seleção Brasileira de Master (um nome, digamos, estranho), convoca jogadores a partir de 14 anos da cidade de Carazinho, interior do Rio Grande do Sul, a realizar peneira para fazer parte da base do Marcílio Dias. A seletiva acontece no dia 19 de outubro na cidade gaúcha e contempla atletas até 23 anos. A promessa é que os selecionados serão levados a Itajaí, e aqui se instalarão nas dependências do clube.
Incoerência
Até considero interessante o Marcílio Dias realizar peneiras em outras cidades. Porém, existem diversos pontos divergentes nessa história. O principal deles é o discurso de que a base não seria terceirizada. O segundo é que se não deram condições de trabalho para atletas da cidade durante o Campeonato Catarinense, vão dar agora para quem vier de fora? Vale lembrar que atletas de qualidade foram dispensados por falta de dinheiro.
Desrespeito
Até o momento o treinador e o auxiliar técnico do sub-20, Mauro Ferreira e Sérgio Motta, não foram dispensados e já tem gente trabalhando no lugar deles. Ambos foram surpreendidos com a postagem desse treinador gaúcho nas redes sociais, pois receberam a promessa de continuidade no Marinheiro.
Uso de imagem
A postagem de Tiago Nunes ainda abre outro precedente. A arte de divulgação da peneira foi feita no começo do ano pela antiga assessoria de comunicação. Na arte está a imagem do ex-atleta do clube Valério Vieira com a camisa rubro-anil. O jogador não possui mais contrato com o Marcílio Dias e a utilização de sua foto deveria ser autorizada, o que duvido que aconteça. O atleta pode, se achar necessário, processar o clube e exigir seus direitos de imagem. A falta de profissionalismo continua sendo a tônica dessa diretoria executiva.