Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Jasc
Jasc
Fiquei impressionado com o respeito com que as outras cidades têm com Itajaí. Desde o dia em que cheguei a Joaçaba para cobrir os Jogos Abertos, ouvi apenas elogios pela qualidade de nossos atletas e o trabalho desenvolvido pela cidade. Mais do que resultados dentro de quadras e praças esportivas, Itajaí tem vencido também os Jogos no quesito organização da delegação, com um refeitório de primeira linha, alojamento no centro da cidade e ótimas condições para os seus competidores. Ainda voltando para casa, escrevo na próxima semana mais sobre a grande experiência que tive durante esta edição dos Jasc.
Barroso de volta
A notícia que tomou conta dos bastidores esportivos de Itajaí diz respeito a possível volta do Barroso a atividade profissional no futebol catarinense. E é verdade! Com o Litoral confirmado na Série B do Campeonato Estadual do próximo ano (devido à desistência do Atlético de Ibirama do futebol profissional por um ano), o clube pode passar a vestir a camisa e as cores do Barroso em 2016. Um acordo para usar e reformar as dependências do estádio Camilo Mussi já está praticamente firmado, sendo aprovado inclusive no Conselho Deliberativo do tradicional clube da cidade.
Parceria com a R9, do Ronaldo Fenômeno
Outra informação confirmada é que o Litoral terá uma parceria com a franquia de formação de atletas do Ronaldo Fenômeno, a R9 Academy. Com isso, as categorias de base do Litoral passariam a seguir os padrões da R9, o que traria também o investimento da empresa para Itajaí. Com Santa Catarina em grande ascensão no cenário do futebol brasileiro, o Estado passou a ser alvo de projetos como este, que visam à formação de atletas e uma boa vitrine para as suas revelações.
Estrutura
O projeto do Litoral em parceria com o Barroso visa à criação de quatro campos de grama sintética. Eles seriam divididos para jogos oficiais, treinamentos do profissional e da base e uso dos sócios, nos campeonatos realizados anualmente pela administração do clube.
Quem ganha com isso
Todo mundo. A cidade teria mais uma opção esportiva para representá-la em nível estadual e até nacional, e os jovens uma grande oportunidade de construir uma carreira profissional pela frente, já que atualmente o Marcílio Dias fecha as portas da base para fazer teste com jogador de até 30 anos. Se o projeto vingar, são grandes as chances de Itajaí ter duas equipes na elite do futebol catarinense nos próximos anos.
E o Marcílio Dias?
O Marinheiro também se beneficia caso o Barroso retorne às atividades. Foi na época do Barroso entre as décadas de 40 e 70 - que o Marcílio Dias viveu suas maiores glórias. Toda rivalidade esportiva é bem vinda.